Capa

Jeep Compass 2022 ganha mudanças para seguir líder de mercado no Brasil

SUV médio ganhou novo visual, equipamentos e motor turboflex para encarar Taos e Corolla Cross. Jeep Compass 2022 tem preços a partir de R$ 139.990

A Jeep lançou oficialmente nesta quarta (28) a linha 2022 do seu SUV médio, que é líder do seu segmento com assombrosos 70% do mercado. O Jeep Compass 2022 ganha novo visual, mais tecnologias e um inédito motor 1.3 turboflex de 185 cavalos. Com tantos predicados, a expectativa é que o modelo se mantenha líder de vendas, mesmo com novidades como o Volkswagen Taos e o Toyota Corolla Cross. Confira tabela de preços e equipamentos ao longo desta matéria.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

O Jeep Compass 2022 entrou em pré-venda com a série especial 80 Anos, que teve mais de 1 mil unidades vendidas em apenas 48h. A oferta seguiu para as demais versões e agora tem como grande novidade a série especial S, que será a topo de linha da gama flex. O modelo tem duas opções de motor, flex e diesel, duas transmissões automáticas e tração integral ou dianteira. São quatro configurações de acabamento, Sport, Longitude, Limited e Trailhawk, além das séries especiais 80 Anos e S.



De série desde a versão de entrada, oferece seis airbags, central multimídia com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de liga leve, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB.

Fabricado em Goiana (PE), o SUV já teve mais de 240 mil unidades comercializadas no Brasil desde que começou a ser vendido por aqui, em 2016. O Compass já foi Exportado para 16 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), somando 280 unidades produzidas.

Tabela de preços Compass 2022

• Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 139.990
• Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 154.990
• Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 162.990
• Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 176.990
• Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 187.990
• Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 196.990
• Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 204.990
• Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990
• Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 216.990

Jeep Compass 2022: mecânica

Ao lado da Toro, o Jeep Compass 2022 estreia o novo motor T270. Fabricado em Betim (MG), trata-se de um 1.3 quatro cilindros com 185 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 270 Nm a 1.750 rpm. Segundo a Jeep, faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro. Ele conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio e injeção direta de combustível.

O T270 traz a terceira geração do MultiAir, que tem o controle das válvulas ainda mais flexível e com mais eficiência de combustível nas condições de alta carga, quando mais se deseja desempenho do veículo. Tem ainda sistema de sobrealimentação de baixa inércia que garante uma resposta mais rápida do propulsor, menor consumo de combustível.

O Compass 2022 seguirá com a oferta do bloco turbodiesel, batizado agora de TD350. Segue com 170 cv de potência e 350 Nm de torque, mas teve ajuste para reduzir as emissões de poluentes. O motor TD350 mantém consumo de combustível (10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada) que garante autonomia de 800 km com tanque de 60 litros).

Todas as versões Turbo Diesel do Novo Compass possuem sistema de tração 4×4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove velocidades com paddle shift que permite a troca de marchas pela borboleta no volante. Ainda trazem seletor de terrenos, que permite distribuir o torque de forma seletiva entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. 

Jeep Traction Control +

Uma das novidades entre as funções que virão de série na nova geração do Jeep Compass, o Jeep Traction Control + é um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele está disponível para todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. 

As versões flex também ganharam um novo para-choque dianteiro e, com isso, um ângulo de entrada ainda maior, passando dos atuais 16,2° para até 21,5° no Compass, o que representa um aumento de 33%. As versões turbo diesel seguem com ângulo de entrada de até 30,6°.

Tabela de preços (SP)

• Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 144.647
• Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 160.146
• Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 – R$ 168.412
• Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 – R$ 182.878
• Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 – R$ 194.244
• Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 203.630
• Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 211.900
• Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304
• Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 224.304



Compass 2022: versões e equipamentos

Jeep Compass Sport 

Vem com o motor T270 Turbo Flex integrado ao câmbio de seis velocidades, a versão de entrada do Jeep Compass traz seis airbags, pintadas, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, Sistema Keyless Enter ‘N Go, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão os bancos de couro (R$ 2.500), e o pack Protection (R$ 950).

Jeep Compass Longitude

Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude – tanto na configuração a diesel como flex – ainda possui de série central multimídia de 10,1” com os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, Navegação Embarcada, bancos em couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18” pintadas. Como opcionais, possui teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e bancos em couro na cor Cinza Steel (R$ 1.600).

Jeep Compass Série Especial 80 Anos

Também disponível com propulsor flex ou diesel, em relação à versão anterior traz de série o novo carregador sem fio para celulares, Adventure Intelligence Plus na central multimídia de 10,1”, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats. A série especial Compass 80 Anos conta ainda exclusivamente com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de badges e tags “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900).

Jeep Compass Limited

Além dos ítens disponíveis na versão anterior (exceto os exclusivos da série 80 Anos e som premium Beats), a versão Limited é equipada com o novo quadro de instrumentos full digital e HD de 10,25”, teto em preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas, airbag de joelho para motorista (sete no total), além de todos os itens de série da versão anterior. Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900), bancos em Marrom Arizona (R$ 1.600) e Pack High Tech (

frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Jeep Compass Trailhawk

A versão top de linha TD350 turbo diesel, além de todos os itens da Limited, vem ainda com novo adesivo de capô, rodas de 17” diamantadas com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size, e suspensão elevada off-road. Além do seletor de terrenos contar com o exclusivo modo “Rock”, para máxima capacidade no fora de estrada. Vale dizer que essa versão sai de fábrica com selo Trail Rated, que atesta a distinção reservada exclusivamente aos modelos da gama Jeep de maior capacidade na condução em todo o terreno. Antes de conquistar o emblema, os modelos são levados ao limite para testar seu desempenho em cinco áreas fundamentais: tração, profundidade para travessia de água, capacidade de manobra, articulação e distância ao solo.

Como opcionais, estão teto solar elétrico e panorâmico Command View (R$ 8.900) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Jeep Compass Série S

A série S é a versão mais premium do Novo Compass e, portanto, não possui equipamentos opcionais. Traz de série, além dos itens da versão Limited, teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os novos itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

5 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses