‘Carro elétrico é ameaça aos empregos no Brasil’, diz Romeu Zema

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Governador de Minas critica mercado de carro elétrico, que poderia prejudicar economia Brasil. ‘Envolve nós destruirmos aqui milhões de empregos’, afirma Zema

Carros elétricos como o BYD Dolphin têm sacudido o mercado brasileiro
Carros elétricos como o BYD Dolphin têm sacudido o mercado brasileiro

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), manifestou preocupações sobre o impacto dos carros elétricos na economia e no emprego no Brasil. Em discurso no evento de criação do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) em São Paulo, o político mineiro subiu o tom e disse que carros elétricos podem acabar com vagas de trabalho no país. O Consud reúne governadores de oposição ao governo federal.

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Zema disse que a transição para carros elétricos depende de baterias que são em grande parte importadas, já que poucos países as produzem. Isso, segundo o governador, poderia afetar negativamente a cadeia produtiva atual.

“Nós temos que lembrar: o carro elétrico é uma ameaça aos nossos empregos aqui. A transição para o carro elétrico envolve a importação de baterias, que pouquíssimos países produzem”. O governador mineiro ainda acrescentou:

Zema diz que carros elétricos vão acabar com empregos no Brasil
Zema diz que carros elétricos vão acabar com empregos no Brasil

“Envolve nós destruirmos aqui milhões de empregos de uma cadeia produtiva que não vai ter mais sentido, peças de motor à combustão, escapamentos, uma série de itens não são utilizados no carro elétrico. Vai significar a migração de empregos, sem considerar em posto de gasolina, em concessionárias.”

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No mesmo discurso no Consud, Zema lembrou que Minas Gerais possui reservas de terras raras e que o estado recebeu protocolo de intenção de investimento na ordem de R$ 750 milhões em “lítio verde” com a empresa americana Atlas.

Além disso, empresas como a australiana Latin Resources e a canadense Lithin Ionic também estão se estabelecendo na região, devido à abundância do mineral de lítio, que é crucial na fabricação de baterias para veículos elétricos.

Essa iniciativa pode posicionar o Brasil como um importante fornecedor de matérias-primas para a crescente indústria de carros elétricos, o que torna a fala do governador ambígua. O cenário é de rápido crescimento no mercado, com estimativas sugerindo que as vendas de veículos elétricos poderão chegar a 40 a 50 milhões de unidades por ano até 2030.

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