Notícias

GWM terá veículos a hidrogênio no Brasil em acordo com SP

Marca chinesa planeja criar submarca de veículos a hidrogênio. Acordo com governo de SP incentiva uso de energia verde

Haval Jolion: SUV é um dos produtos que a GWM pretende lançar no Brasil, além de desenvolver novas tecnologias

Governo de São Paulo e Great Wall Motor Brasil (GWM) firmaram um acordo para desenvolvimento de projetos voltados à introdução de veículos a hidrogênio. O compromisso foi estabelecido em visita do governador Tarcísio de Freitas à planta da GWM em Iracemápolis (SP).

Com capacidade produtiva de 100 mil veículos por ano e previsão de iniciar a fabricação dos novos modelos em 2024, a nova fábrica em Iracemápolis será o maior polo de produção de veículos híbridos e elétricos da GWM no hemisfério ocidental. Além disso, a fábrica irá gerar 2 mil novos empregos diretos até 2025.

A parceria entre o Governo de São Paulo e a GWM é estratégica para ampliar a produção e uso de veículos e equipamentos à base de energia verde no Brasil. A companhia está investindo mais de R$ 10 bilhões para transformar a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis em um polo de veículos híbridos e elétricos para toda a América Latina.

Governador Tarcísio de Freitas, em Visita ao novo Complexo Automotivo da GWM (foto:Gilberto Marques / Governo do Estado de SP)

O acordo prevê a implantação de uma rota logística para veículos a hidrogênio e a identificação de parceiros para geração e fornecimento do combustível verde a partir de fontes renováveis, como o etanol. Além disso, o Governo de São Paulo irá engajar as universidades estaduais na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de descarbonização das cadeias de transportes.

Para o governador Tarcísio de Freitas, “São Paulo quer ser líder no processo de transição energética. Temos um grande potencial do estado no etanol, que é a ponte para termos veículos movidos a partir de hidrogênio e que vão ser muito viáveis na questão de carga. Será uma revolução no transporte brasileiro, a tecnologia está aí e, com uma dose de incentivo, vamos ter usinas de etanol produzindo também o hidrogênio verde. Vamos fechando as pontas da economia circular e, no final, proporcionando essa grande revolução energética. Todo o Brasil vai ganhar muito com isso”.

GWM e energia verde

O acordo com a filial brasileira vai de encontro com os planos da matriz. A GWM está planejando introduzir uma linha de veículos elétricos a células de combustível de hidrogênio (FCEVs). De acordo com a agência de notícias chinesa CLS, a fabricante de automóveis lançará esses FCEVs sob uma nova marca, que será posicionada como uma marca de alto padrão.

Fontes afirmam que a Great Wall Motor concluiu o planejamento de produtos para os novos FCEVs, mas o lançamento da marca, originalmente previsto para o segundo trimestre deste ano, foi adiado para o final do ano devido aos efeitos contínuos da pandemia COVID-19.

A introdução desse empreendimento fará com que a Great Wall Motor se junte a um grupo já cheio de sub-marcas. A empresa matriz GWM inclui a GWM Ute, Haval (SUVs convencionais), Ora (veículos elétricos), Tank (4x4s mais robustos) e produtos mais sofisticados da marca Wey.

A célula de combustível de hidrogênio é uma tecnologia inovadora que está sendo cada vez mais adotada pelas fabricantes de automóveis, que procuram opções mais sustentáveis de mobilidade. Os veículos movidos a hidrogênio produzem apenas água como resíduo, o que os torna muito mais limpos do que os veículos movidos a gasolina ou diesel. Além disso, a célula de combustível permite que esses veículos tenham uma autonomia mais longa e tempo de reabastecimento mais curto do que os veículos elétricos comuns.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses