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BYD frustra expectativa e lança Dolphin Mini acima de R$ 115 mil

Hatch elétrico tem motor de 75 cavalos e 280 km de autonomia. Apesar do preço mais salgad, BYD Dolphin Mini pode incomodar o mercado nacional

Após muito mistério e expectativa de preço baixo, a BYD lança no mercado brasileiro o seu mais recente modelo, o Dolphin Mini. Este compacto veículo elétrico, movido a bateria (BEV), surge com a proposta de popularizar ainda mais a tecnologia elétrica, anunciando um preço de R$ 115.800. O valor deixa frustrados muitos interessados, pois havia a expectativa do carro ficar abaixo de R$ 100 mil.

O valor posiciona o BYD Dolphin Mini em uma faixa semelhante às versões de topo dos hatches convencionais no mercado, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo. Com um foco direcionado para o ambiente urbano, o veículo tem o potencial de desafiar os modelos tradicionais utilizados nesse cenário.

Apesar de frustar com preço acima do R$ 100 mil, há possibilidade de comprar abaixo desse preço.De acordo com a marca, foram registradas 6.172 pré-reservas para o Dolphin Mini durante essa fase inicial. Aqueles que confirmarem a compra desfrutarão de um bônus de R$ 10 mil no valor final, reduzindo o preço para R$ 105.800. Além disso, os clientes participantes dessa ação receberão um WallBox avaliado em R$ 7.000.

Nessa conta, o carro sai por R$ 98.800. As condições são mantidas para quem reservar hoje.



O BYD Dolphin Mini apresenta-se como uma opção singular no mercado, disponibilizando uma única versão de acabamento e proporcionando ao consumidor quatro cores para escolha. Inicialmente, o veículo chegará ao mercado com capacidade para quatro ocupantes, com a promessa de uma versão de cinco lugares a ser lançada posteriormente.

O coração do veículo abriga um motor elétrico frontal de 75 cavalos e torque de 135 Nm. Equipado com baterias Blade de LFT com capacidade de 38 KWh, o Dolphin Mini atingiu uma autonomia de 280 km, conforme os rigorosos testes conduzidos pelo Inmetro.

BYD Dolphin Mini chega ao mercado brasileiro (Foto: Thiago Ventura/CEC)

Para recarregar suas energias, o veículo oferece duas opções: a Wallbox AC, que atinge uma velocidade de até 6,6 kWh, e as estações rápidas DC, proporcionando até 60 kWh. No caso da última opção, a recarga de 10% a 80% da capacidade ocorre em cerca de 30 minutos.

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O carro elétrico se destaca com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), faróis e lanternas equipados com guias de LED, direção elétrica ajustável em altura e profundidade, além de controle de velocidade de cruzeiro, embora sem a função adaptativa ou ACC.

A configuração inclui uma central multimídia, com uma tela giratória de 10,1 polegadas, integrando Android Auto e Apple CarPlay, navegador GPS e Spotify nativos. O veículo também se beneficia de um quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, carregador de celular por indução, rodas de liga leve aro 16 e um sistema de freios a disco nas quatro rodas, acompanhado de um freio de estacionamento eletrônico.

Estes recursos são raros de ver em carros abaixo de R$ 100 mil no Brasil, destacando-se diante de modelos mais básicos, como Citroën C3 ou Volkswagen Polo.

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O design do Dolphin Mini é parte integrante da linha estilística “Ocean” da BYD, compartilhada com modelos como o Dolphin e Seal. Entretanto, este veículo apresenta uma abordagem mais esportiva, evidenciada pelos recortes dos faróis e sua integração ao capô inclinado, conferindo-lhe um apelo visual agressivo.

A parte traseira mantém a mesma linguagem estilística, com destaque para a lanterna alongada sobre a tampa do porta-malas, iluminando-se ao acionar o freio. Linhas elegantes se estendem pelas laterais, com vincos partindo das rodas dianteiras e elevando a linha de cintura das portas traseiras.

Com dimensões notáveis, o BYD Dolphin Mini possui 3,78 metros de comprimento, 1,71 metros de largura e altura de 1,58 metros. Apresentando uma distância entre-eixos de 2,50 metros, o modelo oferece um tamanho considerável para sua categoria, superando modelos como o Fiat Mobi e Renault Kwid. O peso do veículo é de 1.568 kg, com uma altura do solo de 110 mm, destacando sua aptidão para ambientes urbanos. O porta-malas possui uma capacidade de 230 litros.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

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