Marca americana resolveu ampliar a gama de versões do Ford Transit 2023. O utilitário agora é disponíveis nas configurações chassi, automática e elétrica. A trinca chega ao mercado no próximo ano, mas poderá ser conferida de perto na Fenatran 2022, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, de 7 a 11 de novembro, em São Paulo (SP).
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O Ford Transit acaba de completar 12 meses de lançamento e na versão passageiros, detém 12% de participação de mercado, enquanto o furgão responde por 4%. Enquanto várias concorrentes já oferecem versões elétricas, a novidade da Ford está no câmbio. Será o único do mercado com transmissão automática.
A Ford Transit Automática chega com promessa de reduzir o custo de operação e melhorar a dirigibilidade. Segundo a marca, com a eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço, a operação fica mais econômica.
A única Van automática do mercado vem com transmissão de 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real. Graças ao sistema start-top, a montadora acredita que é possível reduzir o consumo total da frota.
Leia também:
Ford Maverick e Ranger terão versão Lightning
BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil
A Ford Transit 2023 Automática chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada. Também haverá versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3. Vem com motor 2.0 EcoBlue turbodiesel de 165 cavalos e 389 Nm de torque.
Outra novidade, é o Ford Transit Chassi, previsto para o segundo semestre de 2023. O produto será oferecido em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT.
A versão chassi-cabine é útil para conversão em diversas aplicações. O Ford Transit 2023 pode receber guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.
Após ter sido várias vezes confirmada, finalmente chega a nova Ford E-Transit, versão 100% elétrica do utilitário. O modelo começa a chegar ao mercado brasileiro e latino a partir deste novembro, com foco em grandes frotistas. O produto integra investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026.
Leia também:
Lucid dispara na bolsa e supera a Ford em valor de mercado
Bronco Sport não convence e decepciona em vendas
Ford deseja ser a #2 em elétricos em dois anos
O motor tem 239 cavalos e 430 Nm de torque instantâneo. A van tem a mesma carroceria da versão a diesel, com bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira. O conjunto de baterias de ions de lítio tem 68 kW que garante autonomia de 317 km (WLTP).
A E-Transit 2023 será vendida no primeiro momento na carroceria furgão equipada com câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”. Assim como outros elétricos, possui sistema de regeneração inteligente, que aproveita desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso urbano. Por ter 86% menos peças de desgaste, o custo total de operação é 40% menor.
O preço dos produtos ainda não foi revelado. A E-Transit será cotada junto aos frotistas, enquanto a Automática será seu preço revelado no próximo ano.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…