Notícias

Nissan Sentra 2023 ganha nova geração e belo design por R$ 148 mil

Novo Nissan Sentra 2023 mantém veterano motor 2.0 aspirado, mas tem design muito mais bonito que Corolla e Civic. Conheça mais detalhes

Nissan Sentra 2023: novo visual e mais segurança

O Nissan Sentra está de volta para o mercado brasileiro em numa nova geração. O sedã médio japonês chega para encarar o best seller Toyota Corolla apostando num design muito mais resolvido (e bonito) que o rival. O carro chega importado do México com preços entre R$ 148.490 e R$ 173.290.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

São duas versões, Advance e Exclusive, nomenclaturas já presentes no Versa. Aliás, o Sentra é um maxi-Versa, já que ambos são desenhados na mesma linguagem chamada V-Motion. O que não é exatamente uma demérito, já que a beleza é comum aos dois sedãs.

O carro segue ofertado apenas com motor 2.0 aspirado de 151 cavalos, apenas a gasolina. O bloco é associado a um câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas emuladas. Pois bem, anda de turbo ou tecnologia híbrida!

Os 100 primeiros que comprarem o carro a partir deste 16 de março ganham vantagens: pacote Plus do Nissan Protect (três anos de revisões grátis e um ano extra de Nissan Way Assistance), cartão combustível no valor de R$ 1 mil, uma viagem especial com direito a duas diárias, jantar, seguro e presente no quarto. Os clientes ainda ganham mala de viagem personalizada criada em parceria pelo Estúdio de Design da Nissan América Latina.

LEIA TAMBÉM:
Nissan lança edição Xplay para o Kicks
Novo Nissan Z resgata estilo dos anos 70
Nissan atualiza Frontier Attack

Design agrada

O Sentra já foi um carro com visual tão conservador que a Nissan fez uma clássica campanha e publicidade com o lema “não tem cara de tiozão”. Óbvio que não deu certo e o sedã tem sido caracterizado como preferido os veteranos há um bom tempo. Mas isso deve mudar com esse novo.

O Sentra 2023 tem linhas arrojadas e agressivas: conta com a nova linguagem da marca com destaque para a grade frontal V-Motion. E não é só sobre beleza: segundo a marca, o novo design fez com que o carro ficasse até 10% devido à melhoria na aerodinâmica.

Confira fotos do novo Sentra:

1 / 35

O Novo Nissan Sentra possui um design mais amplo que seus concorrentes, com um acréscimo de 5 cm em relação à sua geração anterior. Isso permitiu um interior muito mais espaçoso. O motorista desfruta de uma área confortável com direção elétrica com um volante em forma de “D” e base achatada, que proporciona uma melhor pegada das mãos. O interior não é tão inovador como o externo, mas agrada. Na versão Exclusive, pode contar com couro marrom, pago à parte.

O volante também possui ajustes de altura e profundidade. Além disso, as aletas para troca de marchas manuais (presentes em ambas as versões) e o acionamento do Piloto Automático Inteligente (ICC) também estão localizados no volante, oferecendo funções adicionais de conforto e segurança.

O sedã tem 4,64 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,70. Ele é calçado com pneus 215/50 R17 com desenho diamantado. O porta-malas ossui 466 litros e o tanque tem capacidade para levar 47 litros apenas de gasolina.

Mecânica

Nada de híbrido ou turbo: a Nissan optou por manter apenas o velho-conhecido 2.0 aspirado, agora com 151 cavalos. Sim, esse é um fator negativo do carro, uma vez que o Corolla tem conjunto híbrido e outros rivais contam com motores turbinados mais potentes.

Explica a Nissan que o carro ficou mais potente e potente e eficiente, tem melhor nível de consumo de combustível e é mais silencioso que a geração anterior. O torque é de 20 kgfm de torque a 4 mil rpm.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

Tem injeção direta e o “Ciclo de Atkinson”, que permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim, priorizando assim a eficiência térmica e o consumo de combustível.

Ele é acoplado com transmissão automática do tipo CVT, com oito marchas emuladas. A engenharia da Nissan no Brasil fez acertos na direção e suspensão para adequá-lo à preferência do motorista local.

Tecnologia e equipamentos

Desde a versão de acesso, o Sentra 2023 tem airbags duplos na frente, laterais e cabeças, totalizando 6 bolsas. Além disso, conta com Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW) e Alerta de Objetos no Banco Traseiro. Para ajudar a evitar a fadiga do motorista, o carro possui o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA).

Em termos de conforto, o Novo Nissan Sentra apresenta um ar-condicionado automático digital de duas zonas. Por fim, o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB) contribui para a segurança, auxiliando o motorista em situações de emergência.

