Novo Nissan Sentra 2023 mantém veterano motor 2.0 aspirado, mas tem design muito mais bonito que Corolla e Civic. Conheça mais detalhes
O Nissan Sentra está de volta para o mercado brasileiro em numa nova geração. O sedã médio japonês chega para encarar o best seller Toyota Corolla apostando num design muito mais resolvido (e bonito) que o rival. O carro chega importado do México com preços entre R$ 148.490 e R$ 173.290.
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São duas versões, Advance e Exclusive, nomenclaturas já presentes no Versa. Aliás, o Sentra é um maxi-Versa, já que ambos são desenhados na mesma linguagem chamada V-Motion. O que não é exatamente uma demérito, já que a beleza é comum aos dois sedãs.
O carro segue ofertado apenas com motor 2.0 aspirado de 151 cavalos, apenas a gasolina. O bloco é associado a um câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas emuladas. Pois bem, anda de turbo ou tecnologia híbrida!
Os 100 primeiros que comprarem o carro a partir deste 16 de março ganham vantagens: pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial com direito a duas diárias, jantar, seguro e presente no quarto. Os clientes ainda ganham mala de viagem personalizada criada em parceria pelo Estúdio de Design da Nissan América Latina.
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Design agrada
O Sentra já foi um carro com visual tão conservador que a Nissan fez uma clássica campanha e publicidade com o lema “não tem cara de tiozão”. Óbvio que não deu certo e o sedã tem sido caracterizado como preferido os veteranos há um bom tempo. Mas isso deve mudar com esse novo.
O Sentra 2023 tem linhas arrojadas e agressivas: conta com a nova linguagem da marca com destaque para a grade frontal V-Motion. E não é só sobre beleza: segundo a marca, o novo design fez com que o carro ficasse até 10% devido à melhoria na aerodinâmica.
Confira fotos do novo Sentra:
O Novo Nissan Sentra possui um design mais amplo que seus concorrentes, com um acréscimo de 5 cm em relação à sua geração anterior. Isso permitiu um interior muito mais espaçoso. O motorista desfruta de uma área confortável com direção elétrica com um volante em forma de “D” e base achatada, que proporciona uma melhor pegada das mãos. O interior não é tão inovador como o externo, mas agrada. Na versão Exclusive, pode contar com couro marrom, pago à parte.
O volante também possui ajustes de altura e profundidade. Além disso, as aletas para troca de marchas manuais (presentes em ambas as versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC) também estão localizados no volante, oferecendo funções adicionais de conforto e segurança.
O sedã tem 4,64 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,70. Ele é calçado com pneus 215/50 R17 com desenho diamantado. O porta-malas ossui 466 litros e o tanque tem capacidade para levar 47 litros apenas de gasolina.
Mecânica
Nada de híbrido ou turbo: a Nissan optou por manter apenas o velho-conhecido 2.0 aspirado, agora com 151 cavalos. Sim, esse é um fator negativo do carro, uma vez que o Corolla tem conjunto híbrido e outros rivais contam com motores turbinados mais potentes.
Explica a Nissan que o carro ficou mais potente e potente e eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. O torque é de 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.
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Tem injeção direta e o “Ciclo de Atkinson”, que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível.
Ele é acoplado com transmissão automática do tipo CVT, com oito marchas emuladas. A engenharia da Nissan no Brasil fez acertos na direção e suspensão para adequá-lo à preferência do motorista local.
Tecnologia e equipamentos
Desde a versão de acesso, o Sentra 2023 tem airbags duplos na frente, laterais e cabeças, totalizando 6 bolsas. Além disso, conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW) e Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Para ajudar a evitar a fadiga do motorista, o carro possui o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA).
Em termos de conforto, o Novo Nissan Sentra apresenta um ar-condicionado automático digital de duas zonas. Por fim, o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB) contribui para a segurança, auxiliando o motorista em situações de emergência.
Na versão mais completa, a cesta ganha ainda mais itens como Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), que ajuda a prevenir colisões ao monitorar a área ao redor do carro e alertar o motorista sobre a presença de outros veículos em movimento ao sair de uma vaga de estacionamento. Além disso, o carro possui o Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI), faróis automáticos inteligentes (HBA) e Monitoramento de Ponto Cego (BSW).
