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Honda WR-V 2021 ganha tapa no visual e mais itens de segurança a partir de R$ 83 mil

Modelo vendido pela marca para disputar entre os SUVs de entrada ganha mudanças na dianteira e mais itens de segurança. Honda WR-V 2021 segue oferecido com motor 1.5 e câmbio CVT



A Honda lançou nesta quinta (17) a linha 2021 do WR-V, que ganhou mudanças no visual, uma nova versão de entrada, a LX,  e mais equipamentos de segurança. Agora, o modelo pode oferecer até seis airbags, por exemplo, rompendo uma falha na linha anterior, que oferecia apenas os obrigatórios frontais. Além disso, agora passa a oferecer controles eletrônicos de estabilidade e tração em todas as versões.  O Honda WR-V chega às concessionárias em outubro com preço inicial de R$ 83 mil.

Na dianteira, o modelo que a Honda comercializa como utilitário esportivo (SUV), traz uma nova grade frontal, com desenho horizontal e área cromada mais estreita, valorizando o logotipo da Honda ao centro. Todas as versões vêm como luzes diurnas de rodagem em LED.  Nas configurações EX e EXL, vem com faróis e luzes de neblina de LED.

Na traseira, o Honda WR-V 2021 ganha novo para-choque, 6,7 cm maior no comprimento e novas lanternas com assinatura visual diferente da linha anterior.  Nas versões EX e EXL, o conjunto é em LED. O friso superior da placa, antes cromado, agora segue a cor da carroceria. Para completar o tapa no visual, o modelo ganha novas rodas de 16 polegadas com um novo acabamento escurecido (nas versões EX e EXL) e nova cor para a carroceria, o azul Cósmico Metálico.

No interior, o painel ganha atualizações pontuais nas cores aplicadas, com a utilização de friso do volante e molduras do painel em black piano, com detalhes cromados. O Honda WR-V 2021 oferece bancos com revestimentos em tecido nas versões LX e EX, enquanto o EXL possui bancos em couro.

Equipamentos

O Honda WR-V 2021 traz de série, em todas as versões o sistema de bancos Magic Seat. Ele permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões. Na lista de equipamentos, desde a versão LX, o WR-V é equipado com ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores elétricos com setas integradas. O carro traz ainda imobilizador, sistema de áudio com conexão Bluetooth e câmera de ré integrada, além de tapetes em carpete.

A versão EX possui ar-condicionado digital e automático touchscreen e central multimídia touchscreen de 7 polegadas, com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Traz ainda o apoio de braço no console central, painel bluemeter, volante revestido em couro e controle de cruzeiro.  Na linha 2021, a versão EX também incorpora outras novidades, como os paddle shifts para trocas sequenciais de marchas, sensores de estacionamento traseiros e sistema de áudio com dois tweeters adicionais aos quatro alto-falantes.

Além de todos os itens acima, a versão EXL possui ainda bancos revestidos em couro, navegador GPS integrado ao sistema multimídia, retrovisores eletricamente rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiros e espelho interno fotocrômico.

Segurança

 A linha 2021 marca a introdução de aprimoramentos em segurança, com a adoção dos controles de estabilidade e tração (VSA), assistente de partida em aclive (HSA) e alerta de frenagem emergencial (ESS) em todas as versões, como equipamento de série. O modelo também traz sensor crepuscular, para o acendimento automático dos faróis, com regulagem de altura do facho.

Todas as versões do WR-V trazem airbags frontais, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), além da exclusiva estrutura de deformação progressiva ACETM (Advanced Compatibility Engineering) e barras de proteção nas portas, garantindo a máxima proteção nas eventuais situações de colisão. A versão EX oferece ainda os airbags laterais, enquanto a EXL oferece seis airbags, com a adição dos laterais do tipo cortina.

Motor

O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne que  gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm com etanol e 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm a gasolina.  A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando aceleração linear. Nas versões EX e EXL, o SUV traz Paddle Shifts para trocas de marchas, permitindo um maior controle do motorista em todas as condições.

Revenda

Em um estudo exclusivo da KBB Brasil, solicitado pela Honda, para calcular o custo de depreciação do WR-V frente a dois concorrentes do mesmo segmento, faixa de preços e nível de equipamentos, o WR-V foi o modelo que menos desvalorizou em um período de três anos, demonstrando a força da marca Honda e a qualidade do produto.

De acordo com a análise, o WR-V desvalorizou 38,7% a menos que o seu concorrente A e 47,7% a menos que seu concorrente B. A depreciação é o gasto mais relevante dentro do custo total de propriedade (que soma as despesas de desvalorização, consumo de combustível, documentação, seguro e manutenções), equivalendo a 33% do valor total gasto com um automóvel no período de uso – levando em consideração a média dos três veículos analisados pelo estudo.

Comercialização

O WR-V 2021 será comercializado no Brasil em três versões – LX, EX e EXL – nas seguintes cores: Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicas), Preto Cristal, Branco Estelar e Vermelho Mercúrio (perolizadas), além da nova cor Azul Cósmico Metálico. O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará disponível para venda a partir de outubro.

Preços:
LX – R$ 83.400,00
EX – R$ 90.300,00
EXL – R$ 94.700,00

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

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