Notícias

Mercedes-AMG GT Coupe 2024: boa notícia para amantes de V8

Esportivo preserva motor 4.0 V8 com até 585 cavalos. Novo Mercedes-AMG GT Coupe 2024 tem inédita opção 2+2 na carroceria

Mercedes revela nova geração do AMG GT Coupe

A Mercedes-AMG revelou a segunda geração do Mercedes-AMG GT Coupe com uma boa notícia para os puristas de motores à combustão. O esportivo alemão preserva o emblemático motor motor AMG V8 Biturbo de 4.0 litros feito à mão. Agora o GT Coupé promete oferecer uma experiência de direção emocionante, juntamente com maior conforto e praticidade para uso diário, além de suspensão AMG Active Ride Control, aerodinâmica ativa e direção nas rodas traseiras.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Nesta nova geração, o modelo apresenta uma estrutura de corpo de alumínio composto que acomoda um interior espaçoso com opção de assentos 2+2 e amplo espaço de bagagem. Trata-se da quinta série independente na linha Mercedes-AMG, seguindo os modelos como o SLS, o primeiro GT, o GT Coupe de 4 portas e o SL.

O Mercedes-AMG GT Coupe será lançado em duas versões: AMG GT 63 Coupe e o AMG GT 55 Coupe, ambos com variantes de desempenho do motor AMG 4.0 V8 biturbo. Os motores são montados inteiramente à mão no local da empresa em Affalterbach, de acordo com o princípio “One Man, One Engine” (Um Homem, Um Motor).

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

No modelo topo de linha GT 63 4MATIC+, o motor entrega 585 cv e oferece um torque máximo de 800 Nm em uma ampla faixa de rotações do motor, de 2.500 a 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 3,2 segundos, e a velocidade máxima é de 315 km/h. Já o GT 55 4MATIC+ , a unidade V8 desenvolve uma potência 476 cv e um torque máximo de 700 Nm. A arrancada de zero a 100 km/h ocorre em 3,9 segundos, e a velocidade máxima é de 295 km/h.

Para uso no AMG GT Coupé, o motor recebeu um novo cárter de óleo, um intercooler reposicionado e ventilação ativa do cárter. As portas de entrada e saída foram otimizadas para uma troca de gases mais eficaz, e o encaminhamento dos gases de escape para a caixa do catalisador e o filtro de partículas Otto foi ampliado.

O time de Affalterbach conseguiu potência adicional do AMG GT 63 4MATIC+ Coupé principalmente por meio de uma pressão de sobrealimentação mais alta e um maior fluxo de ar, bem como software de motor modificado.

Design

As novas dimensões do Mercedes-AMG GT Coupe incluem a opção de assentos 2+2, oferecendo novas possibilidades de design para o exterior. Caracterizado por uma distância entre eixos longa, balanços curtos e para-brisa inclinado acentuadamente, o cupê projeta uma postura dinâmica e compacta.

A grade distintiva específica da AMG chama a atenção, e a entrada de ar inferior enfatiza a largura do veículo. Os faróis padrão DIGITAL LIGHT realçam o caráter distinto do Mercedes-AMG GT Coupe, com detalhes precisos e gráficos cativantes: aassinatura icônica da luz diurna, reconhecida pelos três “pontos de luz”, garante o reconhecimento imediato do AMG GT.

A silhueta fastback e a tampa do porta-malas espaçosa resultam do design da área envidraçada compacta, contribuindo para uma traseira esculpida que apresenta um spoiler ativo e retrátil. As lanternas traseiras de LED, conectadas horizontalmente exibem “pontos de luz” tridimensionais.

O interior do novo AMG GT Coupe 2024 ficou bem diferente do anterior. O cockpit tem tela central de 14,3″ no console central, é orientado para o motorista, enquanto o painel de instrumentos totalmente digital está incorporado em um visor tridimensional.

