Fim do mistério: eis o novo Renault Kardian 2024, um SUV compacto do segmento B, rival de Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. O modelo representa uma cartada importante na estratégia da marca francesa de manter-se competitiva no Brasil e em outros países. O Kardian estreia um inédito motor turbo e tecnologias pouco comuns em produtos da Renault fora dos principais mercados.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O Renault Kardian 2024 é um modelo global para mercados emergentes. O carro será fabricado na fábrica de São José dos Pinhais (PR ) e no Marrocos. O produto oferece cluster digital, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e recursos ADAS, aprimoramentos que prometem roubar vendas dos SUVs de sua categoria.
O modelo estreia um inédito motor. A Renault acordou e vai lançar um bloco 1.0 de três cilindros turbo. Bem verdade essa tecnologia que nem é mais novidade, com a chegada de híbridos e elétricos chineses no Brasil. O Kardian, por sua vez, tem um trunfo: com 220 Nm de torque, é 1.0 turbo mais forte do mercado.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
Novo Kardian foi desenvolvido em parceria com equipes da França e América Latina. O SUV exibe linhas esculpidas com formas mais arredondadas, mantendo a essência da nova identidade visual da marca Renault. O carro estreia as novas logo e assinatura luminosa da Renault.
O novo modelo tem 4,12 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,54 metros de altura. Essas medidas o tornam ideal para o uso na cidade. A distância entre-eixos é de 2.60, bem superior a do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Ele tem ainda rodas de 17 polegadas, ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil, capaz de enfrentar terrenos irregulares, mesmo sem tração integral.A
Na parte de dentro, destaque para o console elevado com alavanca de câmbio tipo “e-shifter”. O sistema multimídia é o MULTI-SENSE com tela de 8 polegadas. O Kardian conta ainda com oito ambientes luminosos à escolha do motorista. O cluster é digital com uma tela configurável de 7 polegadas.
O novo Renault Kardian será lançado com motor turbo 1.0 de três cilindros com injeção direta, gerando uma potência de 125 cv (92 kW) e um torque de 220 Nm. O motor turbo tem ainda sistema Stop & Start, que promete economia, ainda não divulgada.
Esse motor será combinado com um câmbio automático de dupla embreagem EDC. A promessa da Renault é uma transmissão mais rápida e esportiva.
Esse câmbio com dupla embreagem úmida, conhecido como DW23, otimiza o resfriamento das embreagens e prolonga sua vida útil. Vamos saber como será o comportamento no longo prazo. Outras transmissões semelhantes já deram problema no passado…
O Renault Kardian 2024 se destaca por sua segurança passiva, oferecendo seis airbags, mais que o Pulse. Estes airbags incluem dois na parte frontal (para o motorista e o passageiro), além de airbags laterais e do tipo cortina. A Renault diz ter reforçado a carroceria do veículo para minimizar os danos em caso de colisões frontais ou laterais. Além disso, o Novo Renault Kardian está equipado com um sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP).
Além da segurança, o Novo Renault Kardian oferece uma série de recursos avançados de assistência ao motorista (ADAS). Isso inclui um assistente de partida em rampa que é acionado automaticamente quando o veículo está parado em uma superfície inclinada com um desnível superior a 3%.
Além disso, o Novo Renault Kardian Cruise control adaptativo (ACC), Alerta de distância segura, Alerta de colisão frontal e frenagem ativa de emergência e o Alerta de ponto cego e câmera multivisão.
DIMENSÕES DO NOVO RENAULT KARDIAN | (mm) |
---|---|
Comprimento total | 4.119 |
Entre eixos | 2.604 |
Balanço dianteiro | 828 |
Balanço traseiro | 687 |
Largura total sem / com retrovisores | 1.773 / 2.025 |
Bitola dianteira | 1.517 |
Bitola traseira | 1.509 |
Altura com / sem barras de teto | 1.544 / 1.595 |
Altura com a porta traseira aberta, com o veículo vazio | 2.050 |
Altura da base do porta-malas com o veículo vazio | 801 |
Ângulo de ataque / saída (graus) | 20° / 36° |
Altura em relação ao solo com o veículo vazio | 209 |
Largura para os cotovelos na frente | 1.399 |
Largura para os cotovelos na traseira | 1.406 |
Largura para os ombros na frente | 1.394 |
Largura para os ombros na traseira | 1.368 |
Espaço para a cabeça da 1ª fileira de bancos | 898 |
Espaço para a cabeça da 2ª fileira de bancos | 878 |
Largura máxima do porta-malas | 1.353 |
Largura interna entre as caixas de rodas | 1.005 |
Volume total do porta-malas (dm³ VDA) | 358 dm³ VDA |
Volume total do porta-malas com o banco traseiro rebatido (V214) | 1.304 dm³ |
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…