Os resultados de 2023 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP) foram divulgados neste 5 de julho, revelando uma boa notícia para o Volkswagen Taigun, que obteve cinco estrelas, e uma decepção para o Jeep Renegade, que recebeu apenas uma estrela.
O Jeep Renegade, fabricado no Brasil, apresentou um desempenho desfavorável. O veículo, que oferece dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve 48,71% para a Proteção do Ocupante Adulto, 66,71% para a Proteção do Ocupante Infantil, 45,32% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis e 55,81% para os Sistemas de Assistência à Segurança.
O Renegade foi submetido a testes de impacto frontal, impacto lateral, chicoteamento cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e controle eletrônico de estabilidade. No teste de impacto frontal, a cabeça de uma criança de 18 meses entrou em contato com o banco dianteiro, resultando na perda de pontos.
O teste de impacto lateral mostrou boa proteção para o corpo, porém proteção marginal para a cabeça, provavelmente devido à falta de proteção lateral padrão. O teste de impacto lateral contra poste não foi realizado, uma vez que os airbags de cortina laterais e os airbags laterais de corpo são opcionais nesse modelo. As tecnologias de frenagem automática de emergência (AEB) e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) são oferecidas como opcionais, mas não atendem aos requisitos mínimos do Latin NCAP para serem avaliadas e pontuadas.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
A versão testada do Jeep Renegade foi adquirida no Panamá e está disponível em muitos outros mercados. O fabricante do veículo recusou-se a realizar uma avaliação voluntária, que envolveria mais testes de colisão no equipamento de segurança opcional, para demonstrar seu desempenho aos consumidores.
No Brasil, o Renegade possui de série seis airbags seis airbags, faróis e lanternas em LED, controle de cruzeiro, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência. Naturalmente deverá ter um desempenho bem melhor!
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O Latin NCAP avalia a versão básica de equipamentos de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores adquiram versões equipadas com tecnologia ADAS avaliada e com bom desempenho nos modelos apresentados.
Em 2015, o Jeep Renegade foi avaliado pelo Latin NCAP e recebeu cinco estrelas de acordo com os protocolos de avaliação vigentes na época (2013-2015). Os fabricantes de veículos podem utilizar os resultados da classificação por estrelas do Latin NCAP por até quatro anos após a data de publicação para fins de publicidade e marketing. No entanto, o Jeep continuou a utilizar o resultado de 2015 além desse período, inclusive para o modelo de 2023, realizando adaptações de design incorretas e não autorizadas, segundo a entidade.
“É decepcionante a comunicação enganosa que a Stellantis faz aos consumidores da América Latina e do Caribe. O Latin NCAP insta a Stellatis a mudar esse enfoque, a melhorar o equipamento básico de segurança dos veículos e a oferecê-los voluntariamente para que o Latin NCAP avalie e mostre aos consumidores seu desempenho. Os resultados recentes dos modelos da Stellatis, como o Fiat Strada, o Peugeot 208 e o Fiat Argo / Cronos, bem como o Renegade, mostram que a fraca estratégia do fabricante em relação a veículos mais seguros na região é inaceitável. Esse caso demonstra mais uma vez a necessidade de padronizar a rotulagem de segurança dos veículos, incluindo a classificação por estrelas do Latin NCAP, diz Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…