Brasileiro garante pódio na F4 mexicana

0

Pernambucano Kiko Porto, de 14 anos, garantiu um lugar na primeira fila no treino de classificação e chegou em 2º em duas das três provas

Foto: Angel Ferretiz/Divulgação

Logo na segunda participação numa etapa do Campeonato Mexicano de Fórmula 4, o piloto brasileiro Kiko Porto (Petromega / BF / Martiga EG Racing / DE Force Racing / Speed Group) conseguiu mostrar que não saiu do kart e veio para a categoria de monopostos a passeio. O pernambucano, de apenas 14 anos, garantiu um lugar na primeira fila no treino de classificação e chegou em 2º em duas das três provas da rodada tripla disputada neste fim de semana no Circuito Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. Prova que encerrou a temporada 2017/2018 da F4 Nacam.

O piloto brasileiro começou a mostrar seu talento já no treino que definiu o grid de largada, quando fez o segundo melhor tempo com 1min34seg101, atrás apenas 0,031 centésimos de segundo do seu companheiro de equipe, o americano Kory Enders, que fez a pole position. Na primeira corrida, largado na parte suja da pista, Kiko caiu para a quanta colocação, mas com melhor rendimento recuperou as posições logo na quarta volta. Pena que um problema técnico fez o carro apagar na sexta volta, obrigando o piloto brasileiro a abandonar.

Foto: Angel Ferretiz/Divulgação

Na corrida de número 2 veio o show de Kiko Porto. Largando na 14ª posição, por causa do abandono na prova anterior, o pernambucano brilhou com uma recuperação impressionante. Ele veio passando um por um até chegar à 2ª posição, ficando atrás apenas do Kory Enders ao cruzar a linha de chegada.

Na corrida 3, mais uma vez largando em segundo, Kiko Porto ficou do lado sujo da pista e caiu para a 5º colocação na curva um. Mas novamente veio recuperando posições e garantiu outro pódio com a 2ª posição nesta prova final – Foi um fim de semana de muito aprendizado. Tivemos a chance de fazer muitas ultrapassagens, fazer três largadas difíceis, mas a equipe me deu um carro muito bom e consegui andar no mesmo ritmo do Kory, o que me deixou muito feliz. Acho que consegui mostrar meu trabalho e espero voltar na próxima temporada – comentou Kiko Porto logo após a última prova.

No pódio, além de dois troféus pela segunda posição nas corridas 2 e 3, Kiko recebeu outros dois como o melhor novato da categoria nestas duas corridas. O campeão da temporada 2017/2018 da F4 Nacam foi o mexicano Moises de La Vara, companheiro de equipe do Brasileiro, na Martiga EG Racing. Título conquistado na etapa anterior, em Monterrey.

Foto: Angel Ferretiz/Divulgação