Este mês de outubro marca uma data de destaque para um dos veículos leves mais importante do mercado brasileiro. Há 25 anos, no dia 24 de outubro de 1998, surgiu a Fiat Strada, uma picape compacta que tem lugar cativo na história do carro no Brasil. De comercial leve mais vendido, passou a ser o automóvel mais vendido do país desde 2021.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Ela surgiu no final dos anos 1990 como uma picapa derivada do Fiat Palio, projetada para substituir a Fiorino Pick-up, derivada do Uno. Maior e mais moderna, a Fiat Strada foi lançada apenas com cabine simples nas versões Working, Trekking e LX. Aliás, a versão de trabalho, a “Working”ficou com essa alcunha durante vários anos.
O produto teve várias inovações nestes 25 anos. Por exemplo, foi a primeira picape compacta com cabine estendida no Brasil, versão lançada em 1999. Em 2009, a Fiat surpreende ao lançar a versão cabine dupla. Em 2013, a picape passou a contar com a inusitada terceira porta, proporcionando maior comodidade de acesso à cabine.
Em 2020, chegou a nova geração com destaque para a cabine dupla com quatro portas, mais uma inovação no currículo. Com tal atributo, passo a ser, desde 2021, o carro mais vendido no Brasil. Ao longo desse quarto de século, foram mais de 2 milhões de unidades vendidas. De janeiro a setembro de 2023, foram 86 mil emplacamentos no Brasil. Aliás, o produto também é exportado para países como Uruguai, Paraguai e Argentina.
“A Strada é um verdadeiro case de sucesso tanto na indústria automotiva nacional quanto para a Fiat. Vale relembrar que a Nova Fiat Strada lançada em 2020 elevou o modelo a outro patamar, permitindo um volume de vendas duas vezes maior que a geração anterior em relação e conquistando clientes do segmento de veículos de passageiros”, comemora Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
E desde agosto de 2023, a Fiat Strada 2024 passa contar com motor 1.0 Turbo, outra solução inédita na categoria. Nas versões Ultra e Ranch, o produto tem motor T200 Flex, com 130 cv (com etanol) e 125 cv (com gasolina), além de um torque de 200 Nm. O câmbio é do tipo CVT, outra inovação no segmento.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv).
1999: Chega à versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.
2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez em sua categoria.
2001: É lançada a série especial MTV.
2002: Chega a primeira reestilização, a versão Adventure e o motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.
2004: Vez da segunda reestilização. A Strada recebeu novo interior, nova carroceria e novos conteúdos.
2006: É lançada a série especial Try on Adventure.
2007: Chega a série Original Adventure.
2008: Ano da terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.
2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil.
2010: Motor Etorq 1.8 16v chega para substituir o 1.8 8v.
2011: Câmbio automatizado Dualogic passa a equipar a versão Adventure Cabine Dupla.
2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões.
2013: Lançamento da série especial Mangalarga Marchador e reestilização da parte traseira (novas lanternas e caçamba mais alta), além de inovar outra vez com a terceira porta na cabine dupla.
2014: Linha 2015 traz pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.
2014: Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
2015: Série Adventure Extreme chega com central multimídia.
2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).
2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.
2020: Lançamento da nova geração da Fiat Strada, que ficou mais robusta, tecnológica e moderna.
2021: Strada ganha câmbio do tipo CVT e se torna a primeira com transmissão automática de sua categoria no país.
2023: Strada se torna a primeira picape B-picape turbo flex no mundo e é lançada a versão Ultra.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…