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Conheça o carro que vai pagar R$ 562 mil de IPVA 2024 em SP

Superesportivo é avaliado em R$ 14 mi e São Paulo tem três unidades registradas. IPVA 2024 do Porsche dá para comprar um apartamento


O Governo de São Paulo revelou detalhes sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2024 SP), devido a todos os proprietários no estado. O tributo poderá ser dividido em até cinco vezes ou com desconto de 3% à vista para pagamento em janeiro.

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O parcelamento, talvez, poderá ser a opção do maior valor do IPVA 2024 em SP! Mais uma vez, proprietários de Porsche 918 Spyder 2015 terão um boleto salgado para quitar no próximo ano. Segundo o governo, o IPVA do modelo será de R$ 562.984,48. Ou seja, somente com imposto seria possível comprar um apartamento ou uma frota de carros populares!

Por outro lado, o imposto ficou mais barato (ou menos caro): redução de 4,1% em SP em 2024, conforme tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A pesquisa analisou 12.642 modelos, apontando queda nos automóveis, com -5,11%. A frota total do estado é de cerca de 28,3 milhões de veículos, e a arrecadação estimada para 2024 é de R$ 27,6 bilhões.

Porsche 918 Spyder: apenas 918 unidades produzidas

No caso do IPVA mais caro de SP, o Porsche 918 Spyder tem valor de mercado avaliado em 14.074.612,00, ante os R$ 14.448.039,00 de 2023. Trata-se de um esportivo exclusivo em nível mundial, daí o valor tão alto. Entre os proprietários de uma unidade, está o atacante do Milan Zlatan Ibrahimović.

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Isso acontece porque São Paulo, assim como Minas Gerais, possui uma das maiores alíquotas do IPVA 2023 do Brasil. No caso, o valor do tributo é de 4% do valor do veículo segundo a tabela Fipe. E, mais uma vez, o valor tem aumento devido aquecimento da economia.

O 918 Spyder é um carro que mantém uma longa tradição de supercarros esportivos na Porsche. Ele vem da mesma linha de modelos como Carrera GTS, o primeiro Porsche Turbo, o 959 , o 911 GT1 e o Carrera GT. São superesportivos clássicos, geralmente lançados uma vez a cada década.

O Porsche 918 Spyder teve 918 unidades produzidas e vendidas entre 2013 e 2015. São carros muito valorizados no mercado mundial até hoje. É um modelo híbrido com um motor central V8 e dois elétricos. Trata-se de um conjunto utilizado para disputar as 24 horas de Le Mans. Ou seja, um carro de corrida homologado para as ruas.

Superesportivo tem 887cv de potência que podem chegar de 0-100km/h em 2.6 segundos

O motor V8 é acoplado a um motor elétrico no eixo traseiro. Com configuração híbrida paralela, o 918 Spyder pode ser movido pelo eixo traseiro individualmente pelo motor de combustão ou pelo motor elétrico, ou por meio de ambos os acionamentos juntos. Como é típico de um supercarro esportivo da Porsche, a unidade de força no 918 Spyder foi colocado na frente do eixo traseiro e não tem uma conexão mecânica direta com o eixo dianteiro. Uma transmissão automatizada Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete velocidades controla a transmissão de força para o eixo traseiro.

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Existe outro motor elétrico independente que gera aproximadamente 95 kW de potência no eixo dianteiro. A unidade de tração elétrica dianteira aciona as rodas em uma relação de transmissão fixa. Um desacoplador desacopla o motor elétrico em altas velocidades para evitar que o motor acelere em excesso. O torque de transmissão é controlado de forma independente para cada eixo, criando uma função de tração nas quatro rodas.

Existem três unidades do carro no Brasil

IPVA 2024 SP

A tabela do IPVA 2023 SP começa 11 de janeiro de 2023. Segundo o governo de SP, passada a fase mais grave da pandemia da Covid-19, o mercado reaqueceu de 2020 para 2021 valorizando o preço dos carros usados em 22,54% nos carros usados.  Em 2022, contudo, o valor venal dos veículos seminovos ou usados teve variação média bem menor, atingindo 10,77%, segundo a pesquisa anual feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) encomendada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento. O levantamento da Fipe é baseado nos valores de mercado apurados em setembro/outubro de 2022, em comparação com igual período de 2021. 

O calendário de pagamento oferece opções para os proprietários. Para pagamento à vista em janeiro, há desconto de 3%, enquanto em fevereiro a cota única não possui desconto. O parcelamento, sem desconto, permite escolher entre três, quatro ou cinco vezes, com valores mínimos de R$ 70,72, dependendo do mês de quitação. É importante ressaltar que o IPVA dos caminhões tem prazos específicos, com desconto de 3% para pagamento integral em janeiro e vencimento em abril para pagamento à vista sem desconto.

Para consultar o valor venal do automóvel para 2024, a Sefaz-SP preparou uma página simplificada de consulta, no Sistema de Veículos (Sivei)

 do portal, bastando o proprietário informar a placa do veículo.

Frota total x arrecadação

A frota total de veículos no Estado de São Paulo é de aproximadamente 28,3 milhões, dos quais 18,5 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA. Outros 8,9 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação, e cerca de 900 mil veículos são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento. Dentre esses estão inclusos taxistas, pessoas com deficiência, igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos.

A previsão de arrecadação com o IPVA em 2024 é de R$ 27,6 bilhões, com destinações constitucionais descontadas, sendo metade para os municípios de registro dos veículos e a outra metade para o Estado. Esses recursos são direcionados pelo governo estadual para investimentos em obras de infraestrutura, saúde e educação.

Calendário de pagamento 

Os proprietários poderão escolher entre as seguintes formas de pagamento com vencimentos de acordo com o final de placa: 

  • À vista​​​​
  • – Cota única em janeiro com desconto de 3%;
  • – Cota única em fevereiro
    , sem desconto; 
  • Parcelamento, sem desconto, cota mínima de R$ 70​,72​
  • – Em 3 vezes, de janeiro a março (IPVA entre R$ 212,16 e R$ 282,87);
  • – Em 4 vezes, de janeiro a abril (IPVA entre R$ 282,88 e R$ 353,59);
  • – Em 5 vezes, de janeiro a maio (IPVA acima de R$ 353,60).

E se atrasar o IPVA 2024?

O atraso no pagamento do IPVA sujeita o contribuinte a multa diária de 0,33% e juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa atinge 20% do valor do imposto. A inadimplência impede o licenciamento do veículo, podendo resultar em apreensão, multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, impedindo-o de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto. 

A inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Calendário de vencimento do IPVA-2024​ 

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mêsjaneirofevereiromarçoabrilmaio
Parcela1ª Parcela ou Cota Única COMDesconto2ª Parcela ou Cota Única SEM Desconto3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
Final 212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
Final 315/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
Final 416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
Final 517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
Final 618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
Final 719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
Final 822/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
Final 923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
Final 024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai
Caminhões e Caminhões-tratores
Mêsjaneiromarçoabrilmaiojulhoagostosetembro
ParcelaCota Única COM Desconto1ª ParcelaCota Única SEM Desconto2ª Parcela3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
PlacaVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimentoVencimento
Final 111/jan20/mar19/abr20/mai20/jul20/ago20/set
Final 212/jan
Final 315/jan
Final 416/jan
Final 517/jan
Final 618/jan
Final 719/jan
Final 822/jan
Final 923/jan
Final 024/jan

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

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