Notícias

Volkswagen Saveiro 2024 ganha botox para seguir atrás da Strada

Picape ganha novo visual, mas não consegue esconder rugas da idade. Volkswagen Saveiro 2024 preserva motor 1.6 e câmbio manual

Volkswagen Saveiro 2024: nova versão Extreme com visual renovado

A concorrência está cada vez maior no mercado, mas a Volkswagen parece adotar um estratégia do passado: utilizar ao máximo um projeto veterano. Essa é a impressão ao ver a nova Saveiro 2024. A picape ganha visual renovado e uma nova versão topo de linha para disputar o segmento das picapes compactas. Enquanto isso, Strada e Montana já contam com nova geração, tecnologias e motores mais modernos.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Disponível em quatro versões com apenas um motor e câmbio, a Saveiro não parece querer fazer frente com as novas. O foco será no custo mais acessível para atrair consumidor PJ e que valoriza a fama de robustez mecânica.

A nova linha de preços da Saveiro 2024 apresenta algumas variações em relação aos valores praticados em 2023. No modelo Robust CS, o preço aumentou em R$ 1.000,00, passando de R$ 94.770,00 para R$ 95.770,00. Já na versão Trendline CS, houve um aumento de R$ 1.810,00, com o valor passando de R$ 99.680,00 para R$ 101.490,00.

A versão Robust CD teve um leve aumento de R$ 600,00, passando de R$ 109.110,00 para R$ 109.710,00. Por outro lado quem comprava então top de linha Cross CD 2023, pagava R$ 123.450,00. Já a nova Extreme, que custa R$ 114.580,00, representa uma redução significativa de R$ 8.870,00 em seu preço.

Naturalmente a redução não é sem “pelar o produto”. A antiga Saveiro Cross oferecia, de série, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e piloto automático. A nova Extreme não vem com tais itens. É necessário comprar o pacote Tech por R$ 2.160.

Veja fotos da nova Saveiro

1 / 31

A mudança visual está na dianteira: a picape ganha nova grade, para-choques e conjunto óptico. O produto conta com uma nova versão, Extreme, que chega para ocupar o lugar da finada Cross. O capô mais alto e as linhas bem definidas conferem imponência à dianteira da Saveiro. Além disso, o para-choque redesenhado, com uma grade cromada entre os faróis, adiciona um toque de sofisticação.

ModeloSaveiro 2023Saveiro 2024Diferença
Robust CSR$ 94.770,00R$ 95.770,00+ R$ 1.000,00
Trendline CSR$ 99.680,00R$ 101.490,00+ R$ 1.810,00
Robust CDR$ 109.110,00R$ 109.710,00+ R$ 600,00
Cross CDR$ 123.450,00
Extreme CDR$ 114.580,00

Nas laterais, detalhes em relevo no arco de roda são funcionais, proporcionando uma visão mais ampla e proteção adicional durante situações off-road. As novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas, presentes nas versões de entrada, agregam um aspecto mais robusto à picape. É a solução adotada no Polo Track.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Já a traseira revela lanternas escurecidas e uma faixa horizontal em preto fosco. São cinco cores disponíveis: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal. Nas versões Trendline e Extreme o logotipo ‘Saveiro’ é preto.

Mecânica e equipamentos

Todas as versões da Saveiro 2024 vêm com sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas. Esse último é um diferencial no mercado, apesar de que não deve fazer diferença uma vez que a picape não ganhou o sonhado motor turbo TSI.

A Volkswagen manteve o veterano motores EA211 de 1.6l, com 116 cv e 16,1 kgfm de torque, aliada ao câmbio manual de cinco marchas, continua presente em todas as versões. Não há opção de câmbio automático; Strada e Montana contam com essa opção.

.A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road. A capacidade de carga é de 664 quilos na cabine simples e 605 kg na cabine dupla. A caçamba oferece 942 e 580 litros, respectivamente.

Saveiro 2024 Extreme

A Saveiro Extreme, topo de linha, herda características da Amarok e agrega uma série de elementos exclusivos. Apesar de sua roupagem exclusiva e recursos adicionais, é necessário considerar se os benefícios justificam o investimento adicional: Strada e Montana mostram que o consumidor dessas versões quer mais conforto e potêencia, com motores turbo e câmbio automático.

A novidade conta com novas cores de acabamento, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira. No interior, bancos revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, também aplicado nos painéis e apoio de braço nas portas. No encosto, o escrito Extreme reforça o nome da versão. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.

Em um mercado repleto de opções, a Saveiro 2024 parece estacionar propositalmente no tempo. Resta saber se tal estratégia ainda funciona.

