‘Grande montadora’ pode licenciar software de direção autônoma da Tesla, diz Elon Musk

0

Full Self Driving (FSD) da Tesla é oficialmente um sistema avançado de assistência ao motorista, mas na prática atua como direção autônoma

O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que uma “grande montadora” está interessada em licenciar o software e hardware que a fabricante de veículos elétricos está desenvolvendo para direção autônoma. Ele não divulgou o nome da montadora.

Musk comparou o interesse no software Full Self Driving (FSD) da Tesla, juntamente com seu hardware baseado em câmeras, aos acordos feitos com outras montadoras para usar sua rede de carregamento rápido.

Montadoras como Ford e GM têm seus próprios recursos avançados de assistência ao motorista. Alguns são mais bem avaliados por especialistas do setor do que o FSD da Tesla e permitem a condução sem as mãos, o que a Tesla não permite. No entanto, nenhum deles é autônomo.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

“Já estamos em discussões iniciais com uma grande montadora sobre o uso do Tesla FSD”, disse Musk na quarta-feira, durante reunião dos resultados do segundo trimestre da montadora. “Não estamos tentando manter isso só para nós mesmos. Estamos mais do que felizes em licenciá-lo para outros.”

O software FSD e o hardware da Tesla não tornam seus veículos autônomos e são classificados como um recurso avançado de assistência ao motorista, semelhante aos oferecidos por outras montadoras, que requerem que um motorista humano esteja no controle o tempo todo.

Musk disse na chamada de ganhos que, embora tenha sido criticado por prever ano após ano que o FSD estava próximo da capacidade autônoma, ele está repetindo a previsão novamente. Musk afirmou que o FSD deverá ser capaz de dirigir autonomamente com a mesma segurança que um motorista humano até o final deste ano.

Compartilhamento de carregadores

Nas últimas semanas, a Tesla fechou acordos com várias montadoras para abrir sua rede de carregamento rápido Supercharger para veículos não-Tesla e permitir que eles usem o conector de carregamento da Tesla em seus veículos gratuitamente. A Tesla chama seu conector de Padrão de Carregamento da América do Norte (NACS). Os veículos não-Tesla atualmente agora um conector diferente.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Montadoras que planejam usar a rede Supercharger a partir do próximo ano e adotar o conector NACS em seus veículos incluem Ford, General Motors, Rivian e, mais recentemente, Nissan.

Musk sugeriu que, assim como o NACS, as montadoras eventualmente poderiam usar o FSD. A diferença, segundo Musk, é que a Tesla não está cobrando pelo uso do conector NACS, pois ele é um padrão aberto sem taxas de licenciamento.

Lucros Sacrificados

Musk também afirmou durante a chamada de ganhos que a Tesla continua disposta a sacrificar lucros para o crescimento do volume. As futuras vendas de software FSD para proprietários da Tesla eventualmente tornarão a empresa muito mais lucrativa do que é hoje, acrescentou. (Fonte: Redação e Automotive Business)