Carros elétricos representam 7,5% do mercado no segundo trimestre de 2021, contra 3,5% do ano passado, revela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA)
O mercado de carros elétricos não só já é realidade, mas está em amplo crescimento em mercados desenvolvidos. É o que revelam os números da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), revelados na última sexta-feira (23). Segundo a entidade, as vendas de carros 100% elétricos superaram 210 mil unidades neste ano. A taxa de participação de mercado dos veículos elétricos dobrou na Europa nas vendas de carros novos no segundo trimestre do ano.
Os carros totalmente elétricos representaram 7,5% das vendas de carros novos na Europa, contra 3,5% no segundo trimestre de 2020. As vendas superaram 210 mil (+231,6%), com forte alta na Alemanha, Espanha, Áustria e Bélgica. Fora da União Europeia, Noruega e Reino Unido registraram forte aumento.
A ACEA não informou quais os modelos mais vendidos, mas análise feita pela JATO Dynamics aponta o Tesla Model 3 como o carro elétrico mais vendido neste ano na Europa. Segundo o analista Felipe Munoz, de janeiro a maio de 2021, o Tesla Model 3 vendeu 40.412 unidades, enquanto o Volkswagen ID.3 tem 23.230. O Renault Zoe é o terciro, com 22.215 emplacamentos.
Esse crescimento dos carros elétricos acontece enquanto muitas montadoras apostam em eliminar os motores a combustão de suas marcas até 2030. Algumas marcas já anunciaram que vão virar 100% elétricas a partir de 2030, como a Volvo, Fiat e Mercedes-Benz. (Redação com ACEA e AFP)
LEIA TAMBÉM!
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen Arteon eHybrid: perua e coupé híbridos começam a ser vendidos na Europa
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass