A Renault do Brasil lançou nesta semana a primeira edição da cartilha de Diversidade e Inclusão, válida para todos os seus colaboradores e concessionários. O documento visa combater o preconceito de gênero, idade, condição física, raça ou orientação sexual e promover a igualdade na empresa (Confira na íntegra abaixo).
O documento de 25 páginas aborda questões relacionadas em cinco temas: gênero, LGBTQIA+, raça e etinais, pessoas com deficiência (PcD) e idade. A Renault ressalta já realizar ações em favor do empoderamento feminino desde 2015, quando aderiu aos WEPs (Women’s Empowerment Principles– ONU). Além disso, em 2020, foi a primeira montadora a aderir ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+ e, em 2021 se passou a integrar a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e do Movimento Mulher 360.
“Esta cartilha é um convite para todos os colaboradores, fornecedores e concessionários da Renault refletirem sobre estes importantes temas, e colocarem em prática os comportamentos adequados para garantir um ambiente de trabalho com segurança psicológica, livre de preconceitos e discriminação”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Último Sandero R.S. vira peça do museu da Renault
GP da Rússia é cancelado pela FIA; Verstappen e Vettel criticam guerra
Rússia: conheça os carros mais vendidos do país
Em relação ao combate ao preconceito contra as mulheres, a Renault recomenda eliminar do vocabulário dentro do ambiente da empresa, expressões como “ela deve estar louca” ou “ela está falando assim por que está de TPM” etc. Já em relação à agenda LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais/transgêneros, queer não-binário, interssexual, assexual e o ‘+’é para para reconhecer as orientações sexuais ilimitadas), a marca francesa sugere evitar piadas e brincadeiras e reforça o respeito às posições delas.
Sobre etnias, a Renault do Brasil aborda questões para combater o preconceito racial. A montadora francesa recomenda evitar uso de expressões como “denegrir” e “criado-mudo” e repele expressões racistas como cabelo ruim e cabelo ruim.
A Renault do Brasil é a única unidade do Renault Group no mundo a ter cinco grupos de trabalho pela diversidade, com projetos e ações. São eles:
· Women@Renault: equidade de gênero
· Proud@Renault: agenda LBGTQIA+
· Access@Renault: inclusão das pessoas com deficiência
· AllCollors@Renault: raça e etnias
· Generations@Renault: trata o tema das multigerações
A Cartilha de Diversidade e Inclusão da Renault do Brasil está disponível no site da montadora www.renault.com.br/renault-no-brasil/nossos-compromissos
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…