Motoristas e cobradores do transporte coletivo de São Paulo iniciam greve por tempo indeterminado. Audiência no TRT terminou sem acordo
Os motoristas de ônibus do transporte coletivo na capital paulista entraram em greve, por tempo indeterminado, desde a 0h desta dessa terça-feira (14). A decisão ocorreu após uma audiência de conciliação terminar sem acordo na tarde de segunda no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.
Segundo a informações da SPTrans, a operação em todas as garagens dos grupos estrutural e de articulação regional foi interrompida. Essas são as linhas de maiores trajetos e que ligam diferentes regiões da cidade. Já os ônibus do “grupo local de distribuição”, não são afetados.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
“A princípio o setor patronal insistiu em oferecer apenas 10% de reajuste e ainda de modo parcelado. Agora, ofereceram os 12,47%, mas apenas a partir de outubro [de 2022], o que é inadmissível”, destacou o presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Valmir Santana da Paz, o Sorriso.
Leia também:
Localiza vende 49 mil carros e ativos da Unidas por R$ 3,5 bi
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick
Entre outras reivindicações, os trabalhadores pedem aumento salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que é de 12,47% (retroativo a maio) e a aplicação do mesmo valor no vale-refeição e na participação nos lucros e resultados. Também é reivindicado o fim da hora de almoço não remunerada.
De acordo com o TRT, em caso de greve, os trabalhadores devem obedecer à liminar emitida pelo tribunal determinando a garantia da circulação de 80% do efetivo durante horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e de 60% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, haverá multa diária de R$ 50 mil.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…