Ônibus elétrico movido a hidrogênio tem 421 cv e 450 km de autonomia em uso urbano. Novo E-WAY H2 começa a ser fabricado na Europa no próximo ano
A Iveco BUS e a Hyundai Motor Company apresentaram nesta sexta (6) o primeiro ônibus elétrico movido a hidrogênio, o E-WAY H2. O veículo foi apresentado na feira Busworld 2023, em Bruxelas, na Bélgica.
O E-WAY H2 é um ônibus urbano de piso baixo com 12 metros de comprimento, equipado com motor elétrico de 310 kW (421 cv) e um avançado sistema de célula de combustível fornecido pela HTWO, uma marca comercial de hidrogênio baseada em sistema de célula de combustível do Hyundai Motor Group.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O veículo tem autonomia de 450 km em condições normais de operação, com quatro tanques que oferecem armazenamento combinado de 7,8 quilos de hidrogênio. O E-WAY H2 também é equipado com uma bateria de 69 kWh da FPT Industrial, marca do Iveco Group especializada em tecnologias de powertrain.
O E-WAY H2 permite o reabastecimento de hidrogênio e o carregamento da bateria do tipo plug-in. Desenvolvido pela Iveco Bus, este conceito híbrido de potência média não só otimiza a forma como o veículo é carregado, mas também ajuda a bateria a bordo e o sistema de célula de combustível a atingirem a sua maior eficiência e durabilidade.
A parceria entre a Iveco BUS e a Hyundai Motor Company foi anunciada em março de 2022. O objetivo da parceria é acelerar a transição para uma mobilidade e transportes com emissões líquidas zero carbono.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
“A Hyundai é pioneira e líder em tecnologia de hidrogênio há 25 anos e é líder comprovada em campo na mobilidade de células de combustível de hidrogeno e no transporte comercial a nível mundial. Acreditamos firmemente que esta fonte de energia é um dos pilares fundamentais para alcançar uma sociedade sustentável e estamos muito satisfeitos por partilhar esta visão com o nosso parceiro Iveco Group”, disse Ken Ramirez, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Negócio Global de Veículos Comerciais e Hidrogênio da Hyundai Motor Company.
“Temos orgulho de apresentar nosso E-WAY H2 movido a hidrogênio. Vamos promover um sistema de transporte de pessoas que seja amigo do meio ambiente, ajude a combater as alterações climáticas e crie um futuro mais saudável para gerações que estão por vir”, disse Domenico Nucera, presidente da Unidade de Negócios de Ônibus do Iveco Group.
O E-WAY H2 será produzido nas fábricas da IVECO BUS em Annonay, França, e Foggia, Itália. O veículo estará em exposição no stand da Iveco no Hall 4 do Busworld 2023, de 7 a 12 de outubro.
- Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes
- Adeus V8: Ram lança série final Classic R/T no Brasil
- Invasão chinesa: BYD desembarca 5 mil carros, incluindo rival do Corolla
- Kia EV3: novo SUV elétrico coreano deve chegar em breve ao Brasil
- Magnum Tires abre vagas de trainee com salário de R$ 6 mil
- Opel Patentwagen System Lutzmann: conheça o primeiro carro da marca
- BYD inicia obras e confirma quais carros vai produzir na Bahia
- Senado pode acabar com IPVA para carros acima de 20 anos
- Governo do Rio proíbe taxa extra de ar-condicionado para Uber