São Paulo tem greve de motoristas e cobradores

0

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de São Paulo iniciam greve por tempo indeterminado. Audiência no TRT terminou sem acordo

Greve afeta transporte coletivo de São Paulo (Foto: SPTrans)
Greve afeta transporte coletivo de São Paulo (Foto: SPTrans)

Os motoristas de ônibus do transporte coletivo na capital paulista entraram em greve, por tempo indeterminado, desde a 0h desta dessa terça-feira (14). A decisão ocorreu após uma audiência de conciliação terminar sem acordo na tarde de segunda no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo. 

Segundo a informações da SPTrans, a operação em todas as garagens dos grupos estrutural e de articulação regional foi interrompida. Essas são as linhas de maiores trajetos e que ligam diferentes regiões da cidade. Já os ônibus do “grupo local de distribuição”, não são afetados.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

“A princípio o setor patronal insistiu em oferecer apenas 10% de reajuste e ainda de modo parcelado. Agora, ofereceram os 12,47%, mas apenas a partir de outubro [de 2022], o que é inadmissível”, destacou o presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, Valmir Santana da Paz, o Sorriso.

Leia também:
Localiza vende 49 mil carros e ativos da Unidas por R$ 3,5 bi
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick

Entre outras reivindicações, os trabalhadores pedem aumento salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que é de 12,47% (retroativo a maio) e a aplicação do mesmo valor no vale-refeição e na participação nos lucros e resultados. Também é reivindicado o fim da hora de almoço não remunerada.

De acordo com o TRT, em caso de greve, os trabalhadores devem obedecer à liminar emitida pelo tribunal determinando a garantia da circulação de 80% do efetivo durante horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e de 60% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, haverá multa diária de R$ 50 mil.