A novidade é a a opção de assentos 2+2, garantem amplo espaço interior. Os bancos traseiros atendem com menos de 1,52 metro de altura. A tampa do porta-malas EASY PACK, combinada com o HANDSFREE ACCESS, simplifica as tarefas de carga e descarga. Os encostos de banco traseiro dobráveis oferecem flexibilidade para expandir o compartimento de bagagem. Aliás, o esportivo oferece 321 litros no porta-malas, que chega aos 675 com bancos rebatidos. Ótimo volume!

Outra novidade interessante, a nova suspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL combina molas a ar com amortecedores adaptativos, possibilitando controle preciso da altura da carroceria e ajustes de amortecimento.

Além disso, conta com direção nas rodas traseiras, o que aumenta a agilidade do veículo em baixas velocidades e melhora a estabilidade em altas velocidades. As rodas traseiras giram na direção oposta às rodas dianteiras em baixas velocidades, reduzindo o raio de giro. Em velocidades mais altas, as rodas traseiras giram na mesma direção, melhorando a estabilidade.

Cores e disponibilidade

O novo Mercedes-AMG GT Coupe 2024 deverá chegar no próximo ano no Brasil. Estará disponível em 11 cores de pintura e oito designs de rodas, bem como cinco pacotes de design externo, permitem que os clientes adaptem a aparência do modelo às suas preferências.

Ficha Técnica

CaracterísticaAMG GT Coupe 63S
Motor
Número de cilindros/arranjo8/V
Cilindrada3982 cc
Potência nominal430 kW/585 hp
a velocidade do motor5500-6500 rpm
Torque nominal800 Nm
a velocidade do motor2500-5000 rpm
Taxa de compressão8.6
Formação da misturaInjeção de gasolina controlada por microprocessador, biturbo
Transmissão
Layout do sistema de traçãoTração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+
TransmissãoAMG SPEEDSHIFT MCT 9G (transmissão automática com embreagem multidisco úmida)
Relações de marcha
1ª/2ª/3ª/4ª/5ª/6ª/7ª/8ª/9ª marcha5.35/3.24/2.25/1.64/1.21/1.00/0.87/0.72/0.60
Marcha a ré4.80
Suspensão
Eixo dianteiroSuspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização semi-ativa por barras antirrolagem, braços de suspensão duplos de alumínio, controle de mergulho, molas helicoidais e amortecimento ajustável adaptativo
Eixo traseiroSuspensão AMG ACTIVE RIDE CONTROL com estabilização semi-ativa por barras antirrolagem, braços de suspensão duplos de alumínio, controle de mergulho, molas helicoidais e amortecimento ajustável adaptativo
Sistema de freios
Sistema de freio hidráulico de duplo circuitoDianteiro: discos de freio composto de 390 mm, ventilados e perfurados, pinça fixa de alumínio de 6 pistões; Traseiro: discos de freio composto de 360 mm, ventilados e perfurados, pinça flutuante de alumínio de 1 pistão; freio de estacionamento elétrico, ABS, Assistência de frenagem, ESP® de 3 estágios
Direção
Direção eletromecânica sensível à velocidade com pinhão e cremalheiraRelação de direção variável (14,4:1 no centro morto) e assistência de potência variável. Direção nas rodas traseiras com ângulo de roda de até 2,5°
Rodas
Dianteira: Rodas 10,5Jx 20 ET42; Traseira: Rodas 11Jx 20 ET33
Pneus
Dianteira: 295/35 ZR 20; Traseira: 305/35 ZR 20
Dimensões e pesos
Distância entre eixos2.700 mm
Pista dianteira/traseira1.683/1.686 mm
Comprimento/altura/largura4.728/1.354/1.984 mm
Raio de giro12.5 m
Capacidade do porta-malas321-675 litros
Peso vazio (de acordo com EC)1.970 kg
Carga útil190-350 kg
Capacidade do tanque (total/reserva)70/10 litros
Desempenho, consumo, emissões
Aceleração 0-100 km/h3.2 segundos
Velocidade máxima315 km/h
Consumo combinado de combustível, WLTP14,1 l/100 km
Emissões combinadas de CO₂, WLTP319 g/km
Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses