Renda extra: que tal alugar seu carro para motorista da 99?

0

Carsharing da 99 possibilita proprietário ganhar renda extra com aluguel para motorista de aplicativo. Empresa não cobra taxa e locador é livre para negociar com o profissional

99 oferece oportunidade de PF virar frotista (Foto: Ivan Kazlouskij)
99 oferece oportunidade de PF virar frotista (Foto: Ivan Kazlouskij)

Uma iniciativa de compartilhamento de carros (carsharing) da 99 permite que proprietários de veículos ganhem uma renda extra com aluguel. Trata-se do 99Loc, um sistema de intermediação de aluguel de carros, que começou a operar há dois meses em Belo Horizonte, mas a idéia é expandir para outras cidades. Segundo a empresa, já existem 70 usuários cadastrados e 500 carros disponíveis.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Na plataforma da 99, o interessado aluga um veículo para um motorista de aplicativo. Do lado do proprietário, ele ganha uma renda extra, enquanto o profissional pode encontrar um carro com condições melhores do que em locadoras convencionais. O preço é de livre negociação: a 99 faz a intermediação, mas não cobra taxa de ambos.

O interessado não precisa ter um número mínimos de carros para ser frotista. O veículo precisa atender aos requisitos da plataforma em Belo Horizonte. No caso da categoria 99pop, precisa ter quatro portas e ano de fabricação 2008 em diante. Na categoria 99Confort estão modelos ano 2012 em diante como Chevrolet Cruze, Ford Versa S 1.6, Ka Sedan SE 1.5 ou Volkswagen Voyage, por exemplo.

Leia também:
Localiza vende 49 mil carros e ativos da Unidas por R$ 3,5 bi
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick

O sistema vale tanto para empresas como para pessoas físicas. Ou seja, quem tem um carro que fica parado durante a semana e utiliza apenas aos sábados e domingos, poderia alugá-lo no período ocioso. O frotista tem autonomia para escolher o melhor método de trabalho para o seu negócio: pode decidir se quer realizar análise de crédito, solicitar cheque caução ou cartão de crédito, dentre outros critérios que você quiser. A conexão entre o motorista parceiro e os donos de veículos é feita utilizando dados de aproximação geográfica entre os dois.

Quem se interessar pela proposta precisa ficar atento: a 99 não se responsabilizar por qualquer dano ou prejuízo com o aluguel. Caso o veículo sofra alguma avaria ou sinistro o problema precisa ser resolvido entre o locador e o locatário. É o que diz o Termo de Serviço entre o frotista a a 99.

A proposta de terceirização de frota da 99 faz parte do Driver LAB, iniciativa de baratear os custos operacionais e oferecer mais possibilidade de ganhos aos motoristas. Já quem aluga, tem como vantagem receber o valor do aluguel direto diretamente dos ganhos dos motoristas parceiros que utilizam seus carros.

“O 99Loc permite que os motoristas parceiros tenham mais acesso à principal ferramenta de trabalho: o carro. Também é uma oportunidade para locadoras e até pessoas físicas alugarem seus veículos com praticidade e segurança para condutores de app”, diz Thiago Hipolito, diretor de DriverLAB da 99.