Renegade 2022 perde motor diesel e versão 4×4 será mais fraca

0

SUV compacto abandona o desejado motor turbodiesel e perde torque na versão 4×4. Jeep Renegade 2022 terá bloco 1.3 turboflex

Jeep Renegade 2022 será vendido apenas com motor 1.3 turbo flex
Jeep Renegade 2022 será vendido apenas com motor 1.3 turbo flex


Thiago Ventura

Uma boa e uma péssima notícia para os proprietários e fãs do Jeep Renegade 2022. O modelo deixará de oferecer o motor turbodiesel, que era a cereja do bolo de uma combinação de sucesso: o desejado bloco diesel num SUV compacto de tração integral. Pior ainda: a versão 4×4 terá menos torque se comparado ao atual. Por outro lado, o Renegade 2022 abandona o velho e beberrão motor 1.8 eTor.Q.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Nesta sexta, a marca americana divulgou um teaser e confirmou as mudanças para seu Renegade 2022. Ele será equipado com o motor T270 com potência de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) e 270 Nm de torque – em todas as suas versões 4×2 e 4×4. A Jeep se apressa em dizer que o carro “passará a contar com ainda mais performance, mantendo sua iconicidade”, mas os números não mentem.

Jeep Renegade 2022 será vendido apenas com motor 1.3 turbo flex
Jeep Renegade 2022 será vendido apenas com motor 1.3 turbo flex

O Jeep Renegade 2022 perde o eficiente motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 350 Nm de torque, que era acoplado com uma transmissão automática de nove marchas marchas. Ou seja, a partir do próximo ano, o carro ganha 15 cv de potência, mas perde 80 Nm (8,16 kgf.m) de torque! Felizmente, a marca confirmou que o câmbio de nove marchas permanecerá.

A mudança também terá outro aspecto negativo. Certamente o Renegade 2022 custará mais caro que a linha atual. Logo, o consumidor pagará a mais por um motor que não é diesel e que ainda vai consumir mais combustível. Afinal, a economia do diesel é outro diferencial para quem optar por esse tipo de motorização.

SUV será bom no Off road?

A Jeep já se apressou em dizer que tal mudança não afetará a performance off-road do veículo e inclusive reuniu parte da imprensa especializada para testá-lo. As opiniões dos jornalistas foram muito positivas, de forma que SUV consegue superar obstáculos.

Os atributos do Renegade 2022 também são exibidos no teaser. “A versão Trailhawk (4×4) equipada já com o novo motor T270 aparece a seguir em uma sequência de cenas, mostrando que é capaz de superar os mais diversos desafios fora de estrada, como uma poça enorme de lama, uma descida em 45 graus na terra molhada e um trecho bem esburacado como uma caixa de ovos, além de passar por trechos alagados com água e estradas de areia e de pedras”, diz a marca.

Jeep Renegade 2022 será vendido apenas com motor 1.3 turbo flex

Além disso, a versão topo de linha, o Renegade Trailhawk 4×4 com motor T270 manterá o selo “Trail Rated”. Esse emblema garante que o modelo tenha capacidade off-road suficiente para atingir metas de performance em cinco categorias: tração, capacidade de submersão, articulação, manobrabilidade e altura em relação ao solo.

Renegade 2022: flex

Por outro lado, as versões flex terão um salto com o novo motor. O Renegade era oferecido com o velho motor 1.8 aspirado de até 139 cv (E) e torque de 188 Nm. Nesse aspecto, o filme muda de história!

O antigo motor era sinônimo de algo consumo de combustível com desempenho limitado. Agora o Renegade 2022 terá o 1.3 Turboflex com 185 cv e 270 Nm de torque. Ou seja, 46 cavalos a mais e 82 Nm de torque extras! Dessa forma, o SUV vai andar muito mais e gastar um pouco menos.

O modelo terá o sistema Jeep Traction Control + em todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso.

Qual a sua opinião?

A Jeep pretende convencer o consumidor que a troca do motor 2.0 turbodiesel pelo 1.3 turbo Flex será benéfica. Na sua opinião, tal mudança será bem vinda? Comente abaixo!