Fábrica de Betim receberá R$ 14 bilhões em investimentos da Stellantis. Até 2030, serão 40 lançamentos de carros no Brasil
A fábrica da Stellantis em Betim (MG) vai receber R$ 14 bilhões em investimentos entre 2025 e 2030, revelou a empresa nesta segunda (20). O aporte faz parte do mega pacote de R$ 32 anunicado pela Stellantis em março. O valor aplicado em Minas foi comunicado por Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul, junto com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Este será o maior investimento feito pela empresa em Minas, desde que chegou em 1976. O valor será destinado ao desenvolvimento de novos produtos e motores, incluindo carros eletrificados. O primeiro deles, criado na estratégia Bio-Hybrid chega ainda em 2024.
O investimento será utilizado para a renovação de modelos populares produzidos em Betim, como Fiat Strada, Argo, Pulse e Fastback. Além disso, novos produtos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid serão introduzidos. Esta tecnologia, que combina motores flex com um ou mais motores elétricos, terá seus primeiros modelos lançados no mercado no segundo semestre de 2024.
- Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381
- Polo Track Rock in Rio: hatch ganha versão especial, confira o preço
- Stellantis vai fabricar Jeep Avenger e Citroën Basalt após investimento de R$ 3 bi
Todos os produtos da linha Stellantis têm potencial para algum tipo de eletrificação, incluindo modelos de entrada como o Fiat Mobi e Argo, embora inicialmente Fastback e Pulse devam receber conjuntos híbrido-flex.
Entre os novos lançamentos previstos está o Jeep Avenger, um SUV abaixo do Renegade, que tem obtido sucesso na Europa. Este modelo será fabricado em Betim utilizando a tecnologia Bio-Hybrid, embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado pela Stellantis.
O investimento de R$ 32 bilhões anunciado para a América do Sul permitirá o lançamento de 40 novos produtos e 8 novos powertrains, além de iniciativas de descarbonização na cadeia de suprimentos automotiva. Em Betim, o objetivo não é aumentar a capacidade produtiva, mas modernizar os produtos existentes para competir com a crescente oferta de carros chineses no mercado.
“Prestes a completar 48 anos, o Polo Automotivo Stellantis de Betim tem uma trajetória marcada pelo sucesso, produzindo modelos que lideram os seus segmentos no Brasil. Com este novo investimento de R$ 14 bilhões, vamos dar sequência ao incrível legado desta fábrica, direcionando o valor para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias e gerar novos empregos”, afirmou Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Adicionalmente, R$ 454 milhões serão investidos para aumentar a capacidade de produção de motores, que atingirá 1,1 milhão de unidades por ano. Esta nova linha produzirá motores flex de alta eficiência e baixas emissões, que serão combinados com tecnologias de hibridização, consolidando o Brasil como um centro de referência global no desenvolvimento de powertrains e tecnologia Bio-Hybrid.
As tecnologias Bio-Hybrid foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em colaboração com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros. A flexibilidade dessas tecnologias permite sua aplicação em diversos modelos produzidos pela Stellantis em toda a região.
Stellantis planeja introduzir quatro plataformas eletrificadas no Brasil:
- Bio-Hybrid: Introdução à eletrificação com um dispositivo elétrico multifuncional que gera torque adicional e recarrega uma bateria de 12 volts.
- Bio-Hybrid e-DCT: Inclui dois motores elétricos e uma bateria de 48 volts, oferecendo operação térmica, elétrica ou híbrida, focando em eficiência e economia.
- Bio-Hybrid Plug-in: Equipado com uma bateria de 380 volts recarregável por diferentes fontes, similar ao sistema do Compass 4Xe, mas com produção local.
- BEV (100% Elétrica): Totalmente movido por um motor elétrico de alta tensão, com uma bateria de 400 volts que proporciona torque instantâneo e desempenho responsivo.
- Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes
- Adeus V8: Ram lança série final Classic R/T no Brasil
- Invasão chinesa: BYD desembarca 5 mil carros, incluindo rival do Corolla
- Kia EV3: novo SUV elétrico coreano deve chegar em breve ao Brasil
- Magnum Tires abre vagas de trainee com salário de R$ 6 mil
- Opel Patentwagen System Lutzmann: conheça o primeiro carro da marca
- BYD inicia obras e confirma quais carros vai produzir na Bahia
- Senado pode acabar com IPVA para carros acima de 20 anos
- Governo do Rio proíbe taxa extra de ar-condicionado para Uber