Notícias

Propaganda LGBT do Polo gera polêmica e VW responde 🏳‍🌈

Postagem LGBT do Polo rende comentários homofóbicos e memes na web. Volkswagen diz que ‘diferença enriquece, o respeito une’

Uma propaganda da Volkswagen está provocando polêmica nas redes sociais neste maio de 2022 e levou a montadora alemã a se posicionar a respeito. Tudo acontece devido a uma foto LGBT do Polo, com um casal e o hatch da marca. A publicação rendeu comentários homofóbicos e memes. No pano de fundo, Volks tem feito várias iniciativas para promover a diversidade (leia a nota oficial logo abaixo).

A peça que causa polêmica mostra um ensaio com um casal com um Volkswagen Polo. O conteúdo foi postado como foto única nas redes sociais da montadora e também num vídeo vertical com 15s. A peça LGBT do Polo tem uma legenda que exalta características do carro, sem qualquer referência a orientação dos modelos. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor, com muito mais segurança e tecnologia. Você acessa seu veículo sem o uso de chaves, aproveita a transmissão automática de 6 velocidades e se conecta com tudo pelo VW Play”.

Após a publicação, vários comentários criticaram a produção, enquanto outros ameaçaram deixar de seguir o perfil da VW ou mesmo vender veículos da marca. O assunto a foto LGBT do Polo foi parar em grupos do WhatsApp e do Facebook. “Sério mesmo propaganda desnecessária eu jamais compraria um polo agora”, disse um usuário no grupo VW Polo/Virtus Brasil. “Nada contra.tbm nada a favor. mas particularmente não gostei da propaganda. o meu polo está a venda
Que venha um Honda 🙏🎉”, escreveu outro usuário.

Propaganda LGBT do Polo causa polêmica nas redes sociais

LEIA TAMBÉM!
Volkswagen Taos Comfortline: conheça em detalhes a versão de entrada
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass

No outro lado, alguns usuários elogiam a postura da marca. “A galera faz uma tempestade em copo d’água por uma bobagem. Pessoas em relação homoafetiva compram carro. Parabéns pro time da Volkswagen pela propaganda.
Que o público LGBTQIA+ se interesse ainda mais pelo veículo!”, declarou membro do mesmo grupo.

Foto LGBT do Polo

Apesar da nova leva de polêmica a respeito da propaganda LGBT do Polo, o assunto não é novidade. Em novembro de 2021 a marca alemã já havia postado imagem do mesmo ensaio. Naquela época, a controvérsia já havia sido registrada.

A Volkswagen tem feito uma iniciativa global em favor da inclusão e diversidade. No Brasil, a marca elaborou uma cartilha que deve se seguida por funcionários, prestadores de servições e também nas concessionárias com regras contra o preconceito.

Questionada pelo Carro Esporte Clube sobre a posição à respeito da polêmica com o conteúdo LGBT, a Volkswagen enviou o seguinte comunicado:

“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. A
Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos.

No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.”

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses