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Opel Patentwagen System Lutzmann: conheça o primeiro carro da marca

Lançado em 1899, o Opel Patentwagen System Lutzmann foi o primeiro modelo da marca alemã. Astra Sports Tourer Elétrico segue legado

Opel Patentwagen System Lutzmann 1899: primeiro carro da marca

Em 21 de janeiro de 1899, Wilhelm Opel, o segundo filho mais velho do fundador da empresa, Adam Opel, firmou um contrato com o mestre serralheiro de Dessau, Friedrich Lutzmann, para adquirir sua fábrica de veículos a motor. Essa data marca o começo oficial da produção de automóveis na Opel e o início de uma nova era. Anteriormente, um bem-sucedido fabricante de máquinas de costura e bicicletas, a Opel embarcou em um novo território, até então desconhecido para a empresa, há 125 anos.

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A partir daí, as coisas aconteceram rapidamente: os primeiros exemplares do novo Opel Patentmotorwagen saíram da fábrica na primavera de 1899, marcando os primeiros automóveis produzidos em Rüsselsheim, e desde então, mais de 75 milhões de veículos Opel foram fabricados. O lema da Opel sempre foi e continua sendo tornar a mobilidade individual e as inovações acessíveis, especialmente economicamente, para uma ampla gama de compradores, em todos os segmentos da linha de modelos Opel.

Um dos principais exemplos atuais é a mais recente geração do best-seller da classe compacta, o Opel Astra, modelo que sai da linha de montagem de Rüsselsheim. Como peça central da ofensiva elétrica da Opel, ele representa, para muitos, a mobilidade individual diária preparada para o futuro. O novo Astra Sports Tourer Elétrico é uma das primeiras minivans compactas 100% elétricas de todos os tempos. No entanto, foi o Opel Patentwagen System Lutzmann que, exatamente 125 anos atrás, lançou as bases para uma produção automotiva contínua e bem-sucedida em Rüsselsheim.

O primeiro Opel surgiu na primavera de 1899: Opel Patentwagen System Lutzmann

O primeiro carro Opel “made in Rüsselsheim” foi o Opel Patentwagen System Lutzmann, que saiu das instalações da marca na primavera de 1899. O motor monocilíndrico horizontal de 1.545 cm3, com um diâmetro de 122 mm e um curso de 132 mm, alcançava uma potência máxima de 3,5 CV a 650 rpm. Essa potência era transmitida para o eixo traseiro por meio de uma transmissão de duas velocidades operada por correia. A velocidade máxima deste veículo a motor era de cerca de 20 km/h. Algum tempo depois, versões mais potentes e mais rápidas foram adicionadas, incluindo uma van de entrega.

Apesar do entusiasmo dos pioneiros automobilísticos de Rüsselsheim, após a virada do século, o Opel concebido por Friedrich Lutzmann não estava mais tecnicamente atualizado. Os números de produção desejados não foram alcançados, mesmo com melhorias na refrigeração e na transmissão de energia, bem como novas variantes de carroceria projetadas por Lutzmann. O tempo dos modelos baseados em carruagens com rodas altas e motor sob o assento havia passado, e Friedrich Lutzmann não conseguiu conceber um carro moderno com base nos conhecimentos técnicos mais recentes e na evolução dos gostos dos clientes. Portanto, após apenas dois anos e meio, no verão de 1901, sua era na Opel chegou ao fim.

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Como resultado, os irmãos Opel voltaram cada vez mais sua atenção para a França, o centro do progresso técnico da época. Foi lá que conheceram Alexandre Darracq, um pioneiro automobilístico francês e grande empreendedor que já havia tido sucesso inicial com a ideia de carros leves e relativamente econômicos. Darracq mostrou-se extremamente disposto a colaborar. Com a chegada dos primeiros chassis e veículos Darracq no inverno de 1901/1902, o pessoal de Rüsselsheim finalmente teve acesso a materiais mais avançados que lhes permitiram ganhar uma posição sólida na produção automotiva. Ao mesmo tempo, os engenheiros da Opel começaram a dominar a arte da construção de motores e carros, de modo que a dependência de uma única entidade não deveria se repetir no futuro. No outono de 1902, a Opel apresentou o 10/12 HP, seu primeiro projeto próprio, no Salão do Automóvel de Hamburgo.

Do “kit de construção” ao “casamento”: inovações contínuas

Em 1906, o milésimo veículo já havia sido construído, e três anos depois, a fabricante automobilística de Rüsselsheim alcançou seu ápice com o lendário “Doktorwagen” de 4/8 CV. Com um preço de 3.950 marcos alemães, custava a metade dos luxuosos modelos concorrentes, abrindo caminho para que uma parte maior da população pudesse possuir seu próprio carro. A introdução do sistema modular em 1910 também contribuiu significativamente para esse resultado.

Como o primeiro fabricante alemão a introduzir a produção em massa usando tecnologia de linha de montagem na Alemanha, a Opel viu seu primeiro carro produzido segundo esse processo em 1924, o 4/12 PS “Laubfrosch”, sempre pintado na cor verde. Apenas três anos depois, o Opel 4 PS, com um preço base de apenas 2.980 marcos alemães, deixou de ser um artigo de luxo caro para os mais ricos e tornou-se um meio de transporte confiável para muitos. Ao mesmo tempo, graças à produção racional, o carro tornava-se mais acessível a cada ano, com um desempenho em constante crescimento. A demanda pela Opel continuou a crescer, e em 1931, o 1,2 litros tornou-se o primeiro verdadeiro “carro popular”.

Pouco depois, ocorreu a próxima revolução na produção: em 1935, o novo modelo Olympia tornou-se o primeiro veículo alemão produzido em massa com uma carroceria monobloco totalmente em aço que, devido ao seu baixo peso, proporcionava melhor desempenho de condução e baixo consumo de combustível. Pela primeira vez, o novo design permitiu o chamado “casamento” entre a carroceria e os grupos motopropulsores. Todo o processo de produção tornou-se mais rápido e eficiente, abrindo caminho para que o método de construção fosse incorporado à produção em massa.

Inovações atuais: Astra Sports Tourer Electric com faróis Intelli-Lux LED® Pixel

Apenas um ano depois, a Opel estabeleceu a tradição de quase nove décadas de modelos compactos de sucesso, com o Kadett, tornando-se o primeiro fabricante a lançar um carro compacto familiar e econômico no mercado. Assim, até hoje, os best-sellers Kadett e Astra são sinônimos de inovações acessíveis na classe de modelos compactos.

Isso também é demonstrado pela mais recente geração do Opel Astra, concebida, projetada e produzida em Rüsselsheim, uma proposta eletrificada, repleta de destaques tecnológicos e, ao mesmo tempo, totalmente adequada para uso diário. Sistemas como os faróis Intelli-Lux LED® Pixel, líderes em sua classe e sem ofuscamento, com um total de 168 elementos LED adaptativos, bem como o Intelli-Drive 2.0 com assistente de mudança de faixa semiautomático e ajuste inteligente de velocidade, garantem máxima segurança. O prazer de dirigir com responsabilidade também significa circular sem emissões locais, algo que o novo Astra Sports Tourer Electric torna possível como uma das primeiras minivans 100% elétricas, equipada com um motor elétrico de 115 kW (156 cv), potente torque máximo de 270 Nm e autonomia WLTP de até 413 quilômetros. Assim, o atual Opel Astra, assim como todos os futuros modelos, continuará impulsionando consistentemente a eletrificação da marca neste ano de aniversário de 2024. (Fonte: Redação e Opel)

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