Volkswagen Polo Track 2022 será o novo carro de entrada da marca no Brasil. Carro tem quatro airbags e motor 1.0 aspirado por R$ 79.9 mil
Thiago Ventura
Taubaté (SP) – Há um clima de expectativa nos corredores da planta da Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo. É que a unidade vive um momento de transição, em que um produto bem sucedido, validado por 42 anos no mercado, dá lugar a um novo projeto, que precisará conquistar a confiança (e o bolso) do consumidor. Trata-se do Volkswagen Polo Track, novo carro de entrada da marca no Brasil, que chega ao mercado por R$ 79.990. E a exemplo da Kombi, também o hatch em saída ganha sua versão Gol Last Edition, ainda sem preço definido.
LEIA TAMBÉM!
Volkswagen Taos Comfortline: conheça em detalhes a versão de entrada
Volkswagen oferece Virtus por assinatura mensal de R$ 2 mil
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass
Se no passado o Gol impressionou com suas linhas quadradas ante as icônicas curvas do besouro, o Polo Track aposta em simplificar o design do Polo. Ele tem uma dianteira exclusiva, com grade mais pronunciada, farol halogêno, rodas de ferro com calotas e peças em plástico preto, fruto da redução de custos. O novo Volkswagen Polo Track é equipado com motor aspirado 1.0, câmbio manual e apenas quatro cores: branco, preto, prata e cinza.
O conceito do carro é ‘robustez’, para ser o carro acessível para frotistas, motoristas de aplicativo ou quem deseja um carro não tão caro. Pensando num carro de entrada, considero adequada tal estratégia. Por outro lado, talvez o Polo perca um pouco do seu ‘glamour’.
O lançamento do Polo Track faz parte dos R$ 7 bilhões em investimentos na Volkswagen já anunciados no plano ‘Acelera VW’. O carro é feito na nova plataforma MQB, bem mais avançada do que do veterano Gol. Para isso, a planta de Taubaté passou por adaptações, como a compra de 80 novos robôs, os alemães Kuka e japoneses Fanuc.
Entre as mudanças na linha de produção, toda unidade é 100% medida a laser por um bot antes da montagem para conferir as peças que chegam da estamparia. Em outra frente, cada Polo recebe cerca de 103 m de cola-solda, também feita a laser, numa técnica inédita na marca na Região latina.
“Vamos dormir fazendo 700 Gol e Voyage por dia e acordar fazendo Polo, na mesma planta e com o mesmo pessoal. Esse é o nosso desafio para este lançamento”, comenta Vilque Rojas, gerente da fábrica de Taubaté. Por falar no sedã, a Volkswagen não comentou sobre um possível sucessor do Voyage.
Leia também
Propaganda do Volkswagen Polo recebe comentários homofóbicos
Picape Tarok pode ser fabricada no Brasil
CO.DE School: Volkswagen oferece curso gratuito de programação
Polo GTI estreia novo visual
Na troca do Gol para o Polo Track, a nova plataforma MQB mostra suas vantagens. Por exemplo, o antigo hatch tem de 8 a 11 módulos eletrônicos, responsáveis por itens como ABS ou airbag, por exemplo. Com o Polo, o número sobe para 24, uma vez que o carro possui mais equipamentos, com possiblidade de chegar a 30, com itens como ACC ou Cluster digital.
Por falar nisso, Volkswagen afirma que o antigo comprador de Gol terá vantagens ao optar pelo novo modelo. O Polo Track oferece 2,56 cm de entre-eixos (maior que o Fastback) e porta malas de 300 litros, números maiores do que o veterano.
O motor 1.0 MPI flex, tem potência de 84 cv e 101 de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. No momento não há opção de câmbio automático. O veículo não foi disponibilizado para um test drive. Também não foi permitida a produção de fotos ou vídeos do modelo e as imagens que ilustram essa matéria foram geradas por computador.
O Polo Track oferece de série quatro airbags, Hold Control, controle eletrônico de estabilidade (ESC), ISOFIX e Bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), dentre outros. Tem ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros. Por outro lado, retrovisores manuais e os encostos de cabeça traseiros são fixos no banco.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Para a pré-venda, o carro ganha condição especial de lançamento que inclui sistema de som com bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto. O preço de R$ 79.990 é o mesmo do Gol MPI com pacote similar.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…