Notícias

Honda ZR-V 2024: SUV deve flopar com motor bobão e preço caro

SUV médio não é híbrido nem turbo e custa mais caro que rivais. Novo Honda ZR-V 2024 tem como ponto forte o design e conforto

Honda ZR-V 2024: SUV médio chega com receita antiga

O novo SUV Honda chega ao mercado: ZR-V 2024, sua mais recente aposta no concorrido mercado de SUVs no Brasil. Posicionando-se entre os modelos HR-V e CR-V, esse veículo de categoria média combina elementos de sedã com a robustez típica dos utilitários esportivos. Contudo, o preço sugerido de R$ 214.500 pode ser um problema para ter boas vendas. E olhas que a Honda projeta até 1.000 unidades por mês!

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Vendido somente na versão topo de linha Touring, o novo Honda ZR-V 2024 é importado do México. Nos Estados Unidos é vendido como um HR-V, um SUV compacto para os padrões de lá. Por aqui é um médio, rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Ford Territory, Volkswagen Taos, BYD Song Plus e GWM Haval H6.

Design e Estilo

Baseado na plataforma global do Civic, o ZR-V 2024 se destaca pelo seu design, que equilibra elementos conservadores com um toque de agressividade. Sua silhueta imponente e linha de cintura horizontal baixa contribuem para um visual atraente, herança dos seus irmãos, o HR-V e o CR-V. É importante ressaltar que o ZR-V chega ao mercado com um motor 2.0 aspirado a gasolina, sem a opção de um conjunto turbo ou híbrido.

Elementos em preto brilhante na grade frontal, laterais e para-choques dianteiro e traseiro, juntamente com rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e pintura cinza, reforçam a estética esportiva do modelo. Importado do México e conhecido nos Estados Unidos como HR-V, o ZR-V busca se destacar com seu design e presença.

1 / 31

Interior é ponto alto

No interior, a Honda aposta em um novo design que prioriza o conforto e a sofisticação. Os materiais macios ao toque oferecem um ambiente luxuoso, e o console central curvilíneo abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio. O volante multifuncional, revestido em couro, oferece controles intuitivos para áudio, telefone e configurações do veículo.

O banco do motorista, com ajuste elétrico, pode ser revestido em couro preto ou cinza, dependendo da escolha da cor da carroceria. O veículo apresenta um cluster digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 9 polegadas.

Mecânica tem receita antiga

Sob o capô, o ZR-V 2024 é equipado com um motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que oferece 161 cv de potência a 6.500 rpm e um torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm. Sua eficiência em termos de consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio automático do tipo CVT oferece a opção de trocas de marchas simuladas é a ‘cereja’ do bolo

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

É importante observar que o ZR-V chega com um conjunto mecânico inferior ao do HR-V Touring, que apresenta um motor 1.5 Turbo de 177 cv. Isso sem falar do Toyota Corolla Cross flex e do Jeep Compass flex ou turbodiesel. Também apresenta conjunto inferior aos híbridos BYD Song Plus e GWM Haval H6 HEV. Ganha do Corolla Cross híbrido, mas obviamente leva um banho em consumo e tecnologia.

No entanto, o veículo compensa essa limitação com a inclusão do pacote Honda SENSING, que oferece tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, mitigação de colisão, permanência de faixa e frenagem autônoma de emergência.

Dimensões, Capacidade e Cores

O ZR-V 2024 possui comprimento de 4.568 mm, largura de 1.840 mm e altura de 1.611 mm. A distância entre-eixos é de 2.655 mm, e a altura livre do solo é de 178 mm, tornando-o adequado para uma variedade de terrenos, apesar de ser apenas tração dianteira

O porta-malas oferece um espaço de 389 litros, um volume consideravelmente menor do que a média da categoria. O tanque de combustível tem capacidade para 53 litros. Além disso, o veículo possui uma capacidade de carga de 464 kg e um peso em ordem de marcha de 1.446 kg.

ZR-V 2024: cores e quando chega

O Honda ZR-V 2024 estará disponível em sete opções de cores, incluindo três novas adições: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina, além das cores já conhecidas. O preço público sugerido para o ZR-V é de R$ 214.500, com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

O lançamento oficial na rede de concessionárias da marca está programado para o próximo 31 de outubro.

