Médio e empresário paraibano, Carlos Alberto de Oliveira Andrade fundou o Grupo Caoa, que representava as marcas Hyundai, Caoa Chery e Subaru no Brasil, além de histórico com Ford e Renault
Faleceu neste sábado (14) o empresário e médico brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa. O executivo tinha 77 anos e foi um dos grandes nomes da indústria automobilística no Brasil, representante das marcas Hyundai, Caoa Chery e Subaru.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A informação foi confirmada em nota da diretoria do Grupo Caoa: “É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso fundador e presidente do conselho, Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje. Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos”, afirmou a diretoria do grupo Caoa em nota.
O empresário tinha 77 anos e morreu em decorrência de um câncer. “Dr. Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a indústria automobilística brasileira”, diz a Caoa.
LEIA TAMBÉM:
Hyundai lamenta morte do fundador do Grupo Caoa
Caoa vence ação contra a Hyundai e vai trazer novos importados para o Brasil
Chery aposta em crescimento de 30% nas concessionárias em 2021
Caoa Chery Tiggo 8 supera 7 mil unidades fabricadas no Brasil
Assista ao depoimento de Carlos Alberto de Oliveira Andrade:
Carlos Alberto era formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, quando comprou um Ford Landau em 1979, numa concessionária da marca em Campina Grande (PB). A empresa quebrou logo em seguida e ele resolveu comprar a concessionária e batizou a empresa de Caoa, usando as iniciais do seu nome.
Bom negociador, fez a empresa crescer e atraia clientes de outros estados até Campina Grande. Logo a Ford do Brasil ofereceu um concessionária na capital Recife e depois, também em São Paulo. O Grupo Caoa tornou-se a maior revenda da Ford nos anos 1980.
Nos anos 1990, com a abertura do mercado brasileiro, Carlos Alberto passou a importar e revender carros da Renault. Depois , passou também a representar a japonesa Subaru e a coreana Hyundai.
Em 2007 deu o grande passo quando passou a também produzir no Brasil. O Grupo Caoa montou uma fábrica em Anápolis (GO) e passou a produzir o Hyundai Tucson, além de caminhões leves. Em 2017, outro grande salto, passou a assumir o controle da Chery no Brasil, que virou Caoa Chery.
Confira a história do Grupo Caoa:
É com profundo pesar que informamos o falecimento de nosso fundador e presidente do conselho, Dr Carlos Alberto de Oliveira Andrade, na manhã de hoje. Dr Carlos estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos.
A empresa, de acordo com o plano de sucessão e governança, continua a ser gerida por seus atuais executivos, que lamentam o falecimento de seu fundador e se solidarizam com a família neste momento. Dr Carlos foi médico e um empreendedor magistral, tendo atraído importantes marcas para o portfólio da Caoa, como a Ford, a Hyundai, a Caoa Chery e a Subaru, tendo se tornado um ícone para a Indústria Automobilística Brasileira.
O velório será hoje no Cemitério do Morumbi a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…