A greve de ônibus deflagrada à 0h desta segunda-feira (16) foi suspensa logo audiência de conciliação. Por conta da ação, as estações São Gabriel e Barreiro chegaram a ser completamente fechadas . A categoria recebeu proposta de aumento de 8,2% dos empresários.
A Audiência foi promovida pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG) entre representantes de empregadores e empregados do setor de transporte coletivo urbano de Belo Horizonte. A audiência teve início às 10 horas e foi encerrada cerca de 2 horas depois com uma proposta de acordo que será submetida à categoria profissional e assembleia.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
A audiência foi presidida pela procuradora do Trabalho Maria Helena da Silva Guthier e contou com a participação de representante dos sindicatos dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte de Passageiros Urbano, Semi-Urbano, Metropolitano, Rodoviário, Intermunicipal, Interestadual, Internacional, Fretamento, Turismo e Escolar de BH e Região Metropolitana (STTRBH) e das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo (SETRABH). O Presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo da Grande BH (AUCT) participou como ouvinte.
A proposta que o STTRBH vai submeter à categoria profissional em assembleia inclui “pagamento até o 5º dia útil de abril do reajuste de 8,2% sobre os salários de setembro de 2022 e dos retroativos à data base de 1º de outubro de 2022, bem como de incidência do ticket nas férias a partir de 1º de janeiro de 2023, em simetria ao reajuste da CCT já previsto ao sistema metropolitano”.
Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento
“O SETRA levará à assembleia contraproposta do STTRBH de pagamento até o 5º dia útil de fevereiro e a proposta da Procuradora oficiante de adiantamento de parte dos valores devidos em fevereiro”, são as previsões registradas na ata da audiência. A proposta será submetida aos trabalhadores nos dias 17 e 18. Nova audiência ficou agendada para o dia 19 de janeiro, às 14 horas.
A procuradora do Trabalho Maria Helena Guthier pediu a categoria profissional que avalie a possibilidade de suspender o movimento grevista enquanto as negociações estão em andamento. Caso os trabalhadores rejeitem a proposta,uma nova greve pode ser convocada.
Nesse caso, o assunto poderá ser decidido na Justiça do Trabalho, através de dissídio coletivo. (Fonte: Redação e MPT)
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…