FICHA TÉCNICA

EspecificaçõesValores
Motor1.996 cm³
Taxa de Compressão10,8:1
Diâmetro x Curso (mm)86,0 x 85,9
Potência (Gasolina)161 cv @ 6.500 rpm
Torque (Gasolina)19,1 kgfm @ 4.200 rpm
TransmissãoAutomática do tipo CVT
DireçãoAssistência elétrica progressiva (EPS)
TraçãoDianteira
Suspensão DianteiraMacPherson
Suspensão TraseiraMulti-Link
RodasLiga leve – aro 17”
Pneus215/60R17 96H
Estepe TemporárioT135/90D17 104M
Dimensões
Comprimento (mm)4.568
Largura (mm)1.840
Altura (mm)1.611
Distância entre-eixos (mm)2.655
Altura livre do solo (mm)178
Ângulos de Entrada / Saída16,4° / 20,2°
Peso e Capacidade
Peso em Ordem de Marcha (kg)1.446
Capacidade de Carga (kg)464
Espaço Interno
Volume Porta-Malas (litros)389 a 1.306
Combustível
Tanque de Combustível (litros)53
Consumo de Combustível (Gasolina)
Cidade (km/l)10,2
Estrada (km/l)12,1
Classificação Categoria (km/l)C
Classificação Geral (km/l)C
Emissões
Nível de EmissõesA


ITENS DE SÉRIE

Conforto e Tecnologia:

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros dianteiros com “um toque” com anti esmagamento
  • Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Banco do motorista com ajuste elétrico (Power Seat)
  • Desligamento automático dos faróis programável
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Espelhos no quebra sol com iluminação
  • Espelho retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado Digital Dual Zone
  • Portas USB tipo C
  • Botão de partida do motor (START/STOP)
  • Banco traseiro Bipartido (60/40)
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro (alguns itens são revestidos em couro e/ou materiais sintéticos de alta qualidade)
  • Acabamento do volante em Black Piano
  • Revestimento dos bancos
  • Bancos com Estabilizador Corporal – Maior conforto e ergonomia
  • 8 Alto-falantes
  • Multimídia 9” com interface para smartphones com Apple CarPlayTM e Android AutoTM
  • Controles de áudio e botão de assistente de voz no volante
  • Painel digital TFT de 7″ de alta resolução
  • Carregador de celular por indução (15W)
  • Seleção de modo de condução: ECON
  • myHonda Connect – Conexão única entre você e o seu Honda
  • Teto Solar
  • Para-brisas acústico

Segurança:

  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Freios com sistemas ABS e EBD – Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
  • EBA (Emergency Brake Assist) – Assistente de frenagem de emergência
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
  • VSA (Vehicle Stability Assist) – Assistente de tração e estabilidade
  • HSA (Hill Start Assist) – Assistente de partidas em Rampa
  • ESS (Emergency Stop Signal) – Sistema de luzes de emergência
  • AHA (Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil
  • HDC (Hill Descent Control) – Assistente de Controle de Descida
  • Airbags frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas
  • TPMS (Tire Pressure Monitoring System) – Alerta de pressão dos pneus
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Driver Attention Monitor – Monitor de atenção do motorista
  • Sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego

Honda Sensing:

  • ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade
  • CMBS (Collision Mitigation Braking System) – Sistema de frenagem para mitigação de colisão
  • LKAS (Lane Keeping Assist System) – Sistema de permanência de faixa
  • RDM (Road Departure Mitigation System) – Sistema para mitigação de evasão de pista
  • AHB (Auto High Beam) – Ajuste automático de farol alto

Acabamento Exterior:

  • Lanternas traseiras em LED
  • Luz de placa em LED
  • Antena tipo Tubarão
  • Limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados
  • Conjunto óptico Full LED: Faróis e luzes de rodagem diurna
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e ajuste elétrico de altura
  • Chave com função Smart Entry com controle remoto, travamento e destravamento das portas por sensor de proximidade na chave e partida do motor à distância

Cores

  • Branco Topázio Perolizado / Acabamento interno na cor Cinza Claro
  • Preto Cristal Perolizado / Acabamento interno na cor Preta
  • Prata Platinum Metálico / Acabamento interno na cor Preta
  • Cinza Barium Metálico / Acabamento interno na cor Preta
  • Cinza Titanium Perolizado (Novo!) / Acabamento interno na cor Cinza Claro
  • Azul Aurora Perolizado (Novo!) / Acabamento interno na cor Cinza Claro
  • Vermelho Adrenalina (Novo!) / Acabamento interno na cor Preta
Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses