Inspirado em startups, FCA cria novo setor para pesquisar tendências e inovações

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HUB FCA vai realizar pesquisas de mercado, perfis e análises de tendências para orientar , orientando e Engenharia, Design, Mopar, TIC e entre outras áreas. Novidade também vai explorar a conectividade, automação e soluções de mobilidade


Para impulsionar a inovação, o trabalho em rede é uma estratégia escolhida pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), com o desafio de integrar novos ecossistemas e comunidades, em ambientes colaborativos. Uma ponte para essas conexões é o HUB FCA, novo espaço localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), inspirado em novas tendências e modelos de trabalho, com 400 metros quadrados, muitos núcleos e um diverso tempo, formado por funcionários das mais diversas áreas da empresa e parceiros.

A escolha do nome não foi por acaso. HUB significa conectar e convergir. “O HUB FCA é o ponto de encontro de pessoas, relacionamentos e culturas, inspirado em uma estrutura de rede, sempre com o olhar atento às tendências do consumidor. Surgiu a necessidade de compensar uma forma como trabalhamos internamente nosso planejamento não apenas no produto, mas com o conceito de experiência ”, exibir o diretor de portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina, Breno Kamei.

Na prática, o novo espaço tem como objetivo guiar a FCA na busca de novos territórios, mercados e modelos de negócios. “Hoje, quando multiplicamos nossa presença não apenas dentro da fábrica, mas junto a outros empreendedores, criativos e empresas, aumentamos o nosso poder de consciência”, completa Mateus Silveira, gerente de Inovação e Conectividade de Produto da FCA.

Para conectar vários sabres, ou o HUB FCA começa com duas células, extrapolando os muros da fábrica. Além de Betim, possui também uma estrutura na unidade do WeWork de Belo Horizonte. “Quer compartilhar nossas competências, mas também encontrar outras que, quando combinadas, fizerem surgir novas idéias relevantes, que conversem com tendências do consumidor”, avalia Gustavo Delgado, coordenador de inovação e conectividade da FCA. Em 2020, está prevista a expansão para outros estados.


Atuação

No HUB FCA, há duas formas de atuação, que caminha lado a lado: estruturado e não estruturado. Na estruturada, uma interação com outras empresas e startups ocorre de forma planejada, a partir de formatos, métodos e processos bem usados. Um outro formato de foco em dar oportunidade ao recurso, em ser aberto para ser surpreendido pelo desconhecido. “Queremos provocar o sistema de pensar e fazer diferente, trazendo mais agilidade para a organização. Estamos aprendendo que existem processos internos que precisam ser quebrados e que existem diferentes formas de trabalhar e enxergar o futuro da nossa indústria ”, diz Breno Kamei.

Além de realizar pesquisas de mercado, perfis e análises de tendências, orientando os horários de Engenharia, Design, Mopar, TIC, entre outras áreas, nenhum desenvolvimento de novos produtos e serviços, uma das áreas de atuação do HUB e a conectividade. O desafio é ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis. Mais de mobilidade, ou carro conectado, será o ponto de partida para novas soluções, que viabilizará transformações relevantes na jornada do consumidor, simplificando as tarefas diárias da maneira fluida. “Algumas soluções já conhecemos, outras ainda estão por conhecer. Por isso, uma necessidade de fomentar encontros no HUB, para alimentar a criatividade e gerar insights para o futuro acontecer ”, explica Gustavo Delgado,

Em alinhamento com a FCA global, outros pilares de atuação para o desenvolvimento de novos produtos e serviços são eletrificação, conectividade, automação e soluções de mobilidade. “O mundo é plural e tem vozes diversas. O HUB FCA traz uma velocidade de reação e aprendizado mais próximo do que o consumidor espera ”, concluiu Breno Kamei.

Fotos: Leo Lara/FCA Divulgaçaõ