Volkswagen e GM paralisam fábricas mesmo com MP dos carros populares

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Volkswagen paralisa fábricas inclusive de modelos dentro dos descontos da MP. GM interrompe produção de S10 e TrailBlazer

Volkswagen paralisa fábricas inclusive de modelos dentro dos descontos da MP. GM interrompe produção de S10 e TrailBlazer
Volkswagen paralisa fábricas inclusive de modelos dentro dos descontos da MP. GM interrompe produção de S10 e TrailBlazer

O programa do carro popular continua em vigor, com descontos em diversos veículos, porém algumas montadoras estão paralisando suas fábricas no Brasil. A Volkswagen é um exemplo disso, tendo desligado as máquinas em três linhas de montagem no país: em São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. De acordo com a montadora alemã, essa decisão foi motivada pela estagnação do mercado.

No caso da fábrica no Paraná, a Volkswagen planeja retomar a produção completa em até cinco meses, operando em dois turnos. A planta produz o T-Cross, um dos SUVs mais vendidos do país em 2023, que receberá uma reestilização no segundo semestre. Outro modelo fabricado por lá o Audi Q3, que está enfrentando baixas vendas, tendo acumulado apenas 573 unidades até maio deste ano.

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A General Motors (GM), por sua vez, poderá ficar até 10 meses sem produzir na fábrica de São José dos Campos (SP). Nessa fábrica são produzidos a picape média S10 e o SUV Trailblazer, que estão cotados para receber uma reestilização. Ou seja, é possível que a GM promova a modernização da linha, seguindo o exemplo do que foi feito em São Caetano do Sul (SP) para produzir a nova Montana.

Além de colocar cerca de 1.200 funcionários em layoff em São José dos Campos, a GM também paralisou por alguns dias a produção em Gravataí (RS), onde são montados os modelos hatch e sedã da linha Onix. Esses dois modelos têm sido alguns dos mais vendidos no país nos últimos anos, mas tiveram a produção interrompida justamente no mês dos descontos do carro popular. Isso pode explicar, em parte, o motivo pelo qual a GM não reduziu os preços de forma significativa.

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Curiosamente, essas paralisações têm refletido no mercado, como é o caso do Volkswagen Polo, que apresentou um aumento significativo nas vendas em junho. Sucessor do Gol, o Polo Track foi o carro mais vendido em maio e tem sido muito beneficiado com os descontos oferecidos pelo Governo Federal.

Confira abaixo a nota da Volkswagen:

“A Volkswagen do Brasil informa que haverá parada de produção em suas fábricas de automóveis por conta da estagnação do mercado. A fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o dia 5/6/2023 (com duração prevista entre 2 e 5 meses). O outro turno de produção estará parado de 26 a 30/6/2023, em regime de Banco de Horas. A unidade de Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, estará com os dois turnos de produção interrompidos de 26 a 30/6/2023, também em regime de Banco de Horas. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, protocolou férias coletivas de dez dias previstas para os seus dois turnos de produção a partir de 10/7/2023. Todas as ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.”