Celebrado todo 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito alerta sobre necessidade de ter mais segurança para pedestres, ciclistas, motociclistas. e motoristas
Os últimos dias marcam a Semana Nacional do Trânsito, que culmina no dia especial dedicado ao assunto, o Dia Nacional do Trânsito, lembrado neste sábado, 25 de setembro. A data, referência à regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ocorrida em 23 de setembro de 1997 pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, evidencia ações de conscientização sobre o trânsito em relação a acidentes, normas de segurança e dirigibilidade pelas ruas do país.
CONFIRA TAMBÉM:
IPVA 2021: Ferrari F8 Tributo tem o imposto mais caro de MG; valor é de cair o queixo!
Seguro DPVAT não será cobrado em 2021 e nova seguradora será escolhida, decide Conselho
IPVA 2021 SP: McLaren Senna tem o imposto mais caro; valor dá para comprar um apartamento!
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Conforme levantamento coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2020 o Brasil estava entre os países com maior número de mortes em acidentes de trânsito, atrás apenas de China, Índia e Nigéria. No Brasil, em 2018, foram 23,4 mortes por 100 mil habitantes.
FIQUE ATENTO: Prazos para renovar CNH e outros serviços voltam a valer em 13 estados
“Nos anos 1990, algumas leis estavam ultrapassadas com relação à rápida evolução de comportamento da sociedade. A iniciativa da criação do Dia Nacional do Trânsito se deu para o reforço de campanhas de conscientização e respeito às novas leis regulamentadas pelo CTB”, diz o diretor comercial da AutoMAIA Veículos, revenda de seminovos referência em Belo Horizonte, Flávio Maia. “O novo código veio para substituir leis pouco eficazes e, teoricamente, dar mais segurança a todos que utilizam o trânsito (pedestres, veículos, animais)”, continua o empresário.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito é o motivo de falecimento que mais acomete crianças, jovens e adultos na faixa etária entre 5 e 29 anos – são aproximadamente 1,35 milhões de mortes no mundo anualmente.
Entre as ações realizadas por órgãos municipais e estaduais de trânsito durante a semana dedicada ao assunto, estão: combate à violência no trânsito; incentivo à atenção e à sinalização; incentivo ao respeito aos limites de velocidade; conscientização sobre ver e ser visto no trânsito; atendimento psicológico às vítimas de acidentes de trânsito; conscientização sobre o risco de dirigir sob o consumo de drogas (lícitas ou ilícitas) e/ou de álcool; conscientização sobre o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes dos veículos.
LEIA TAMBÉM:
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos
Essas campanhas são importantes porque trazem à tona estatísticas tristes que existem no trânsito. “O índice de acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais é maior do que o número de pessoas que morrem de câncer no país. A imprudência, associada ao desrespeito às leis de trânsito, tornam o Brasil um dos países com os maiores níveis de letalidade no deslocamento nas vias”, ressalta Flávio Maia.
Alguns fatores justificam esse cenário: uso do celular à direção; excesso de velocidade; não uso de indicadores de segurança dos veículos, como setas e acendimento dos faróis; desatenção na manutenção veicular, por exemplo.
“Todos esses acidentes custam muito para o governo, com pagamento de indenizações, tratamento nas redes públicas de saúde e atendimento psicológico posterior às vítimas”, diz Flávio Maia. O primeiro passo para um trânsito seguro é a boa conduta de todos os envolvidos. “Ser empático, se colocar no lugar do outro – isso é de extrema importância. Afinal, o trânsito é responsabilidade de todos”, conclui Flávio Maia. (Fonte: Romano Comunicação)
CONFIRA TAMBÉM:
IPVA 2021: Ferrari F8 Tributo tem o imposto mais caro de MG; valor é de cair o queixo!
Seguro DPVAT não será cobrado em 2021 e nova seguradora será escolhida, decide Conselho
IPVA 2021 SP: McLaren Senna tem o imposto mais caro; valor dá para comprar um apartamento!
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…