Ficha técnica: Saveiro Extreme 2024

CaracterísticasEspecificações
Motor:
CombustívelBi-combustível (Gasolina/Etanol)
Cilindrada (cm³)1598
N° de cilindros / Disposição / Válvulas por cilindro4 / Em linha / 4
PosiçãoTransversal a frente do eixo
Potência máximaGasolina: 78 kW (106 cv) / 5750 rpm
Etanol: 85 kW (116 cv) / 5750 rpm
Torque máximoGasolina: 151 Nm (15,4 kgfm) / 4000 rpm
Etanol: 158 Nm (16,1 kgfm) / 4000 rpm
Taxa de compressão11,5
Transmissão:
1ª marcha3,769
2ª marcha2,095
3ª marcha1,281
4ª marcha0,927
5ª marcha0,740
6ª marcha0
Relação de diferencial dianteiro4,357
Marcha à ré3,182
Suspensão:
DianteiraSuspensão independente, McPherson com mola
integrada e barra estabilizadora
TraseiraSuspensão interdependente, Braço longitudinal
e mola helicoidal
Direção:
Tipo de direçãoHidráulica pura
Diâmetro de giro do veículo12,3 m
Freios:
DianteirosDisco de freio ventilado, Ø = 280 x 22 mm
TraseirosDisco de freio, Ø = 230 x 9 mm
Rodas e Pneus:
Roda6J x R15
Pneu205/60 R15
Dimensões Externas (mm):
Comprimento4493
Largura (sem espelho retrovisor)1721
Largura (com espelho retrovisor)1898
Altura (teto)1560
Distância entre eixos2752
Bitola (dianteira/traseira)1431 / 1494
Capacidades (litros):
Porta-malas580 (Volume teórico máximo – VDA)
Tanque de Combustível55
Pesos (kg):
Em ordem de marcha1135
Peso bruto total (PBT)1740
Carga útil605
Carga admissível sobre o eixo dianteiro840
Carga admissível sobre o eixo traseiro900
Carga admissível sobre o teto45
Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%)400 / 400
Desempenho:
Aceleração 0-100 km/h (s)Gasolina: 10,8 / Etanol: 10,2
Velocidade máxima (km/h)N/A (não informado)
Revisões, km/tempo:*
Revisões, km/tempo*A cada 10.000 km ou 1 ano

Ficha Técnica: Saveiro Robust CS

CaracterísticasEspecificações
Motor:
CombustívelBi-combustível (Gasolina/Etanol)
Cilindrada (cm³)1598
N° de cilindros / Disposição / Válvulas por cilindro4 / Em linha / 4
PosiçãoTransversal a frente do eixo
Potência máximaGasolina: 78 kW (106 cv) / 5750 rpm
Etanol: 85 kW (116 cv) / 5750 rpm
Torque máximoGasolina: 151 Nm (15,4 kgfm) / 4000 rpm
Etanol: 158 Nm (16,1 kgfm) / 4000 rpm
Taxa de compressão11,5
Transmissão:
1ª marcha3,769
2ª marcha2,095
3ª marcha1,281
4ª marcha0,927
5ª marcha0,740
6ª marcha0
Relação de diferencial dianteiro4,357
Marcha à ré3,182
Suspensão:
DianteiraSuspensão independente, McPherson com mola
integrada e barra estabilizadora
TraseiraSuspensão interdependente, Braço longitudinal
e mola helicoidal
Direção:
Tipo de direçãoHidráulica pura
Diâmetro de giro do veículo12,3 m
Freios:
DianteirosDisco de freio ventilado, Ø = 280 x 22 mm
TraseirosDisco de freio, Ø = 230 x 9 mm
Rodas e Pneus:
Roda6J x R15
Pneu205/60 R15
Dimensões Externas (mm):
Comprimento4493
Largura (sem espelho retrovisor)1721
Largura (com espelho retrovisor)1898
Altura (teto)1520
Distância entre eixos2752
Bitola (dianteira/traseira)1431 / 1493
Capacidades (litros):
Porta-malas1027 (Volume teórico máximo)
Tanque de Combustível55
Pesos (kg):
Em ordem de marcha1076
Peso bruto total (PBT)1740
Carga útil664
Carga admissível sobre o eixo dianteiro840
Carga admissível sobre o eixo traseiro900
Carga admissível sobre o teto45
Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%)400 / 400
Desempenho:
Aceleração 0-100 km/h (s)Gasolina: 10,4 / Etanol: 9,9
Velocidade máxima (km/h)Gasolina: 176 / Etanol: 181
Revisões, km/tempo:*
Revisões, km/tempo*A cada 10.000 km ou 1 ano
Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

4 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses