Marca francesa da Stellantis revelou nova identidade visual. Peugeot tem logotipo com perfil de leão e põe fim a um meme maldoso que ironizava proprietários no Brasil
Conhecida como ‘a marca do Leão’, a Peugeot é a montadora mais antiga do mundo. Desde 1850, a francesa que agora pertence à Stellantis já teve dez logos, sempre com a imagem do felino. No final de 2021, a Peugeot revelou seu 11º logotipo, com objetivo de se firmar como premium e elegante, com produtos mais caros. Porém, a novidade coloca fim a um divertido (e maldoso) meme que circula na internet brasileira! (confira no final da matéria!)
O primeiro veículo a ostentar a nova logo será o novo Peugeot 308, na Europa. Além dos veículos, a nova marca será aplicada em tudo relacionada aos franceses, desde o site até as concessórias. A atual logo, que deixa de ser utilizada, havia sido lançada em 2010.
Assim, com as novas logos de marcas ao redor do mundo, a Peugeot está preocupada em se firmar como empresa de mobilidade e não apenas montadora de veículos. O desenho da nova logo foi feito pelo Design LAB, na Europa.
“Um novo logotipo que representa o que foi a Peugeot ontem, o que é a Peugeot hoje e o que será a Peugeot amanhã. Este novo brasão, com a imagem do leão, sempre acompanhou a Marca. Ele ostenta com orgulho os valores da Peugeot”, diz o comunicado.
Nova logo Peugeot
A nova logo da Peugeot recupera elementos históricos com a modernidade. Basicamente é o perfil do Leão em formato de brasão com o logotipo ‘Peugeot’ com nova fonte. O desenho poderia ser mais minimalista como as demais marcas têm adotado; ficou parecendo escudo de time de campeonato virtual.
“Com este brasão, a marca Peugeot parte rumo à conquista de novos territórios, acelera sua abertura internacional, exporta o estilo e o ‘savoir-faire’ franceses, bem como a arte de viver à francesa”, afirma a marca.
No projeto da nova identidade visual, as concessionárias físicas deverão seguir o padrão a ser adotado no site oficial. Sai o azul e entra o preto. “As concessionárias proporcionarão uma experiência ainda mais humana, visual e pedagógica; um lugar para se viver concretamente a aceleração da transição energética, descobrir as novas mobilidades e tecnologias”, diz a marca.
“THE LIONS OF OUR TIME”.
Para marcar o novo ciclo, a marca francesa lança uma campanha internacional, voltada ao público em geral. A Peugeot pretende celebrar os “Leões de hoje”, de todas as idades, todas as culturas e todos os horizontes. “Leões de hoje” que já não se dedicam tanto à busca do poder ou do dinheiro, mas cada vez mais de um tempo de qualidade.
A campanha faz parte da mudança de parâmetro da marca, que pretende naõ ser apenas montadora de veículos, mas difusora de um novo estilo de vida e mobilidade. “O brasão abre o caminho para um ecossistema de marca que vai muito além de sua identidade visual. Ele é portador de uma mudança mais profunda. Uma mudança de postura, um novo estado de espírito, um novo estilo de vida”.
Novo logo Peugeot mata meme brasileiro
Certamente o time de design internacional da marca não se ateve a esse detalhe, mas os entusiastas de carros vão sentir falta da antiga logo. É por que a ‘pose’ do leão dava um duplo sentido, jocosamente utilizado num meme brasileiro que ainda circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp.
As patas do leão parecem formar um gesto conhecido como ‘se fo***’, utilizado para no quando alguma desventura acontece com alguém. Isso representou bem o que passou vários proprietários da marca nos anos 2000, devido a fragilidade da suspensão dos modelos da Peugeot, além da má experiência no pós-venda da marca. Isso em falar na desvalorização.
Agora sob a batuta da Stellanatis, a Peugeot planeja um novo futuro, inclusive no Brasil. A antigo logo já ficou para trás. Resta saber se os proprietários não terão mais dor de cabeça com os modelos da marca.
[…] Peugeot adota nova logo e acaba com meme brasileiro […]
[…] montadoras de veículos ao universo dos aplicativos e inevitável eletrificação dos modelos. BMW, Peugeot, Kia e Renault, dente outras apostam nessa mesma estratégia.Neste infográfico feito pela marca, […]
Comentários fechados