Notícias

Oficial: Stellantis lança híbrido em 2024 e vai fabricar carro elétrico no Brasil

Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën terão carros híbrido flex já a partir de 2024. Plataforma Bio-Hybrid prevê combinação de etanol com motores elétricos

Stellantis tem capacidade para produzir carro elétrico no Brasil, como o Jeep Avenger

Uma boa notícia no campo da neoindustrialização no Brasil. A Stellantis, grupo que controla Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, dentre outras marcas, confirmou que terá produção na América do Sul de veículos eletrificados. A montadora vai iniciar, já em 2024, a venda de carros com o conjunto Bio-Hybrid, o nome do sistema híbrido da empresa.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Mais do que importar produtos e tecnologias eletrificadas, a empresa vai produzi-los no Brasil. E para isso, desenvolveu quatro plataformas, sendo que três combinam um produto já consolidado no país: o etanol. E o bom é que a tecnologia chegará ao mercado já no próximo ano!

As plataformas de tecnologia de motopropulsão híbrida foram apresentadas à imprensa no Polo Industrial de Betim (MG). Elas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em colaboração com fornecedores e pesquisadores. Segundo a empresa, todas as três fábricas do grupo no país, Betim (MG), Goiana (PE) e Porto Real (RJ), podem fabricar os produtos – inclusive carros 100% elétricos!

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Segundo o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, as novas tecnologias estão de acordo com o plano Dare Forward 2030, com objetivo de reduzir as emissões de CO2. Para o Brasil, a expectativa é contar com 20% dos produtos elétricos em 2030 e com uma vantagem: produção local.

“É uma oportunidade de reindustrialização e de reconfiguração da indústria nacional de autopeças, que é diversificada, complexa e muito importante para a e economia brasileira”, afirma o executivo. Filosa também confirmou que os conjuntos híbridos serão aplicados em todas as marcas, inicialmente nas de grande de vendas: Fiat e Jeep.

O movimento é muito interessante e coloca a empresa numa posição privilegiada em relação as concorrentes, em especial Volkswagen e Chevrolet. Apesar de não falar claramente, é um resposta à investida das marcas chinesas Great Wall Motors (GWM) e BYD, que vão fabricar carros eletrificados no país. Ou seja, a Stellantis não vai deixar o “cachimbo cair” e terá seus próprios produtos para encarar a concorrência.

O sistema Bio-Hybrid surgiu dos estudos feitos pelo projeto Bio-Electro. Após análise industrial, a empresa revela quais serão suas plataformas eletrificadas, com destaque para sistemas híbrido flex:

Bio-Hybrid (híbrido leve)

Trata-se de uma plataforma híbrido “de entrada” na eletrificação: o motor ganha dispositivo elétrico multifuncional que gera torque adicional para o motor térmico e energia elétrica para carregar a bateria adicional de Lítio-Íon de 12 Volts, reduzindo o consumo de combustível. Essa engenharia mais simples pode ser amplamente aplicada, inclusive em veículos mais baratos!

Bio-Hybrid e-DCT (híbrido leve)

O segundo degrau das plataformas, nesse caso já conta com dois motores elétricos e uma bateria de Lítio-Íon de 48 Volts. O conjunto híbrido leve é voltado para eficiência e economia, com uma gestão eletrônica que permite operação térmica, elétrica ou híbrida.

Bio-Hybrid Plug-in

Terceiro nível da eletrificação híbrida flex, a plataforma Bio-Hybrid Plug-in: possui uma bateria de Lítio-Íon de 380 Volts que pode ser recarregada por meio do motor térmico do veículo, por sistema de regeneração ou fonte de alimentação externa elétrica, otimizando eficiência e economia. É um conjunto híbrido semelhante ao presente no Compass 4Xe, mas com produção local.

BEV (100% Elétrica)

Plataforma para veículos movidos à bateria, nesse caso o carro é totalmente impulsionado por um motor elétrico de alta tensão. O bloco e alimentado por uma bateria recarregável de 400 Volts, oferece torque instantâneo e desempenho responsivo. Segundo a Stellantis, nesse caso seriam EVs com potência a partir de 122 cv e baterias de, ao menos, 44 kWh.

De acordo com a Stellantis, todas as fábricas brasileiras da empresa podem produzir veículos de qualquer uma dessas plataformas. Além do trabalho de engenharia, também o Safety Center de Betim está recebendo investimento para avaliar segurança de carros elétricos, o que inclui teste de mergulho dos carros.

“Devido à sua matriz energética, o Brasil tem a oportunidade de fazer uma transição mais planejada e menos onerosa, aproveitando-se da gradual redução dos custos decorrentes da massificação da tecnologia”, explica João Irineu, VP de assuntos regulatórios da Stellantis para América do Sul

A diretoria da empresa conseguiu provar para a matriz que combinar o etanol com a eletrificação é uma alternativa competitiva para a redução das emissões de CO2 e para tornar a mobilidade mais sustentável. Essa transição é essencial para garantir uma mobilidade de baixo carbono, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil, onde os veículos elétricos ainda têm custos elevados.

Todavia, a entrada das montadoras chinesas como BYD e GWM parece ter impulsionado ainda mais os planos da Stellantis. Tanto que já confirmou que terá carro 100% elétrico feito por aqui até 2030. Porém, acredito muito que essa data será antecipada com o possível sucesso dos modelos eletricos chineses que serão fabricados a aqui a partir, a tardar, 2025 ou 2026.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses