Ford Transit amplia família: Automática, Elétrica e Chassi

0

Veículo será o único do mercado ao oferecer câmbio automático com motor diesel. Ford Transit 2023 também terá opção elétrica de 239 cv

Marca americana resolveu ampliar a gama de versões do Ford Transit 2023. O utilitário agora é disponíveis nas configurações chassi, automática e elétrica. A trinca chega ao mercado no próximo ano, mas poderá ser conferida de perto na Fenatran 2022, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, de 7 a 11 de novembro, em São Paulo (SP).

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O Ford Transit acaba de completar 12 meses de lançamento e na versão passageiros, detém 12% de participação de mercado, enquanto o furgão responde por 4%. Enquanto várias concorrentes já oferecem versões elétricas, a novidade da Ford está no câmbio. Será o único do mercado com transmissão automática.

A Ford Transit Automática chega com promessa de reduzir o custo de operação e melhorar a dirigibilidade. Segundo a marca, com a eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço, a operação fica mais econômica.

A única Van automática do mercado vem com transmissão de 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real. Graças ao sistema start-top, a montadora acredita que é possível reduzir o consumo total da frota.

Leia também:
Ford Maverick e Ranger terão versão Lightning 

BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil


A Ford Transit 2023 Automática chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada. Também haverá versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3. Vem com motor 2.0 EcoBlue turbodiesel de 165 cavalos e 389 Nm de torque.

Outra novidade, é o Ford Transit Chassi, previsto para o segundo semestre de 2023. O produto será oferecido em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT.

A versão chassi-cabine é útil para conversão em diversas aplicações. O Ford Transit 2023 pode receber guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.

Ford E-Transit

Após ter sido várias vezes confirmada, finalmente chega a nova Ford E-Transit, versão 100% elétrica do utilitário. O modelo começa a chegar ao mercado brasileiro e latino a partir deste novembro, com foco em grandes frotistas. O produto integra investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026.

Leia também:

Lucid dispara na bolsa e supera a Ford em valor de mercado
Bronco Sport não convence e decepciona em vendas
Ford deseja ser a #2 em elétricos em dois anos

O motor tem 239 cavalos e 430 Nm de torque instantâneo. A van tem a mesma carroceria da versão a diesel, com bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira. O conjunto de baterias de ions de lítio tem 68 kW que garante autonomia de 317 km (WLTP).

A E-Transit 2023 será vendida no primeiro momento na carroceria furgão equipada com câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”. Assim como outros elétricos, possui sistema de regeneração inteligente, que aproveita desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso urbano. Por ter 86% menos peças de desgaste, o custo total de operação é 40% menor.

O preço dos produtos ainda não foi revelado. A E-Transit será cotada junto aos frotistas, enquanto a Automática será seu preço revelado no próximo ano.