Notícias

Volkswagen Saveiro 2024 ganha botox para seguir atrás da Strada

Picape ganha novo visual, mas não consegue esconder rugas da idade. Volkswagen Saveiro 2024 preserva motor 1.6 e câmbio manual

Volkswagen Saveiro 2024: nova versão Extreme com visual renovado

A concorrência está cada vez maior no mercado, mas a Volkswagen parece adotar um estratégia do passado: utilizar ao máximo um projeto veterano. Essa é a impressão ao ver a nova Saveiro 2024. A picape ganha visual renovado e uma nova versão topo de linha para disputar o segmento das picapes compactas. Enquanto isso, Strada e Montana já contam com nova geração, tecnologias e motores mais modernos.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Disponível em quatro versões com apenas um motor e câmbio, a Saveiro não parece querer fazer frente com as novas. O foco será no custo mais acessível para atrair consumidor PJ e que valoriza a fama de robustez mecânica.

A nova linha de preços da Saveiro 2024 apresenta algumas variações em relação aos valores praticados em 2023. No modelo Robust CS, o preço aumentou em R$ 1.000,00, passando de R$ 94.770,00 para R$ 95.770,00. Já na versão Trendline CS, houve um aumento de R$ 1.810,00, com o valor passando de R$ 99.680,00 para R$ 101.490,00.

A versão Robust CD teve um leve aumento de R$ 600,00, passando de R$ 109.110,00 para R$ 109.710,00. Por outro lado quem comprava então top de linha Cross CD 2023, pagava R$ 123.450,00. Já a nova Extreme, que custa R$ 114.580,00, representa uma redução significativa de R$ 8.870,00 em seu preço.

Naturalmente a redução não é sem “pelar o produto”. A antiga Saveiro Cross oferecia, de série, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e piloto automático. A nova Extreme não vem com tais itens. É necessário comprar o pacote Tech por R$ 2.160.

Veja fotos da nova Saveiro

1 / 31

A mudança visual está na dianteira: a picape ganha nova grade, para-choques e conjunto óptico. O produto conta com uma nova versão, Extreme, que chega para ocupar o lugar da finada Cross. O capô mais alto e as linhas bem definidas conferem imponência à dianteira da Saveiro. Além disso, o para-choque redesenhado, com uma grade cromada entre os faróis, adiciona um toque de sofisticação.

ModeloSaveiro 2023Saveiro 2024Diferença
Robust CSR$ 94.770,00R$ 95.770,00+ R$ 1.000,00
Trendline CSR$ 99.680,00R$ 101.490,00+ R$ 1.810,00
Robust CDR$ 109.110,00R$ 109.710,00+ R$ 600,00
Cross CDR$ 123.450,00
Extreme CDR$ 114.580,00

Nas laterais, detalhes em relevo no arco de roda são funcionais, proporcionando uma visão mais ampla e proteção adicional durante situações off-road. As novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas, presentes nas versões de entrada, agregam um aspecto mais robusto à picape. É a solução adotada no Polo Track.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Já a traseira revela lanternas escurecidas e uma faixa horizontal em preto fosco. São cinco cores disponíveis: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal. Nas versões Trendline e Extreme o logotipo ‘Saveiro’ é preto.

Mecânica e equipamentos

Todas as versões da Saveiro 2024 vêm com sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas. Esse último é um diferencial no mercado, apesar de que não deve fazer diferença uma vez que a picape não ganhou o sonhado motor turbo TSI.

A Volkswagen manteve o veterano motores EA211 de 1.6l, com 116 cv e 16,1 kgfm de torque, aliada ao câmbio manual de cinco marchas, continua presente em todas as versões. Não há opção de câmbio automático; Strada e Montana contam com essa opção.

.A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road. A capacidade de carga é de 664 quilos na cabine simples e 605 kg na cabine dupla. A caçamba oferece 942 e 580 litros, respectivamente.

Saveiro 2024 Extreme

A Saveiro Extreme, topo de linha, herda características da Amarok e agrega uma série de elementos exclusivos. Apesar de sua roupagem exclusiva e recursos adicionais, é necessário considerar se os benefícios justificam o investimento adicional: Strada e Montana mostram que o consumidor dessas versões quer mais conforto e potêencia, com motores turbo e câmbio automático.

A novidade conta com novas cores de acabamento, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira. No interior, bancos revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, também aplicado nos painéis e apoio de braço nas portas. No encosto, o escrito Extreme reforça o nome da versão. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.

Em um mercado repleto de opções, a Saveiro 2024 parece estacionar propositalmente no tempo. Resta saber se tal estratégia ainda funciona.

