Capa

Toyota SW4 2021: SUV chega com visual renovado por até R$ 314,7 mil

Utilitário japonês ganhou design renovado e melhorias no motor 2.8 turbodiesel, agora com 204 cv. Toyota SW4 2021 ganha mais equipamentos de segurança na versão topo de linha


Thiago Ventura

Uma semana após apresentar a picape Hilux 2021,  marca japonesa lança a SW4 2021 reestilizada no mercado brasileiro. O utilitário-esportivo (SUV) de grande porte exibe novo visual na dianteira e ganha importante acerto no motor turbodiesel, agora com 204 cavalos de potência. Produzida na planta de Zárate, na Argentina, tem preço inicial de R$ 202.390 e chega até os caros R$ 314.790, caso da versão topo de linha SRX com sete lugares.

A Toyota SW4 está na frente de seus rivais diretos,  a Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero e os executivos da marca japonesa apostam numa média arrojada: vender cerca de mil unidades mensais, agora com visual renovado. Segundo a marca, as versões diesel respondem por 80% das vendas.

Além do visual, SUV ganhou mais equipamentos em várias versões, mas perdeu a opção mais luxuosa, a Diamond. A previsão é que ela retorne, talvez com outro nome, ao longo de 2021.

Novo visual

A linha 2021 da SW4 apresenta novos faróis, grade  e parachoques. Na versão SRX, adota novo conjunto óptico com luzes de LED, em que as luzes de posição e direção ficam alojadas na parte inferior do para-choque. Nas inferiores SR e SRV as luzes são halógenas.  Na lateral da versão topo de linha, novas rodas de liga leve de 18″, enquanto as outras configurações exibem rodas de 17″. 

A Toyota SW4 2021 tem nova combinação de cores na parte interna, com preto predominando no estofamento e nos painéis das portas, com detalhes em cinza no painel de instrumentos e no console central. O quadro de instrumentos tem novo grafismo, agora na cor azul.  Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL® se destacam no topo do painel de instrumentos.

Equipamentos da linha 2021

Agora,  todas as versões do novo SW4 2021 vêm com sistema de áudio com touchscreen de 8” com a adição do Android Auto® e Apple CarPlay® mantendo a função Bluetooth®. a versão SRX agrega um sistema de ventilação nos bancos dianteiros. Enquanto isso, todas as versões diesel e flex passam a contar também com sensores de estacionamento dianteiros (2), além dos traseiros (4) que já existiam.

Também a exemplo da Hilux 2021, o SUV ganha pacote de segurança Toyota Safety Sense, somente na versão topo de linha. Isso inclui sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

A versão flex SR ganhou ar condicionado integrado frio e quente com display digital e computador de bordo com tela de 4,2” de TFT com funções como autonomia, aviso das portas abertas, consumo médio e instantâneo, velocidade média do veículo etc., equipamentos que já faziam parte das outras versões. A versão SRV flex incorporou o ajuste elétrico de distância, inclinação e altura do banco dianteiro do passageiro, enquanto a versão SRX diesel ganhou modo de seleção de condução Eco, Power e Sport.

Leia também
Toyota Hilux 2021: picape ganha novo visual e agora tem 204 cv
Toyota é condenada na Justiça após demorar sete meses para entregar um carro
Toyota Etios ganha sobrevida e chega à linha 2021 com nova multimídia na versão mais cara

É de série em todas as versões: Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), sete airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro), dois laterais, dois de cortina e um para joelho (motorista) e Isofix. A versão diesel SRX ainda conta com assistente de descida (DAC).

Tabela de preços Toyota SW4 2021

Toyota SW4 2021 Flex 2.7L Dual VVT-i DOHC – 4×2
SRV AT 5 assentos R$ 202.390
SR AT 7 assentos R$ 221.090

Diesel 2.8L 16V intercooler 4X4
SRX AT 5 assentos R$ 309.690
SRX AT 7 assentos R$ 314.790

Mecânica atualizada 

A linha 2021 da SW4 tem conjunto mecânico idêntico à da Hilux. A motorização flex não teve mudança,  enquanto o turbodiel recebeu uma benvinda atualização: ganhou aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V , que passa agora a gerar 204 cv. Além disso, o torque também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm.

A ‘mágica’ para aumentar os números fica por conta de um turbo maior, no qual as pás da turbina estão 25% maiores. Outra melhoria de desempenho foi a incorporação de uma válvula solenoide na direção, que contribui para um andar mais suave em baixa velocidade e que vai enrijecendo conforme aumenta-se a velocidade.

A Toyota SW4 2021 ganha ainda diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD). Quando este sistema é ativado, o freio é aplicado à roda com a menor aderência – sem limitar o rendimento de potência do motor – transferindo a força de tração para a roda com a maior aderência.

As versões flex do SUV trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro.  Rende 163 cv de potência a 5.000 rpm,  com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. 

CORES

As cores disponíveis para a Nova SW4 são: Marrom Metálico, Preto Mica, Prata Metálico, Cinza Metálico, Super Branco e Branco Perolizado (exclusivo para a versão SRX).

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

FIAT PULSE 2026 ganha teto solar e novo visual para encarar o Tera

Conheça mais detalhes do B-SUV que chega com novo visual e até teto solar. Fiat…

7 dias

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

10 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

11 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

11 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

12 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

12 meses