O Novo Nissan Sentra Exclusive acrescenta a Partida Remota do Motor, que permite ligar o motor e ajustar a temperatura antes mesmo de entrar no carro. Por fim, o Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante ajuda a manter uma velocidade constante e uma distância segura em relação ao carro da frente.
Novo Nissan Sentra: versões e equipamentos
Advance 2.0 CVT
- Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
- Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
- Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
- Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
- Alerta de Objetos no Banco Traseiro
- Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
- Assinatura dos faróis dianteiros em LED
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
- Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
- Câmera de estacionamento traseira
- Central multimídia de oito polegadas
- Faróis dianteiros e de neblina de LED
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
- Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
- Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
- Rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 R17
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
- Sistema de som com 6 alto-falantes
- Troca de marchas no volante (paddle shift)
Exclusive 2.0 CVT
Todos da Advance mais:
- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
- Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
- Faróis automáticos inteligentes (HBA)
- Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
- Partida remota do motor
- Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
- Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
- Teto solar com controle elétrico
- Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)
Novo Nissan Sentra: ficha técnica
Especificações Técnicas | Advance 2.0 CVT | Exclusive 2.0 CVT |
---|---|---|
Arquitetura | Sedã, 5 lugares | Sedã, 5 lugares |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,303 | 0,306 |
Motor | 2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS*, Gasolina, 4 cilindros | 2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS*, Gasolina, 4 cilindros |
Cilindrada | 1.997 cm³ | 1.997 cm³ |
Potência | 151 cv @ 6.000 rpm | 151 cv @ 6.000 rpm |
Torque | 20 kgfm @ 4.000 rpm | 20 kgfm @ 4.000 rpm |
Taxa de compressão | 11,7:1 | 11,7:1 |
Diâmetro e curso | 84 x 90,1 mm | 84 x 90,1 mm |
Sistema de injeção | Injeção direta | Injeção direta |
Relação peso x potência | 9,15 kg/cv | 9,31 kg/cv |
Relação peso x torque | 69,05 kg/kgfm | 70,25 kg/kgfm |
Tração | Dianteira | Dianteira |
Transmissão | XTRONIC CVT® | XTRONIC CVT® |
1ª relação de marcha | 2,6310 – 0,3780 | 2,6310 – 0,3780 |
Ré | 1,9601 | 1,9601 |
Diferencial | 5,3851 | 5,3851 |
Simulação | 8 marchas | 8 marchas |
Consumo urbano (INMETRO) | 11 km/l | 11 km/l |
Consumo na estrada (INMETRO) | 13,9 km/l | 13,9 km/l |
Velocidade Máxima | 200 km/h | 200 km/h |
Aceleração 0 a 100 km/h | 9,4 segundos | 9,4 segundos |
Suspensão dianteira | McPherson | McPherson |
Suspensão traseira | Multi-Link | Multi-Link |
Freios dianteiros | Discos ventilados | Discos ventilados |
Freios traseiros | Discos ventilados | Discos ventilados |
Rodas | Liga leve, 17 polegadas | Liga leve, 17 polegadas |
Pneus | 215/50 R17 | 215/50 R17 |
Bitolas dianteiras | 1.570 mm | 1.570 mm |
Bitolas traseiras | 1.565 mm | 1.565 mm |
Comprimento | 4.646 mm | 4.646 mm |
Largura | 1.816 mm | 1.816 mm |
Altura | 1.456 mm | 1.456 mm |
Distância entre-eixos | 2.707 mm | 2.707 mm |
Porta-malas | 466 litros | 466 litros |
Tanque de combustível | 47 litros | 47 litros |
Distribuição peso frente / traseira | 61% / 39% | 61% / 39% |
Peso em ordem de marcha | 1.381 kg | 1.405 kg |
Carga útil (kg) | 375 kg | 375 kg |
Direção – Tipo | Direção elétrica com assistência variável | Direção elétrica com assistência variável |
Raio de giro | 5,2 m | 5,2 m |