A concorrência está cada vez maior no mercado, mas a Volkswagen parece adotar um estratégia do passado: utilizar ao máximo um projeto veterano. Essa é a impressão ao ver a nova Saveiro 2024. A picape ganha visual renovado e uma nova versão topo de linha para disputar o segmento das picapes compactas. Enquanto isso, Strada e Montana já contam com nova geração, tecnologias e motores mais modernos.
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Disponível em quatro versões com apenas um motor e câmbio, a Saveiro não parece querer fazer frente com as novas. O foco será no custo mais acessível para atrair consumidor PJ e que valoriza a fama de robustez mecânica.
A nova linha de preços da Saveiro 2024 apresenta algumas variações em relação aos valores praticados em 2023. No modelo Robust CS, o preço aumentou em R$ 1.000,00, passando de R$ 94.770,00 para R$ 95.770,00. Já na versão Trendline CS, houve um aumento de R$ 1.810,00, com o valor passando de R$ 99.680,00 para R$ 101.490,00.
A versão Robust CD teve um leve aumento de R$ 600,00, passando de R$ 109.110,00 para R$ 109.710,00. Por outro lado quem comprava então top de linha Cross CD 2023, pagava R$ 123.450,00. Já a nova Extreme, que custa R$ 114.580,00, representa uma redução significativa de R$ 8.870,00 em seu preço.
Naturalmente a redução não é sem “pelar o produto”. A antiga Saveiro Cross oferecia, de série, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular e piloto automático. A nova Extreme não vem com tais itens. É necessário comprar o pacote Tech por R$ 2.160.
A mudança visual está na dianteira: a picape ganha nova grade, para-choques e conjunto óptico. O produto conta com uma nova versão, Extreme, que chega para ocupar o lugar da finada Cross. O capô mais alto e as linhas bem definidas conferem imponência à dianteira da Saveiro. Além disso, o para-choque redesenhado, com uma grade cromada entre os faróis, adiciona um toque de sofisticação.
| Modelo | Saveiro 2023 | Saveiro 2024 | Diferença |
|---|---|---|---|
| Robust CS | R$ 94.770,00 | R$ 95.770,00 | + R$ 1.000,00 |
| Trendline CS | R$ 99.680,00 | R$ 101.490,00 | + R$ 1.810,00 |
| Robust CD | R$ 109.110,00 | R$ 109.710,00 | + R$ 600,00 |
| Cross CD | R$ 123.450,00 | – | – |
| Extreme CD | – | R$ 114.580,00 | – |
Nas laterais, detalhes em relevo no arco de roda são funcionais, proporcionando uma visão mais ampla e proteção adicional durante situações off-road. As novas rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas, presentes nas versões de entrada, agregam um aspecto mais robusto à picape. É a solução adotada no Polo Track.
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Já a traseira revela lanternas escurecidas e uma faixa horizontal em preto fosco. São cinco cores disponíveis: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal. Nas versões Trendline e Extreme o logotipo ‘Saveiro’ é preto.
Todas as versões da Saveiro 2024 vêm com sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas. Esse último é um diferencial no mercado, apesar de que não deve fazer diferença uma vez que a picape não ganhou o sonhado motor turbo TSI.
A Volkswagen manteve o veterano motores EA211 de 1.6l, com 116 cv e 16,1 kgfm de torque, aliada ao câmbio manual de cinco marchas, continua presente em todas as versões. Não há opção de câmbio automático; Strada e Montana contam com essa opção.
.A suspensão dianteira recebeu 10 mm de altura livre do solo, permitindo uma resposta mais confortável das imperfeições do solo e um melhor ângulo de ataque em valetas ou em situações off-road. A capacidade de carga é de 664 quilos na cabine simples e 605 kg na cabine dupla. A caçamba oferece 942 e 580 litros, respectivamente.
A Saveiro Extreme, topo de linha, herda características da Amarok e agrega uma série de elementos exclusivos. Apesar de sua roupagem exclusiva e recursos adicionais, é necessário considerar se os benefícios justificam o investimento adicional: Strada e Montana mostram que o consumidor dessas versões quer mais conforto e potêencia, com motores turbo e câmbio automático.
A novidade conta com novas cores de acabamento, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira. No interior, bancos revestidos em couro com detalhes em Cinza Oliver, também aplicado nos painéis e apoio de braço nas portas. No encosto, o escrito Extreme reforça o nome da versão. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.