Ficha técnica: Saveiro Extreme 2024

CaracterísticasEspecificações
Motor:
CombustívelBi-combustível (Gasolina/Etanol)
Cilindrada (cm³)1598
N° de cilindros / Disposição / Válvulas por cilindro4 / Em linha / 4
PosiçãoTransversal a frente do eixo
Potência máximaGasolina: 78 kW (106 cv) / 5750 rpm
Etanol: 85 kW (116 cv) / 5750 rpm
Torque máximoGasolina: 151 Nm (15,4 kgfm) / 4000 rpm
Etanol: 158 Nm (16,1 kgfm) / 4000 rpm
Taxa de compressão11,5
Transmissão:
1ª marcha3,769
2ª marcha2,095
3ª marcha1,281
4ª marcha0,927
5ª marcha0,740
6ª marcha0
Relação de diferencial dianteiro4,357
Marcha à ré3,182
Suspensão:
DianteiraSuspensão independente, McPherson com mola
integrada e barra estabilizadora
TraseiraSuspensão interdependente, Braço longitudinal
e mola helicoidal
Direção:
Tipo de direçãoHidráulica pura
Diâmetro de giro do veículo12,3 m
Freios:
DianteirosDisco de freio ventilado, Ø = 280 x 22 mm
TraseirosDisco de freio, Ø = 230 x 9 mm
Rodas e Pneus:
Roda6J x R15
Pneu205/60 R15
Dimensões Externas (mm):
Comprimento4493
Largura (sem espelho retrovisor)1721
Largura (com espelho retrovisor)1898
Altura (teto)1560
Distância entre eixos2752
Bitola (dianteira/traseira)1431 / 1494
Capacidades (litros):
Porta-malas580 (Volume teórico máximo – VDA)
Tanque de Combustível55
Pesos (kg):
Em ordem de marcha1135
Peso bruto total (PBT)1740
Carga útil605
Carga admissível sobre o eixo dianteiro840
Carga admissível sobre o eixo traseiro900
Carga admissível sobre o teto45
Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%)400 / 400
Desempenho:
Aceleração 0-100 km/h (s)Gasolina: 10,8 / Etanol: 10,2
Velocidade máxima (km/h)N/A (não informado)
Revisões, km/tempo:*
Revisões, km/tempo*A cada 10.000 km ou 1 ano

Ficha Técnica: Saveiro Robust CS

CaracterísticasEspecificações
Motor:
CombustívelBi-combustível (Gasolina/Etanol)
Cilindrada (cm³)1598
N° de cilindros / Disposição / Válvulas por cilindro4 / Em linha / 4
PosiçãoTransversal a frente do eixo
Potência máximaGasolina: 78 kW (106 cv) / 5750 rpm
Etanol: 85 kW (116 cv) / 5750 rpm
Torque máximoGasolina: 151 Nm (15,4 kgfm) / 4000 rpm
Etanol: 158 Nm (16,1 kgfm) / 4000 rpm
Taxa de compressão11,5
Transmissão:
1ª marcha3,769
2ª marcha2,095
3ª marcha1,281
4ª marcha0,927
5ª marcha0,740
6ª marcha0
Relação de diferencial dianteiro4,357
Marcha à ré3,182
Suspensão:
DianteiraSuspensão independente, McPherson com mola
integrada e barra estabilizadora
TraseiraSuspensão interdependente, Braço longitudinal
e mola helicoidal
Direção:
Tipo de direçãoHidráulica pura
Diâmetro de giro do veículo12,3 m
Freios:
DianteirosDisco de freio ventilado, Ø = 280 x 22 mm
TraseirosDisco de freio, Ø = 230 x 9 mm
Rodas e Pneus:
Roda6J x R15
Pneu205/60 R15
Dimensões Externas (mm):
Comprimento4493
Largura (sem espelho retrovisor)1721
Largura (com espelho retrovisor)1898
Altura (teto)1520
Distância entre eixos2752
Bitola (dianteira/traseira)1431 / 1493
Capacidades (litros):
Porta-malas1027 (Volume teórico máximo)
Tanque de Combustível55
Pesos (kg):
Em ordem de marcha1076
Peso bruto total (PBT)1740
Carga útil664
Carga admissível sobre o eixo dianteiro840
Carga admissível sobre o eixo traseiro900
Carga admissível sobre o teto45
Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%)400 / 400
Desempenho:
Aceleração 0-100 km/h (s)Gasolina: 10,4 / Etanol: 9,9
Velocidade máxima (km/h)Gasolina: 176 / Etanol: 181
Revisões, km/tempo:*
Revisões, km/tempo*A cada 10.000 km ou 1 ano
Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

9 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

10 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

11 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

11 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

12 meses