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Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil

Superesportivo é avaliado em R$ 14,4 mi e São Paulo tem duas unidades registradas. IPVA do Porsche 918 Spyder dá para comprar um apartamento


O Governo de São Paulo revelou detalhes sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023 SP), devido a todos os proprietários no estado. O tributo poderá ser dividido em até cinco vezes ou com desconto de 3% à vista para pagamento em janeiro.

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O parcelamento, talvez, poderá ser a opção do maior valor do IPVA 2023 em SP! Mais uma vez, os dois proprietários de Porsche 918 Spyder 2015 terão um boleto salgado para quitar no próximo ano. Segundo a Secretária de Fazenda de São Paulo, o IPVA do modelo será de R$ 577.921,56. Ou seja, somente com imposto seria possível comprar um apartamento ou uma frota de carros populares!

Porsche 918 Spyder: apenas 918 unidades produzidas

Isso acontece porque São Paulo, assim como Minas Gerais, possui uma das maiores alíquotas do IPVA 2023 do Brasil. No caso, o valor do tributo é de 4% do valor do veículo segundo a tabela Fipe. E, mais uma vez, o valor tem aumento devido aquecimento da economia.

No caso do IPVA mais caro de SP, o Porsche 918 Spyder tem valor de mercado avaliado em R$ 14.448.039,00. Daí os quase R$ 580 mil em impostos devidos. Trata-se de um esportivo exclusivo em nível mundial, daí o valor tão alto. Entre os proprietários de uma unidade, está o atacante do Milan Zlatan Ibrahimović.

O 918 Spyder é um carro que mantém uma longa tradição de supercarros esportivos na Porsche. Ele vem da mesma linha de modelos como Carrera GTS, o primeiro Porsche Turbo, o 959 , o 911 GT1 e o Carrera GT. São superesportivos clássicos, geralmente lançados uma vez a cada década.

O Porsche 918 Spyder teve 918 unidades produzidas e vendidas entre 2013 e 2015. São carros muito valorizados no mercado mundial até hoje. É um modelo híbrido com um motor central V8 e dois elétricos. Trata-se de um conjunto utilizado para disputar as 24 horas de Le Mans. Ou seja, um carro de corrida homologado para as ruas.

Superesportivo tem 887cv de potência que podem chegar de 0-100km/h em 2.6 segundos

O motor V8 é acoplado a um motor elétrico no eixo traseiro. Com configuração híbrida paralela, o 918 Spyder pode ser movido pelo eixo traseiro individualmente pelo motor de combustão ou pelo motor elétrico, ou por meio de ambos os acionamentos juntos. Como é típico de um supercarro esportivo da Porsche, a unidade de força no 918 Spyder foi colocado na frente do eixo traseiro e não tem uma conexão mecânica direta com o eixo dianteiro. Uma transmissão automatizada Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades controla a transmissão de força para o eixo traseiro.

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Existe outro motor elétrico independente que gera aproximadamente 95 kW de potência no eixo dianteiro. A unidade de tração elétrica dianteira aciona as rodas em uma relação de transmissão fixa. Um desacoplador desacopla o motor elétrico em altas velocidades para evitar que o motor acelere em excesso. O torque de transmissão é controlado de forma independente para cada eixo, criando uma função de tração nas quatro rodas.

Existem três unidades do carro no Brasil

IPVA 2023 SP

A tabela do IPVA 2023 SP começa 11 de janeiro de 2023. Segundo o governo de SP, passada a fase mais grave da pandemia da Covid-19, o mercado reaqueceu de 2020 para 2021 valorizando o preço dos carros usados em 22,54% nos carros usados.  Em 2022, contudo, o valor venal dos veículos seminovos ou usados teve variação média bem menor, atingindo 10,77%, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) encomendada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento. O levantamento da Fipe é baseado nos valores de mercado apurados em setembro/outubro de 2022, em comparação com igual período de 2021. 

A novidade para o IPVA 2023 SP, é que, dependendo do valor, o sistema calculará automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas, – desde que o valor mínimo por cota seja de R$ 68,52 (duas Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo). 

A maior valorização foi registrada nos preços de venda de motocicletas usadas, que apresentaram 14,04%. A alta foi seguida por caminhões, com 13,37%. As camionetas e utilitários fecharam em 10,46%. Já os preços de venda de automóveis registraram média de 9,36% acima do valor apurado no ano anterior. Os ônibus e micro-ônibus tiveram 8,57% de variação. 

Para consultar o valor venal do automóvel para 2023, a Sefaz-SP preparou uma página simplificada de consulta, no Sistema de Veículos (Sivei) do portal, bastando o proprietário informar a placa do veículo.

A Resolução SFP – nº 79/2022, que traz a tabela completa com os valores venais, que engloba 12.621 diferentes marcas, modelos e versões de veículos, foi publicada em caderno suplementar do Diário Oficial do Estado no sábado (17) e pode ser consultada em imprensaoficial.com.br

Frota total x arrecadação

A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 27 milhões de veículos. Desses, 17,9 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA e 8,5 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Cerca de 920 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento (como taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos). A Sefaz-SP estima que a arrecadação com o imposto atinja R$ 23,4 bilhões em 2023. 

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo. 

Calendário de pagamento 

Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa: 

  • À vista
  • – Cota única em janeiro com desconto de 3%;
  • – Cota única em fevereiro, sem desconto;
  • Parcelamento, sem desconto, cota mínima de R$ 68,52
  • – Em 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 205,56 e R$ 274,07);
  • – Em 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 274,08 e R$ 342,5);
  • – Em 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 342,60).

Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral em janeiro é concedido desconto de 3%; para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de abril, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro (veja as tabelas completas abaixo). 

E se atrasar o IPVA 2023?

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. 

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto. 

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Calendário de vencimento do IPVA 2023 

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares ​ ​ ​ ​ ​
Mêsjaneirofevereiromarçoabrilmaio
Parcela1ª Parcela ou Cota Única Com Desconto de 3%2ª Parcela ou Cota ÚnicaSem Desconto3ª ParcelaSem Desconto4ª ParcelaSem Desconto5ª ParcelaSem Desconto
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do Vencimento
Final 111/0111/0211/0311/0411/05
Final 212/0112/0212/0312/0412/05
Final 313/0113/0213/0313/0413/05
Final 416/0116/0216/0316/0416/05
Final 517/0117/0217/0317/0417/05
Final 618/0118/0218/0318/0418/05
Final 719/0119/0219/0319/0419/05
Final 820/0120/0220/0320/0420/05
Final 923/0123/0223/0323/0423/05
Final 024/0124/0224/0324/0424/05
Caminhões e Caminhões-tratores ​ ​ ​ ​ ​ ​ ​
Mêsjaneiromarçoabrilmaiojulhoagostosetembro
ParcelaCota Única Com Desconto de 3%1ª Parcela Sem DescontoCota Única Sem Desconto2ª Parcela Sem Desconto3ª Parcela Sem Desconto4ª Parcela Sem Desconto5ª Parcela Sem Desconto
PlacaDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do VencimentoDia do Vencimento
Final 111/0120/0320/0420/0520/0720/0820/09
Final 212/01
Final 313/01
Final 416/01
Final 517/01
Final 618/01
Final 719/01
Final 820/01
Final 923/01
Final 024/01
Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

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