Conserto os carros mais baratos do Brasil varia bastante. Cesta de equipamentos pode custar até R$ 41.972
Preços de peças de reposição para veículos têm aumentado consideravelmente, o que reforça a importância de se preparar para imprevistos envolvendo acidentes de trânsito. Faróis, grades, para-choques, para-lamas, capô e outros componentes danificados em colisões podem fazer a fatura do conserto ficar mais cara, devido ao encarecimento dos carros.
Leonardo Dias, especialista em sinistros da CMA Proteção Veicular, desenvolveu uma tabela de preços de peças de reposição com base nos veículos contemplados pelo programa de incentivo à indústria automotiva. Essa tabela revela que a Fiat apresenta os valores mais altos para reparos. Segundo Dias, isso ocorre devido a questões de projeto, logística e ao uso de várias plataformas pela marca.
No caso da Fiat, o compacto Mobi é construído sobre a estrutura chamada 327, enquanto o Argo e o Cronos utilizam as bases MP1 e MPS, respectivamente. Os hatches sejam fabricados em Betim (MG), o sedã é produzido em Córdoba, na Argentina. Um exemplo é o Argo, cujas lanternas traseiras são divididas em dois blocos: um localizado na parte externa da carroceria e outro na tampa do porta-malas. Em algumas colisões, é necessário substituir ambas as partes, o que aumenta o custo do reparo.
Por outro lado, o Volkswagen Polo apresenta o menor valor para peças de reposição. Segundo o especialista, isso se deve ao fato de a fabricante utilizar a mesma plataforma MQB em grande parte de seus veículos, compartilhando a linha de produção e fornecedores. Diferentemente do Argo, o Polo possui apenas um bloco nas lanternas traseiras.
Além do tipo de estrutura e plataforma, os pacotes de equipamentos dos carros também podem influenciar os custos de manutenção. Por exemplo, o Renault Stepway Zen possui faróis de milha, um item extra de segurança ausente em outros carros da mesma categoria. Em caso de colisão frontal, a presença desse componente eleva o valor da manutenção.
Outro exemplo é a lanterna do Hyundai HB20, que se estende por toda a tampa do porta-malas. Em caso de batida, todo o conjunto pode ser danificado, aumentando os custos de reparo.
Leonardo Dias ressalta que o preço das peças de reposição é influenciado por diversos fatores, como a linha de montagem, os materiais utilizados, a logística, as estratégias de mercado, as políticas de preços e a disponibilidade dos fornecedores. Em alguns casos, a falta de tempo no mercado pode resultar em poucas alternativas para os proprietários, que muitas vezes precisam recorrer às peças originais do fabricante, como é o caso do Citroën C3, lançado em sua nova geração no ano passado.