Uma boa notícia para os fãs de carros no Brasil: após um hiato desde 2018, o Salão do Automóvel está confirmado para 2024. A informação é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que divulgou nesta quinta (7) os números do setor e projeções para o próximo ano. E a entidade está confiante com o mercado.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
Segundo a Anfavea, após um primeiro semestre abaixo das expectativas, houve um aumento notável nas vendas de veículos a partir de agosto, atingindo uma média de 10,6 mil unidades por dia em novembro. Com isso, o Brasil deverá fechar 2023 com 2,29 milhões de emplacamentos, representando um aumento de 8,8% em relação a 2022.
O segmento de pesados, especialmente ônibus, experimentou um crescimento de 18,8% no ano, impulsionado pela demanda por modelos rodoviários. Já os caminhões registraram uma queda de 15,2%, alinhada às expectativas após a antecipação de compras em 2022 devido às novas regulamentações de emissões.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Para 2024, a Anfavea projeta um aumento nas vendas, totalizando 2,450 milhões de autoveículos, representando um aumento de 5,8% em relação a 2023. Isso inclui previsões de crescimento de 5,3% para automóveis e comerciais leves, e 14,1% para veículos pesados.
Durante coletiva, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, confirmou o Salão do Automóvel 2024 em São Paulo, que promete ser um novo marco para a indústria automotiva brasileira. O local ainda está fechado, mas uma das opções que desponta na preferência é o Pavilhão do Anhembi. A data será em novembro, outra tradição do Salão, justamente para coincidir em época do Grande Prêmio da Fórmula 1.
Leite disse aos jornalistas que o Salão do Automóvel 2024 será oportunidade de mostrar ao mundo o que o Brasil tem a oferecer em termos de tecnologia e inovação no setor automotivo. O evento terá um formato diferente, focando em ser um evento de tecnologia, proporcionando uma plataforma para exibir as conquistas e avanços tecnológicos do país. “Se nós queremos ser um país exportador, e seremos, nós temos que mostrar a nossa tecnologia”, afirmou Leite.
O Salão do Automóvel e São Paulo teve sua primeira edição em 1960. Da década de 1970 até 2014, foi realizado no Anhembi, local amplo sem sem climatização. As edições de 2016 e 2018 foram no Salão Paulo Expo. A edição de 2020 foi cancelada devido a pandemia e as demais não aconteceram por falta de interesse das montadoras. Nesse meio tempo, o Pavilhão do Anhembi foi reformado e ganhou climatização e terá área que poderá ser usada para testes drives.
Em relação à produção, apesar do crescimento do mercado interno, houve uma queda de 0,5% no ano, devido à diminuição nas exportações e ao aumento das importações. Para 2024, a Anfavea espera um crescimento de 4,7%, atingindo 2,470 milhões de unidades produzidas.
No que diz respeito às exportações, o ano de 2023 registrou uma queda de 17%, totalizando 399 mil unidades. O mercado argentino, tradicional parceiro comercial, teve uma participação reduzida, levando a uma projeção cautelosa para 2024, com expectativas de exportações totais de 407 mil unidades, representando um leve aumento de 2% em comparação a 2023.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…