Škoda Kushaq: SUV compacto derivado do Volkswagen T-Cross é revelado na Índia

0

Engenharia da Volkswagen do Brasil colaborou com criação do Škoda Kushaq. SUV compacto da marca tcheca é feito na mesma plataforma MQB

Marca tcheca que pertence ao grupo Volkswagen apresentou o Škoda Kushaq, SUV compacto para o mercado indiano. O modelo lhe parece familiar? Sim! É uma versao do Volkswagen T-Cross vendido por aqui, ambos criados na mesma plataforma modular MQB-A0. Aliás, a filial brasileira ajudou no desenvolvimento desse produto.

Siga o carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

O Škoda Kushaq tem dimensões semelhantes as do T-Cross. O entreeixos tem os mesmos 2,65 m e a largura segue com 1,76 m, mas o comprimento é maior em 2 cm, para 4,22 m. A altura também é maior (1,61 m x1,57 m) e o vão livre do solo, levemente menor: 18,8 cm contra 19,1 cm do T-Cross brasileiro.

Motores turbinados TSI 1.0 de 115 cv ou o 1.5 TSI de 150 cv, que tem sistema de desativação de cilindro (alô, Volks, cadê esse motor aqui?). Transmissões manual de seis marchas, automática de seis (no 1.0) ou DSG de sete marchas (1.5).

O nome do carro é derivado do sânscrito, uma língua indiana com milhares de anos. A palavra ‘kushak’ representa um ‘rei ou imperador’. A Škoda resolveu trocar o K pelo Q para que o carro fique próximo da nonemclatura de outros SUVs da marca, como o Kodiaq, Karoq ou Kamiq. Assim, o T-Cross indiano chama-se Škoda Kushaq.


O SUV é o primeiro carro de produção no âmbito do projeto INDIA 2.0. O Grupo Volkswagen está investindo um bilhão de euros no país para fortalecer tanto a Skoda como a VW a logo prazo.