Chega de Dacia: Renault confirma Mégane E-Tech no Brasil

0

SUV elétrico é aposta da Renault no Brasil, após investir em modelos da romena Dacia. Mégane E-Tech tem 215 cv e autonomia de 470 km

Renault Mégane E-Tech: SUV elétrico está confirmado para o Brasil
Renault Mégane E-Tech: SUV elétrico está confirmado para o Brasil

Após anos e anos de modelos da Dacia ou projetos de países em desenvolvimento, parece que a Renault vai investir num produto legitimamente francês. Trata-se do Renault Mégane E-Tech, que utiliza um nome histórico da marca e agora é um SUV 100% elétrico. Será o terceiro modelo dessa tecnologia da Renault no Brasil, após confirmar o Kwid elétrico e o Zoe.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Não se trata ainda de uma guinada em sua gama no Brasil, composta pelo Sandero, Duster e Captur, esse último derivado do Kaptur russo e não do Captur francês. Contudo é um pé além num segmento de luxo com um produto que pode fazer a diferença, ao contrário do Zoe. Apesar de também vendido nos principais mercados europeus, é um subcompacto com preço proibitivo no Brasil.

Renault Mégane E-Tech: SUV elétrico está confirmado para o Brasil



Renault pode ter problemas devido guerra da Rússia na Ucrânia

A confirmação do Renault Mégane E-Tech acontece enquanto parte da mídia brasileira participou de test-drive na Espanha com o modelo. O site  Mobiauto revelou o plano e no último fim de semana, executivos da marca confirmaram em no evento.

Mégane E-Tech

Com um entre-eixos alongado de 2,70 m e comprimento total de 4,21 m, o Megane E-Tech Electric exibe proporções inéditas. A bateria tem uma espessura recorde, com apenas 110 mm, o que permitiu diminuir as proporções externas indo além dos limites na relação dimensões externas/espaço interno, reduzindo assim o centro de gravidade para mais prazer e dinamismo ao dirigir.

Renault Mégane E-Tech: SUV elétrico está confirmado para o Brasil

LEIA TAMBÉM:
Último Sandero R.S. vira peça do museu da Renault
GP da Rússia é cancelado pela FIA; Verstappen e Vettel criticam guerra
Rússia: conheça os carros mais vendidos do país

A impressão de robustez é sentida graças à presença de atributos que rementem ao mundo dos crossovers: grandes rodas de 20 polegadas, proteções na parte inferior carroceria e nas caixas de roda, cintura da carroceria alta. O motor é totalmente novo. Ele foi desenvolvido pela Aliança com a Nissan, sendo utilizado por seus diferentes parceiros e produzido em duas plantas: no Japão para a Nissan e em Cléon, na França, para a Renault.

Renault Mégane E-Tech: SUV elétrico está confirmado para o Brasil

Há dez anos, a Renault utiliza o motor síncrono como rotor bobinado e tanto o Renault Group como a Aliança continuarão apostando nesta tecnologia no futuro. Ela oferece um rendimento melhor do que a tecnologia de motor com ímãs permanentes; já a ausência de terras raras limita seu impacto ambiental e os custos de produção em grande escala.

Graças ao design otimizado, o motor é compacto, pesando apenas 145 quilos (incluindo a transmissão), uma redução de 10% no peso em comparação com a motorização utilizada atualmente no ZOE, apesar de um aumento pronunciado na potência e no torque. O Megane E-TECH Electric duas opções de motorização, 96 kW (130 cv) e 250 Nm e 160 kW (218 cv) e 300 Nm, sendo esse último o escolhido para o Brasil.

Renault Mégane E-Tech: SUV elétrico está confirmado para o Brasil



Ele oferece todo o prazer da condução elétrica, como aceleração instantânea, tanto dinâmica como linear (sem solavancos), permitindo que o Novo Megane E-TECH Electric passe de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos

Tecnologia

O novo Mégane tem 26 sistemas avançados de assistência ao motorista divididos em três categorias: condução, estacionamento e segurança. Eles o carro no topo da categoria em matéria de conforto do condutor, além da segurança dos ocupantes e dos outros usuários do trânsito.

Entre as novidades, está oo Active Driver Assist associa o controle de velocidade adaptativo contextual ao Stop & Go e à função de alerta de saída de faixa. Apesar de as tecnologias do regulador adaptativo não terem sido alteradas, ele é configurado por padrão no modo Automático, para se adaptar automaticamente à velocidade detectada pela câmera e o sistema de navegação.

Renault Mégane E-Tech: SUV elétrico está confirmado para o Brasil



Além dos dados de geolocalização, o Active Driver Assist utiliza uma cartografia específica, que integra as rotatórias frequentemente presentes em rodovias, bem como limites de velocidade e curvas fechadas. O Megane E-TECH Electric pode desacelerar automaticamente ao passar por uma rotatória, voltando a acelerar até o limite de velocidade.

LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil a partir de 1° de julho
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Mecânica para mulheres: aprenda conceitos básicos e saiba se virar quando precisar!