100% elétrica, nova geração do subcompacto chega ao Brasil em versão única por R$ 239.990. Fiat 500e tem motor de 118 cv e será vendido em nove cidades
A Fiat lançou nesta terça-feira o 500e, terceira geração de um dos dos veículos mais icônicos da indústria automotiva e um verdadeiro símbolo italiano. O carro é somente elétrico e marca início da era da eletrificação da montadora no Brasil. O Fiat 500e já está disponível em pré-venda ao preço de R$ 239.990.
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O subcompacto tem motor elétrico de 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm e torque de 220 Nm a 0 rpm. Segundo a marca, o Fiat 500e faz de 0 a 100 km/h em 9 segundos para atingir e com retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
O 500 elétrico será comercializado no Brasil na versão Icon em 10 concessionárias de nove cidades: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE). A Fiat estuda ampliar o número de concessionárias preparadas para atender produtos eletrificados.
Será rival de modelos como Renault Zoe, Chevrolet Bolt EV e Mini Cooper, dentre outros.
O Fiat 500e foi feito do zero, mas faz releitura do visual do modelo clássico dos anos 1960. O carro combina grandes áreas shapes, com curvas esculturais do antigo Cinquecento. Na frente, emblema ‘500’ no lugar do logo Fiat, enquanto o conjunto óptico em Full LED tem desenho circular com efeito tridimensional. Destaque para a parte superior do circulo, que são DRL sobre o capô, formando com efeito de “sobrancelha”. Na traseira, luzes foram um ‘C’, mais uma vez com efeito 3D.
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Sem abrir mão de sua tradicional proporção, o Fiat 500e cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura. Rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento escuro garantem um visual dinâmico mais ousado.
O interior do novo Cinquecento tem linhas horizontalizadas que buscam passar sensação de maior espaço interno. Mais uma vez, a Fiat optou por fazer uma releitura do modelo original, como o volante de dois raios e o cluster arredondado. Por sinal, o cluster é digital com uma tela de 7″que combina com a multimídia de 10,25″.
Na parte central, o câmbio deu espaço a um porta trecos com 5,7 litros com um porta-copos atrás e um porta-copos adicional retrátil na frente, juntamente com um novo apoio de braço para maior conforto de condução. E o câmbio? Subiu para um nicho na parte superior, sendo operado por botões.
O piso plano que abriga as baterias de íons de lítio não compromete a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada (185 l). \ Neste sentido, a maçaneta mecânica tradicional desaparece, substituída pelo botão e-latch. O painel da porta foi pensado em torno desta novidade, o que dá uma percepção da tecnologia e um visual mais racional e essencial.
O Fiat 500 elétrico foi concebido numa nova plataforma, chamada Mini BEV, que recebe o motor elétrico de 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. A rquitetura recebeu o sistema de bateria de íons de lítio de alta capacidade de armazenamento (42 kWh). Com isso, o carro tem autonomia apresenta de 320 quilômetros. Testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em “condições ideais”.
Para contornar o silêncio do motor, o carro tem o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota, exemplo da mais autêntica criatividade italiana.
O carro tem três modos de condução:
O Fiat 500e vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo adequado no porta-malas do veículo.
A tomada Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada “inteligente” por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.
Para otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga ultra-rápida em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários apenas 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade, mais do que o necessário para o uso diário médio. E a carga ultra-rápida também pode carregar a bateria até 80% em apenas 35 minutos.
O 500 elétrico conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS), que inclui os sistemas de Controle de cruzeiro adaptativo, Lane Centering (reconhecimento de sinais de trânsito além das faixas de marcação). Além disso inclui assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre; detector de placas de limite de velocidade; detector de fadiga; monitoramento de ponto cego; sensores de estacionamento 360°;assistente de estacionamento (Park Assist).
Há ainda seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.
O carrinho tem multimídia com display digital de 10,25”, combinado ao cluster 100% digital de 7”, oferece informação de maneira renovada no 500 elétrico. Através de conectividade com celular, o dono pode definir o caminho de navegação ou configurar o ar-condicionado à distância. O equipamento dispõe de Apple CarPlay e o Android Auto sem fio, pode ser atualizado via web e carregador por indução.
O Fiat 500e tem serviços de carros conectados que podem ser acessados por smartphone ou até mesmo smartwatch e Assistente Virtual (Alexa). A partir do aplicativo é possível controlar o veículo com recursos como verificação do nível de carga, agendar o funcionamento do ar-condicionado e o carregamento do veículo. Além disso, o condutor pode verificar sua pontuação de direção e seu desempenho enquanto dirige:
Eco Score: disponível na central multimídia, é uma ferramenta que auxilia o usuário a melhorar constantemente sua forma de dirigir para reduzir o consumo, graças a informações fornecidas pelo carro sobre aceleração, desaceleração e velocidade;
E-Control: o usuário poderá controlar remotamente diversas funcionalidades baseadas nos serviços do veículo elétrico:
Navegação: O sistema de navegação disponível no 500 elétrico oferece também uma variedade conveniente de serviços de navegação conectados:
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