Sedã compacto ganha opção da série S-Design reestilizada. Fiat Cronos 2022 perde controles de estabilidade e tração de série na versão Drive
A Fiat lança no mercado o Cronos 2022, que passa a ser oferecido apenas com motor 1.3 FireFly. Além disso o modelo fabricado na Argentina deixa de oferecer os importantes controle eletrônico de estabilidade e tração como item de série na versão Drive. O sedã compacto tem preço inicial de R$ 72.990.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
No visual, o Fiat Cronos 2022 se diferencia apenas na série especial S-Design, pacote que deixa o carro mais exclusivo. Até então somente com acabamentos em preto, agora passa a incluir detalhes em bronze em alguns elementos.
Logo na dianteira, o Cronos 2022 recebeu detalhe em bronze no logo Fiat e na grade inferior; na traseira, além do logotipo na tampa do porta-malas. O nome do modelo e o badge S-Design têm as peças também escurecidas e em bronze.
No lado de dentro, a versão apresenta volante em couro com costura em bronze, painel e console central com detalhes em bronze, e bancos com padronagem diferenciada em relevo e costura em bronze, aqui também na coifa do câmbio.
Entre os itens desta configuração, o Cronos S-Design inclui rodas de liga leve de 15 polegadas e friso lateral, faróis de neblina, retrovisores elétricos e spoiller traseiro. Tem ainda ar-condicionado automático digital e sistema Keyless Entry n’Go. O sedã oferece também câmera de ré, retrovisores elétricos, Hill Holder e controles eletrônicos de tração e estabilidade. A série especial pode ser adotada na configuração Drive 1.3 e sai por R$ 4.500,00.
LEIA TAMBÉM:
Em primeira mão: FCA começa a fabricar motores turbo em outubro e Projeto 363 chega em 2021
Fiat Strada 2021: nova geração da picape-compacta chega por R$ 63,5 mil
Fiat Strada vende mais que carro de passeio e fecha agosto na vice-liderança
Por R$ 92 mil, Fiat Strada 2021 ganha série limitada Opening Edition
A versão de entrada do sedã tem como novidade o Fiat Script jateado no espelho retrovisor externo, que agora dispõe de indicador de seta, e com a etiqueta Fiat Flag nas laterais dos bancos dianteiros. O modelo reúne economia com o motor Firefly 1.3 de quatro cilindros e câmbio manual. Traz itens como ar-condicionado, direção elétrica, chave com telecomando, rádio com conexão Bluetooth e USB dianteiro. Além disso, tem monitoramento de pressão dos pneus, vidro dianteiro e travas elétricas, alarme perimétrico, comandos de som no volante e lanternas em LED, entre outros.
A versão Drive 1.3 incorpora a central multimídia Uconnect™ de 7 polegadas (compatível com os sistemas Apple Carplay e Android Auto, com áudio streaming, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth), comandos de áudio no volante, entradas USB dianteira e traseira, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e assinatura em LED nos faróis. PERDEU os controles de estabilidade e tração.
O Fiat Cronos 2022 será oferecido apenas com motor 1.3 Firefly com 101 cavalos de potência com gasolina e 109 com etanol. O torque máximo é de 13,7 kgfm (gasolina) / 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm. O sedã é vendido somente com transmissão manual de cinco marchas.
FIAT CRONOS DRIVE 1.3 MT – Ficha técnica
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Diâmetro x curso: 70.0 x 86,5 mm
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Potência máxima (ABNT): 101 cv (gasolina) a 6.000 rpm / 109 cv (etanol) a 6.250 rpm
Torque máximo (ABNT): 13,7 kgfm (gasolina) / 14,2 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 2 no cabeçote
Eixo de comando de válvulas: 1 no cabeçote
Alimentação
Ignição: Magneti Marelli, eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
Injeção eletrônica: Magneti Marelli
Combustível: Gasolina / Etanol
Transmissão
Câmbio manual: cinco marchas à frente e uma à ré
Relações de transmissão:
1ª – 4,273
2ª – 2,316
3ª – 1,444
4ª – 1,029
5ª – 0,795
Ré – 4,200
Diferencial – 4,200
Tração: Dianteira com juntas homocinéticas
Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissão hidráulica com ABS
Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 257 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diâmetro de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Suspensão dianteira
Tipo: McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora
Amortecedores: Hidráulicos, telescópicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Suspensão traseira
Tipo: Eixo de torção com rodas semi-independentes
Amortecedores: Hidráulicos de duplo efeito
Elemento elástico: Mola helicoidal
Direção
Tipo: pinhão e cremalheira com assistência elétrica na coluna
Diâmetro mínimo de curva: 10,5 m
Rodas
Medida: 6” x 15”
Pneus: 185/60 R15
Peso do veículo
Em ordem de marcha: 1.139 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Dimensões externas
Comprimento do veículo: 4.364 mm
Largura do veículo: 1.726 mm
Altura do veículo: 1.508 mm
Distância entre-eixos: 2.521 mm
Bitola dianteira: 1.469 mm
Bitola traseira: 1.502 mm
Altura mínima do solo: 158 mm
Bagageiro: 525 litros
Tanque de combustível: 48 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 178,1 km/h (gasolina) / 182,9 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 12,3 s (gasolina) / 11,5 s (etanol)
Consumo
Ciclo urbano: 12,4 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,8 km/l (gasolina) / 10,3 km/l (etanol)
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…