Notícias

Opel Patentwagen System Lutzmann: conheça o primeiro carro da marca

Lançado em 1899, o Opel Patentwagen System Lutzmann foi o primeiro modelo da marca alemã. Astra Sports Tourer Elétrico segue legado

Opel Patentwagen System Lutzmann 1899: primeiro carro da marca

Em 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel, o segundo filho mais velho do fundador da empresa, Adam Opel, firmou um contrato com o mestre serralheiro de Dessau, Friedrich Lutzmann, para adquirir sua fábrica de veículos a motor. Essa data marca o começo oficial da produção de automóveis na Opel e o início de uma nova era. Anteriormente, um bem-sucedido fabricante de máquinas de costura e bicicletas, a Opel embarcou em um novo território, até então desconhecido para a empresa, há 125 anos.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A partir daí, as coisas aconteceram rapidamente: os primeiros exemplares do novo Opel Patentmotorwagen saíram da fábrica na primavera de 1899, marcando os primeiros automóveis produzidos em Rüsselsheim, e desde então, mais de 75 milhões de veículos Opel foram fabricados. O lema da Opel sempre foi e continua sendo tornar a mobilidade individual e as inovações acessíveis, especialmente economicamente, para uma ampla gama de compradores, em todos os segmentos da linha de modelos Opel.

Um dos principais exemplos atuais é a mais recente geração do best-seller da classe compacta, o Opel Astra, modelo que sai da linha de montagem de Rüsselsheim. Como peça central da ofensiva elétrica da Opel, ele representa, para muitos, a mobilidade individual diária preparada para o futuro. O novo Astra Sports Tourer Elétrico é uma das primeiras minivans compactas 100% elétricas de todos os tempos. No entanto, foi o Opel Patentwagen System Lutzmann que, exatamente 125 anos atrás, lançou as bases para uma produção automotiva contínua e bem-sucedida em Rüsselsheim.

O primeiro Opel surgiu na primavera de 1899: Opel Patentwagen System Lutzmann

O primeiro carro Opel “made in Rüsselsheim” foi o Opel Patentwagen System Lutzmann, que saiu das instalações da marca na primavera de 1899. O motor monocilíndrico horizontal de 1.545 cm3, com um diâmetro de 122 mm e um curso de 132 mm, alcançava uma potência máxima de 3,5 CV a 650 rpm. Essa potência era transmitida para o eixo traseiro por meio de uma transmissão de duas velocidades operada por correia. A velocidade máxima deste veículo a motor era de cerca de 20 km/h. Algum tempo depois, versões mais potentes e mais rápidas foram adicionadas, incluindo uma van de entrega.

Apesar do entusiasmo dos pioneiros automobilísticos de Rüsselsheim, após a virada do século, o Opel concebido por Friedrich Lutzmann não estava mais tecnicamente atualizado. Os números de produção desejados não foram alcançados, mesmo com melhorias na refrigeração e na transmissão de energia, bem como novas variantes de carroceria projetadas por Lutzmann. O tempo dos modelos baseados em carruagens com rodas altas e motor sob o assento havia passado, e Friedrich Lutzmann não conseguiu conceber um carro moderno com base nos conhecimentos técnicos mais recentes e na evolução dos gostos dos clientes. Portanto, após apenas dois anos e meio, no verão de 1901, sua era na Opel chegou ao fim.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Como resultado, os irmãos Opel voltaram cada vez mais sua atenção para a França, o centro do progresso técnico da época. Foi lá que conheceram Alexandre Darracq, um pioneiro automobilístico francês e grande empreendedor que já havia tido sucesso inicial com a ideia de carros leves e relativamente econômicos. Darracq mostrou-se extremamente disposto a colaborar. Com a chegada dos primeiros chassis e veículos Darracq no inverno de 1901/1902, o pessoal de Rüsselsheim finalmente teve acesso a materiais mais avançados que lhes permitiram ganhar uma posição sólida na produção automotiva. Ao mesmo tempo, os engenheiros da Opel começaram a dominar a arte da construção de motores e carros, de modo que a dependência de uma única entidade não deveria se repetir no futuro. No outono de 1902, a Opel apresentou o 10/12 HP, seu primeiro projeto próprio, no Salão do Automóvel de Hamburgo.

Do “kit de construção” ao “casamento”: inovações contínuas

Em 1906, o milésimo veículo já havia sido construído, e três anos depois, a fabricante automobilística de Rüsselsheim alcançou seu ápice com o lendário “Doktorwagen” de 4/8 CV. Com um preço de 3.950 marcos alemães, custava a metade dos luxuosos modelos concorrentes, abrindo caminho para que uma parte maior da população pudesse possuir seu próprio carro. A introdução do sistema modular em 1910 também contribuiu significativamente para esse resultado.

Como o primeiro fabricante alemão a introduzir a produção em massa usando tecnologia de linha de montagem na Alemanha, a Opel viu seu primeiro carro produzido segundo esse processo em 1924, o 4/12 PS “Laubfrosch”, sempre pintado na cor verde. Apenas três anos depois, o Opel 4 PS, com um preço base de apenas 2.980 marcos alemães, deixou de ser um artigo de luxo caro para os mais ricos e tornou-se um meio de transporte confiável para muitos. Ao mesmo tempo, graças à produção racional, o carro tornava-se mais acessível a cada ano, com um desempenho em constante crescimento. A demanda pela Opel continuou a crescer, e em 1931, o 1,2 litros tornou-se o primeiro verdadeiro “carro popular”.

Pouco depois, ocorreu a próxima revolução na produção: em 1935, o novo modelo Olympia tornou-se o primeiro veículo alemão produzido em massa com uma carroceria monobloco totalmente em aço que, devido ao seu baixo peso, proporcionava melhor desempenho de condução e baixo consumo de combustível. Pela primeira vez, o novo design permitiu o chamado “casamento” entre a carroceria e os grupos motopropulsores. Todo o processo de produção tornou-se mais rápido e eficiente, abrindo caminho para que o método de construção fosse incorporado à produção em massa.

Inovações atuais: Astra Sports Tourer Electric com faróis Intelli-Lux LED® Pixel

Apenas um ano depois, a Opel estabeleceu a tradição de quase nove décadas de modelos compactos de sucesso, com o Kadett, tornando-se o primeiro fabricante a lançar um carro compacto familiar e econômico no mercado. Assim, até hoje, os best-sellers Kadett e Astra são sinônimos de inovações acessíveis na classe de modelos compactos.

Isso também é demonstrado pela mais recente geração do Opel Astra, concebida, projetada e produzida em Rüsselsheim, uma proposta eletrificada, repleta de destaques tecnológicos e, ao mesmo tempo, totalmente adequada para uso diário. Sistemas como os faróis Intelli-Lux LED® Pixel, líderes em sua classe e sem ofuscamento, com um total de 168 elementos LED adaptativos, bem como o Intelli-Drive 2.0 com assistente de mudança de faixa semiautomático e ajuste inteligente de velocidade, garantem máxima segurança. O prazer de dirigir com responsabilidade também significa circular sem emissões locais, algo que o novo Astra Sports Tourer Electric torna possível como uma das primeiras minivans 100% elétricas, equipada com um motor elétrico de 115 kW (156 cv), potente torque máximo de 270 Nm e autonomia WLTP de até 413 quilômetros. Assim, o atual Opel Astra, assim como todos os futuros modelos, continuará impulsionando consistentemente a eletrificação da marca neste ano de aniversário de 2024. (Fonte: Redação e Opel)

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses