O programa do carro popular continua em vigor, com descontos em diversos veículos, porém algumas montadoras estão paralisando suas fábricas no Brasil. A Volkswagen é um exemplo disso, tendo desligado as máquinas em três linhas de montagem no país: em São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. De acordo com a montadora alemã, essa decisão foi motivada pela estagnação do mercado.
No caso da fábrica no Paraná, a Volkswagen planeja retomar a produção completa em até cinco meses, operando em dois turnos. A planta produz o T-Cross, um dos SUVs mais vendidos do país em 2023, que receberá uma reestilização no segundo semestre. Outro modelo fabricado por lá o Audi Q3, que está enfrentando baixas vendas, tendo acumulado apenas 573 unidades até maio deste ano.
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A General Motors (GM), por sua vez, poderá ficar até 10 meses sem produzir na fábrica de São José dos Campos (SP). Nessa fábrica são produzidos a picape média S10 e o SUV Trailblazer, que estão cotados para receber uma reestilização. Ou seja, é possível que a GM promova a modernização da linha, seguindo o exemplo do que foi feito em São Caetano do Sul (SP) para produzir a nova Montana.
Além de colocar cerca de 1.200 funcionários em layoff em São José dos Campos, a GM também paralisou por alguns dias a produção em Gravataí (RS), onde são montados os modelos hatch e sedã da linha Onix. Esses dois modelos têm sido alguns dos mais vendidos no país nos últimos anos, mas tiveram a produção interrompida justamente no mês dos descontos do carro popular. Isso pode explicar, em parte, o motivo pelo qual a GM não reduziu os preços de forma significativa.
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Curiosamente, essas paralisações têm refletido no mercado, como é o caso do Volkswagen Polo, que apresentou um aumento significativo nas vendas em junho. Sucessor do Gol, o Polo Track foi o carro mais vendido em maio e tem sido muito beneficiado com os descontos oferecidos pelo Governo Federal.
“A Volkswagen do Brasil informa que haverá parada de produção em suas fábricas de automóveis por conta da estagnação do mercado. A fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o dia 5/6/2023 (com duração prevista entre 2 e 5 meses). O outro turno de produção estará parado de 26 a 30/6/2023, em regime de Banco de Horas. A unidade de Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, estará com os dois turnos de produção interrompidos de 26 a 30/6/2023, também em regime de Banco de Horas. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, protocolou férias coletivas de dez dias previstas para os seus dois turnos de produção a partir de 10/7/2023. Todas as ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.”
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