Na versão mais completa, a cesta ganha ainda mais itens como Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), que ajuda a prevenir colisões ao monitorar a área ao redor do carro e alertar o motorista sobre a presença de outros veículos em movimento ao sair de uma vaga de estacionamento. Além disso, o carro possui o Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI), faróis automáticos inteligentes (HBA) e Monitoramento de Ponto Cego (BSW).

O Novo Nissan Sentra Exclusive acrescenta a Partida Remota do Motor, que permite ligar o motor e ajustar a temperatura antes mesmo de entrar no carro. Por fim, o Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante ajuda a manter uma velocidade constante e uma distância segura em relação ao carro da frente.

Novo Nissan Sentra: versões e equipamentos

Advance 2.0 CVT

  • Acabamento dos bancos em material sintético na cor preta
  • Acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular)
  • Airbags duplos na frente, laterais e cabeças (6)
  • Alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW)
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro
  • Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
  • Assinatura dos faróis dianteiros em LED
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Banco traseiro bipartido e dobrável com tecnologia Zero Gravity®
  • Bancos dianteiros aquecidos e com tecnologia Zero Gravity®
  • Câmera de estacionamento traseira
  • Central multimídia de oito polegadas
  • Faróis dianteiros e de neblina de LED
  • Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
  • Freios a disco nas 4 rodas, com ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
  • Painel de instrumentos com display central em TFT de sete polegadas
  • Portas USB dianteiras (Tipo A + tipo C) e traseira (Tipo A)
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção
  • Rodas de liga leve de 17″ diamantadas e pneus 215/50 R17
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
  • Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
  • Sistema de som com 6 alto-falantes
  • Troca de marchas no volante (paddle shift)

Exclusive 2.0 CVT

Todos da Advance mais:

  • Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
  • Alerta Inteligente e Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDW+I-LI)
  • Faróis automáticos inteligentes (HBA)
  • Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
  • Partida remota do motor
  • Piloto Automático Inteligente (ICC) com comandos no volante
  • Retrovisor interno eletrocrômico
  • Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
  • Sistema premium de som BOSE® com oito alto-falantes
  • Teto solar com controle elétrico
  • Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)

Novo Nissan Sentra: ficha técnica

Especificações TécnicasAdvance 2.0 CVTExclusive 2.0 CVT
ArquiteturaSedã, 5 lugaresSedã, 5 lugares
Coeficiente aerodinâmico (cx)0,3030,306
Motor2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS*, Gasolina, 4 cilindros2.0 L, 16 válvulas, CVVTCS*, Gasolina, 4 cilindros
Cilindrada1.997 cm³1.997 cm³
Potência151 cv @ 6.000 rpm151 cv @ 6.000 rpm
Torque20 kgfm @ 4.000 rpm20 kgfm @ 4.000 rpm
Taxa de compressão11,7:111,7:1
Diâmetro e curso84 x 90,1 mm84 x 90,1 mm
Sistema de injeçãoInjeção diretaInjeção direta
Relação peso x potência9,15 kg/cv9,31 kg/cv
Relação peso x torque69,05 kg/kgfm70,25 kg/kgfm
TraçãoDianteiraDianteira
TransmissãoXTRONIC CVT®XTRONIC CVT®
1ª relação de marcha2,6310 – 0,37802,6310 – 0,3780
1,96011,9601
Diferencial5,38515,3851
Simulação8 marchas8 marchas
Consumo urbano (INMETRO)11 km/l11 km/l
Consumo na estrada (INMETRO)13,9 km/l13,9 km/l
Velocidade Máxima200 km/h200 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h9,4 segundos9,4 segundos
Suspensão dianteiraMcPhersonMcPherson
Suspensão traseiraMulti-LinkMulti-Link
Freios dianteirosDiscos ventiladosDiscos ventilados
Freios traseirosDiscos ventiladosDiscos ventilados
RodasLiga leve, 17 polegadasLiga leve, 17 polegadas
Pneus215/50 R17215/50 R17
Bitolas dianteiras1.570 mm1.570 mm
Bitolas traseiras1.565 mm1.565 mm
Comprimento4.646 mm4.646 mm
Largura1.816 mm1.816 mm
Altura1.456 mm1.456 mm
Distância entre-eixos2.707 mm2.707 mm
Porta-malas466 litros466 litros
Tanque de combustível47 litros47 litros
Distribuição peso frente / traseira61% / 39%61% / 39%
Peso em ordem de marcha1.381 kg1.405 kg
Carga útil (kg)375 kg375 kg
Direção – TipoDireção elétrica com assistência variávelDireção elétrica com assistência variável
Raio de giro5,2 m5,2 m
Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses