Segmento em extinção no Brasil, modelos médios da Chevrolet ganham versões Cruze RS e Cruze Midnight com visual arrojado
A Chevrolet lança no Brasil duas versões especiais voltadas ao estilo, o esportivado Cruze RS e o exclusivo Cruze Midnight. Trata-se de um ‘ritmo de despedida’, já que os carros disputam num segmento perto do fim, dos hatches médios e sedãs médios. O Cruze sedã sequer faz cócegas no Toyota Corolla; já o Cruze Sport6 é praticamente o último dos moicanos.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Os dois são fabricados na Argentina, a única planta que ainda produz o modelo que já saiu de linha nos demais mercados. Além do segmento estar em extinção no Brasil, é capaz da dupla sair de linha. Tanto que o hatch será vendido apenas nessa versão e por R$ 154.800. Já o sedã Cruze Midnight é oferecido por R$ 139.450 e está abaixo das configurações LTZ e Premier.
Os dois modelos são equipados com mesmo e eficiente bloco 1.4 Turbo de 153 cv e 240 Nm de torque, disponível a 1.500 rpm. O bloco tem tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas. A transmissão é automática de seis velocidades. Trata-se do mesmo conjunto aplicado em todas as configurações: ou seja RS e Midnight têm o visual como principal destaque.
O Chevrolet Cruze RS ganha a uma das séries emblemáticas da marca americana. Apesar da pegada esportiva, o ‘RS’ é um pacote de estilo, não de performance. Para ter um motor mais invocado, o carro deveria ter a versão ‘SS’, que por sinal já foi exbiida como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo.
Leia: Chevrolet anuncia aumento de preços em janeiro de 2022
Olhando o Cruze RS de frente, nota-se a grade com detalhes em cromo escurecido, a gravata Chevrolet com fundo preto e os faróis com LED e máscara negra. O logo RS em vermelho é aplicado às entradas de ar.
Na lateral, a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem o mesmo visual escurecido. Já as rodas personalizadas aro 17″contribuem para deixar (o visual) o mais esportivo. O teto recebe uma pintura preto metálico que parece ampliar a área do teto-solar.
Na traseira, o aerofólio foi escurecido, assim como os emblemas com o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais. A versão RS está disponível nas cores Branco Summit, Cinza Satin Steel e o Vermelho Chili, exclusivo para este modelo. Caso o cliente prefira um carro estilo monocromático, existe a opção de lataria coberta completamente em Preto Ouro Negro.
Para o interior do Cruze RS, os diferenciais ficam por conta da seleção dos materiais além da escolha da cor para os revestimentos de teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos – todos em preto, enquanto as costuras pespontadas dos assentos, por exemplo, trazem linhas vermelhas.
Entre os equipamentos de série, seis airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro além de sistema de áudio premium, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, sensor de chuva, central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.
O Cruze RS tem ainda sistema multimídia com tela de 8″ com central MyLink com Android Auto e Apple Car Play sem fio, Wi-Fi nativo, sistema OnStar (carros conectados) e Aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada.
A segunda novidade da linha Cruze é a versão Midnight. Ao contrário do Cruze RS que passa ser a única e mais completa versão do hatch, o Midnight é uma opção de entrada. Acima dele, há as versões LTZ e Premier. Tradicionalmente vendido somente na cor preta, agora o ‘Meia Noite’ estará disponível em três cores: preto Ouro Negro, azul Eclipse e cinza Satin Steel.
O sedã exibe na frente a gravata Chevrolet com fundo preto e pela moldura em cromo escurecido da barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo. Faróis com máscara negra com luz de condução diurna em LED e luzes auxiliares tipo canhão completam o conjunto.
Na lateral, as rodas aro 17 em dois tons mesclam pela primeira vez o preto com o cromado. Um filete do mesmo metal faz a harmonização com as maçanetas. Já o logo Midnight fica na parte inferior da porta dianteira, alinhado com os retrovisores externos. A ausência de frisos é proposital, para que os vincos da carroceria sejam evidenciados.
E, apesar da traseira propositalmente para imitar um coupé de quatro portas, o o Cruze entrega espaço tanto para cinco passageiros como para bagagens. O entre-eixos mede 2.700 mm e o porta-malas acomoda até 440 litros.
O Chevrolet Cruze Midnight tem revestimento premium dos bancos e painel, ar-condicionado manual com controle eletrônico de temperatura mais sistema automático de recirculação, partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas e da tampa traseira com sensor de aproximação, além de regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade.
Em relação ao pacote de itens de segurança, o Cruze Midnight traz airbag frontal, lateral e de cortina, aviso sonoro para utilização do cinto de segurança em todos os assentos, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e controle eletrônico de estabilidade e tração com a função de assistente de partida em aclive.
O Cruze Midnight conta MyLink com Apple Car Play e Android Auto, Wi-Fi nativo, OnStar para serviços de emergência e segurança, myChevrolet app para comandar funções do carro a distância, além de tecnologia OTA (over the air), capaz de promover atualizações de sistemas eletrônicos do veículo via internet. A nova versão mantém o mesmo motor 1.4 turbo de 153 cavalos e 240 Nm de toque.
Os novos Cruze RS e Cruze Midnight apostam nas séries entre as de maior sucesso da Chevrolet no mundo para dar sobrevida ao hatch e sedã. Porém, num universo em que o consumidor prefere SUVs, teremos que acompanhar se ambos terão sucesso. A dupla começa a desembarcar no Brasil a partir do fim de janeiro para ser distribuída a toda rede de concessionária da marca pelo país.
LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
Brasil terá novo modelo de CNH a partir de 2022
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…