Em um mercado repleto de opções, a Saveiro 2024 parece estacionar propositalmente no tempo. Resta saber se tal estratégia ainda funciona.
| Características | Especificações |
|---|---|
| Motor: | |
| Combustível | Bi-combustível (Gasolina/Etanol) |
| Cilindrada (cm³) | 1598 |
| N° de cilindros / Disposição / Válvulas por cilindro | 4 / Em linha / 4 |
| Posição | Transversal a frente do eixo |
| Potência máxima | Gasolina: 78 kW (106 cv) / 5750 rpm |
| Etanol: 85 kW (116 cv) / 5750 rpm | |
| Torque máximo | Gasolina: 151 Nm (15,4 kgfm) / 4000 rpm |
| Etanol: 158 Nm (16,1 kgfm) / 4000 rpm | |
| Taxa de compressão | 11,5 |
| Transmissão: | |
| 1ª marcha | 3,769 |
| 2ª marcha | 2,095 |
| 3ª marcha | 1,281 |
| 4ª marcha | 0,927 |
| 5ª marcha | 0,740 |
| 6ª marcha | 0 |
| Relação de diferencial dianteiro | 4,357 |
| Marcha à ré | 3,182 |
| Suspensão: | |
| Dianteira | Suspensão independente, McPherson com mola |
| integrada e barra estabilizadora | |
| Traseira | Suspensão interdependente, Braço longitudinal |
| e mola helicoidal | |
| Direção: | |
| Tipo de direção | Hidráulica pura |
| Diâmetro de giro do veículo | 12,3 m |
| Freios: | |
| Dianteiros | Disco de freio ventilado, Ø = 280 x 22 mm |
| Traseiros | Disco de freio, Ø = 230 x 9 mm |
| Rodas e Pneus: | |
| Roda | 6J x R15 |
| Pneu | 205/60 R15 |
| Dimensões Externas (mm): | |
| Comprimento | 4493 |
| Largura (sem espelho retrovisor) | 1721 |
| Largura (com espelho retrovisor) | 1898 |
| Altura (teto) | 1560 |
| Distância entre eixos | 2752 |
| Bitola (dianteira/traseira) | 1431 / 1494 |
| Capacidades (litros): | |
| Porta-malas | 580 (Volume teórico máximo – VDA) |
| Tanque de Combustível | 55 |
| Pesos (kg): | |
| Em ordem de marcha | 1135 |
| Peso bruto total (PBT) | 1740 |
| Carga útil | 605 |
| Carga admissível sobre o eixo dianteiro | 840 |
| Carga admissível sobre o eixo traseiro | 900 |
| Carga admissível sobre o teto | 45 |
| Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%) | 400 / 400 |
| Desempenho: | |
| Aceleração 0-100 km/h (s) | Gasolina: 10,8 / Etanol: 10,2 |
| Velocidade máxima (km/h) | N/A (não informado) |
| Revisões, km/tempo:* | |
| Revisões, km/tempo* | A cada 10.000 km ou 1 ano |
| Características | Especificações |
|---|---|
| Motor: | |
| Combustível | Bi-combustível (Gasolina/Etanol) |
| Cilindrada (cm³) | 1598 |
| N° de cilindros / Disposição / Válvulas por cilindro | 4 / Em linha / 4 |
| Posição | Transversal a frente do eixo |
| Potência máxima | Gasolina: 78 kW (106 cv) / 5750 rpm |
| Etanol: 85 kW (116 cv) / 5750 rpm | |
| Torque máximo | Gasolina: 151 Nm (15,4 kgfm) / 4000 rpm |
| Etanol: 158 Nm (16,1 kgfm) / 4000 rpm | |
| Taxa de compressão | 11,5 |
| Transmissão: | |
| 1ª marcha | 3,769 |
| 2ª marcha | 2,095 |
| 3ª marcha | 1,281 |
| 4ª marcha | 0,927 |
| 5ª marcha | 0,740 |
| 6ª marcha | 0 |
| Relação de diferencial dianteiro | 4,357 |
| Marcha à ré | 3,182 |
| Suspensão: | |
| Dianteira | Suspensão independente, McPherson com mola |
| integrada e barra estabilizadora | |
| Traseira | Suspensão interdependente, Braço longitudinal |
| e mola helicoidal | |
| Direção: | |
| Tipo de direção | Hidráulica pura |
| Diâmetro de giro do veículo | 12,3 m |
| Freios: | |
| Dianteiros | Disco de freio ventilado, Ø = 280 x 22 mm |
| Traseiros | Disco de freio, Ø = 230 x 9 mm |
| Rodas e Pneus: | |
| Roda | 6J x R15 |
| Pneu | 205/60 R15 |
| Dimensões Externas (mm): | |
| Comprimento | 4493 |
| Largura (sem espelho retrovisor) | 1721 |
| Largura (com espelho retrovisor) | 1898 |
| Altura (teto) | 1520 |
| Distância entre eixos | 2752 |
| Bitola (dianteira/traseira) | 1431 / 1493 |
| Capacidades (litros): | |
| Porta-malas | 1027 (Volume teórico máximo) |
| Tanque de Combustível | 55 |
| Pesos (kg): | |
| Em ordem de marcha | 1076 |
| Peso bruto total (PBT) | 1740 |
| Carga útil | 664 |
| Carga admissível sobre o eixo dianteiro | 840 |
| Carga admissível sobre o eixo traseiro | 900 |
| Carga admissível sobre o teto | 45 |
| Peso máximo rebocável com freio/sem freio (8%) | 400 / 400 |
| Desempenho: | |
| Aceleração 0-100 km/h (s) | Gasolina: 10,4 / Etanol: 9,9 |
| Velocidade máxima (km/h) | Gasolina: 176 / Etanol: 181 |
| Revisões, km/tempo:* | |
| Revisões, km/tempo* | A cada 10.000 km ou 1 ano |
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