Mitch Evans, da Jaguar, vence primeiro São Paulo E-Prix da história

0

São Paulo E-Prix foi uma corrida intensa, com as primeiras posições do pódio decididas nas últimas voltas. Wehrlein mantém liderança da Fórmula E

Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) liderou um pódio triplo para o motor Jaguar, com Nick Cassidy (Envision Racing) e Sam Bird (Jaguar TCS Racing) cruzando a linha juntos. O trio terminou com apenas meio segundo de diferença para fechar o emocionante primeiro São Paulo E-Prix da história diante de mais de 23 mil apaixonados pelo automobilismo. Os dois brasileiros da modalidade, Lucas di Grassi (Mahindra) e Sérgio Sette Câmara (NIO) terminaram em 13º e 17º colocados, respectivamente.

Foi uma corrida intensa até o final no rápido circuito de rua de 11 curvas de São Paulo, com Evans conseguindo variar por constantes mudanças de posição no pelotão para levar a bandeira quadriculada em primeiro lugar, saindo de terceiro lugar no grid. O neozelandês assumiu a iniciativa e a liderança da corrida de seu compatriota Cassidy quando a corrida entrou nas últimas voltas, após vários incidentes com o carro de segurança.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Sua manobra na volta 32 mostrou-se decisiva, e nem Cassidy nem o companheiro de equipe de Evans, Bird, foram capazes de desfazer a condução defensiva do líder – apesar de Bird ter coletado alguns pontos percentuais extras de energia utilizável durante sua subida do décimo lugar no grid no início da corrida. Cassidy liderou a corrida mais de uma vez, mas ficará mais do que satisfeito em marcar três pódios consecutivos pela primeira vez em sua carreira na Fórmula E.

O campeão mundial em título, Stoffel Vandoorne (DS PENSKE), começou na pole position liderou a corrida no início, resistindo a António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team) durante a primeira rodada de ativações do ATTACK MODE, até a metade da corrida.

A liderança foi quase impossível de acompanhar na volta 14, com três ou quatro mudanças apenas nessa volta e Cassidy saindo na frente.

Mas Vandoorne acabou em sexto lugar após lutar para obter energia utilizável desde sua passagem na frente. Da Costa havia caído para quarto lugar e fez breves tentativas de chegar ao pódio, mas acabou ficando fora das posições de destaque. Jean-Éric Vergne (DS PENSKE) liderou seu companheiro de equipe para um eventual quinto lugar.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

O líder do campeonato, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team), tinha muito trabalho a fazer a partir do 18º lugar no grid e conseguiu se abrir caminho através do pelotão para chegar à sétima posição na bandeira quadriculada, com Jake Hughes (NEOM McLaren Formula E Team) terminando em oitavo, logo à frente do companheiro de equipe René Rast em nono, e Sébastien Buemi (Envision Racing) completando o top 10. Enquanto isso, Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E) sofreu outro abandono após contato com o NIO 333 de Dan Ticktum, que empurrou seu 99X Electric para o Porsche de Wehrlein.

Wehrlein mantém sua liderança no Campeonato Mundial de Pilotos com 86 pontos, seguido por Dennis com 62 pontos, enquanto Cassidy se move para o terceiro lugar, a apenas um ponto do britânico. A equipe TAG Heuer Porsche Formula E lidera a Envision Racing por 144 a 103 pontos, com a Jaguar TCS Racing em terceiro lugar com 83 pontos.