Trânsito e multas

Enfim, carros mais seguros! Controle de estabilidade agora obrigatório

Após montadoras ganharem prazo extra, enfim entra em vigor regra que obriga controle de estabilidade e DRL para carros 0 km

Controle de estabilidade de série a partir de agora (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Já está em vigor desde 1º de janeiro de 2024 a obrigatoriedade de mais itens de segurança para veículos 0 km. Agora, todo o carro novo é obrigado a vir de série com: controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral.

A proteção maior para os ocupantes chegou, mas com atraso. Essas medidas deveriam ter entrado em vigor em janeiro de 2021. Porém, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) argumentou que as adversidades causadas pela pandemia de Covid-19 tornariam esse prazo inviável. Em resposta, o Conselho Nacional de Trânsito prorrogou o prazo para 1º de janeiro de 2024.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto


Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Além disso, indicadores de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores ou para-lamas também passaram a ser exigidos. A regra vale para todos os automóveis de passeio fabricados a partir deste ano. No caso de vans, ônibus e caminhões, a obrigatoriedade do controle de estabilidade entra em vigor apenas em 1º de janeiro de 2025. Essa extensão no prazo foi estabelecida pela resolução 799 do Contran.

Carro duas cabeças

A obrigatoriedade desses itens de segurança já estava prevista na resolução 567 do Contran para veículos fabricados entre 2022 e 2023. Com o adiamento, carros fabricados em 2023 e pertencentes a esse lote específico não estão sujeitos às novas regras.

Ou seja, quem for comprar um 0 km a partir de agora, precisa ficar atento com o famoso “carro de duas cabeças”, ou seja, ano modelo 2023/2024. Como citado, a regra só vale para carros fabricados a partir de 2024.

Projetos novos e 50% dos veículos vendidos em 2023 já contam com o sistema de controle de estabilidade, que originalmente seria obrigatório a partir de janeiro de 2022. Dessa forma, as novas regulamentações visam fortalecer os padrões de segurança veicular no Brasil, contribuindo para um trânsito mais seguro e protegendo os ocupantes dos veículos.

Vale ressaltar que as luzes diurnas (DRLs) não necessariamente precisam ser LEDs; lâmpadas convencionais também são aceitáveis.

Carro Esporte Clube

Fotos, notícias, lançamentos, testes, vídeos e dicas sobre veículos. Bom humor e lifestyle!

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

4 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses